26 agosto, 2015

À Sombra do meu Irmão


À Sombra do Meu Irmão - Karl-Heinz morreu na Ucrânia aos 19 anos de idade combatendo por uma divisão da SS nazista, em 1943, após se alistar voluntariamente alguns anos antes. Uma vida tão curta como a de Karl irmão mais velho de Uwe -, filho exemplar da família Timm, entretanto, deixaria marcas profundas e teria um efeito duradouro.
Usando como matéria-prima um diário escrito a lápis pelo irmão no front, suas próprias lembranças e a trajetória familiar, Uwe Timm constrói um mosaico peculiar de registros documentais, memórias afetivas, sentimentos e reflexões que buscam responder suas próprias dúvidas: quem era esse irmão? Por que se alistou? Foi obrigado a matar? Realmente não tinha opção? Como se pode errar tanto assim? Por que todos fecham os olhos e se calam?
Com uma prosa envolvente e direta, sem preocupação com o embelezamento, o autor não defende teses, não aponta o dedo, não justifica escolhas: ele tão somente expõe. E o que vemos exposto é ao mesmo tempo o drama de uma família e de todas elas, um retrato testemunhal da vivência do período nazista e do pós-guerra na Alemanha. Íntimo, sensível, corajoso, potente, este livro mostra por que Uwe Timm está entre escritores contemporâneos mais importantes da Alemanha.



Uwe Timm
Editora Dublinense
160 Pgs



Livros que abordam a temática 2° Guerra ou mesmo o pós guerra sempre me fascinaram e eu nunca soube ao certo a razão disso, apenas que todo livro sobre este período histórico gera em mim algum tipo de ressonância.



A sombra de meu irmão nos coloca do outro lado da cerca, a do lado alemão.
Aqui vemos uma pequena família alemã comum e ordinária , e como os integrantes desta família lidam com a guerra e seus desdobramentos práticos.



O narrador desta história é o filho temporão, Uwe, 16 anos mais novo que seu irmão Karl soldado da Divisão SS Totenkopf .



Uwe usa como fonte de apoio para a confecção de sua escrita, o diário de front do irmão, numa tentativa de resgate de suas memórias familiares durante o período da 2° guerra e de sua vida adulta.
Este livro é um mix de biografia e relato histórico.



O livro intercala trechos do diário de front com questionamentos do autor sobre como o povo alemão ficou entre dois caminhos a serem escolhidos, o do silêncio e vergonha ou como alguns em suas conversas diárias tinham como tema a sua participação pessoal no campo de batalha, o qual para alguns era motivo de orgulho.
E isso foi feito no texto de forma distanciada, sem julgamentos de valor.



Karl o irmão mais velho que foi para as trincheiras de guerra, aqui é tido como quase que um ser canonizado, portanto digno de reverencia e respeito.
Toda a família vivia em redor desde rapaz que na verdade não estava mais entre eles, mas que parece ser a base de construção e dinâmica familiar.



O autor nos mostra um pai que desde muito cedo deixa claro qual seria sua preferencia paterna, deixando Uwe e sua irmã de lado, este rancor é sentido de forma muito vívida no texto.



Talvez o autor quisesse exorcizar através da escrita o quanto a guerra interferiu na relação de sua família, com toda sorte de perda e prejuízos psicológicos advindas da relação ríspida com o pai, ou mesmo a perda de seu irmão mais velho, do qual ele tinha vagas lembranças, ou ainda do negócio de peles (confecção de casacos) da família, que a cada dia se mostrava ineficiente no sustento da família, com a Alemanha destruída economicamente, como também a perda do povo alemão como nação, que simplesmente optou por obedecer ao chamado do Estado de forma inquestionável e destemida, aceitando a barbárie sem um simples julgamento racional.



Alguns Quotes


E foi somente com a decisão de escrever sobre o meu irmão, e também sobre mim, para libertar a lembrança, que me senti livre para rever o que ele havia escrito”


Depois da guerra, o governo soviético havia usado alguns cemitérios de soldados alemães para depósito de lixo ou para a construção de fábricas. Nada deveria lembrar os invasores mortos”


Escrever sobre o sofrimento, sobre as vítimas, isso significa questionar os assassinos, questionar a culpa, os motivos para tanta crueldade e morte; fazer um pouco o papel dos anjos, que tomam nota dos pecados s dos sofrimentos dos homens”


Foi somente quando minha irmã faleceu, a última que o conhecerá, que estive livre para escrever sobre meu irmão, podendo fazer todas as perguntas sem precisar dar satisfação a ninguém”





Uwe Timm nasceu em 1940, em Hamburgo, na Alemanha, e atualmente é um dos autores contemporâneos de maior sucesso em seu país. Estudou filosofia e literatura alemã em Munique e Paris, e desde 1971 trabalha como escritor. Já publicou mais de 25 livros que foram traduzidos para 30 idiomas diferentes e ganhou diversos prêmios. Entre os mais significativos estão o Prêmio Napoli e o Prêmio Mondello, recebidos em 2006; o Prêmio Heinrich Böll, conquistado em 2009; e a Medalha Carl Zuckmayer, recebida em 2012. Em 2013, foi condecorado com o Prêmio Cultural da Cidade de Munique.








Marcia Cogitare



15 comentários:

  1. Ai deve ser bom esse livro! Adoro historias da segunda guerra mundial!! Com certeza eu vou ler!!

    Www.cidadedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gus o ponto de observação do autor é que é o diferencial deste livro, só por isso já vale.

      Depois que ler volte aqui pra dizer o que achou.

      Hug :D

      Excluir
  2. Oi, Marcia! Livros que abordam a temática das guerras, especialmente os ambientados durante a 2ª Guerra Mundial me interessam muito também. Ainda não conhecia esse livro, e me chamou a atenção o fato de o autor ter tido como matéria-prima o diário do próprio irmão. Adorei a dica e espero lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa eu também gosto muito desta temática, tenho que me segurar pra não postar aqui coisas somente desta época rs.

      Também curti o ponto de partida do autor, acho que foi muito diferente de tudo que já li.

      Hug :D

      Excluir
  3. Oi! A Segunda Guerra Mundial é um tema que me emociona muito e me tira do eixo, mas nunca experimentei está do outro lado. Esse livro parece ser bom e deve ter alguns pingos de ressentimento entre uma frase ou outra do livro, já que o pai tinha uma preferência bem explicita.
    Achei interessante, gostaria de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadja, eu também curto muito esta temática, já li inúmeros relatos de sobreviventes e documentários sobre 2° Guerra.

      Este me pareceu interessante por ver a guerra estando dentro de uma família alemã.
      A vergonha ainda hoje é algo grande para os alemães mais idosos e os mais jovens, tanto que a Alemanha tem muitos memoriais e museus sobre a 2° Guerra.

      Hug :D

      Excluir
  4. Gosto muito de tudo sobre as guerras mundiais e entre guerras também. Não conhecia esse livro e fiquei bem curiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oliveira, é um livro muito diferente de tudo o que já li, mas acho que vale a pena por partir de um ponto de vista diferente.

      Hug :D

      Excluir
  5. Marcinha,
    Você gosta mais desse período do que eu! Vejo que voce está sempre lendo algo a respeito.
    Guerras que causam mais coisas ruins por dentro do que "serial killers", por exemplo....
    Mas, esse período da Alemanha tem muitos pontos de vista (Nicolas tava me contando o ponto de vista da família dele e tudo o que passaram).
    Qualquer que seja o ponto de vista, é sempre impactante.
    Amei a resenha, gata.
    beijos
    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Telma

      Gosto muito deste período histórico como leitura e gostaria muito de um dia ouvir do Nicolas como a família dele lidou com a guerra.

      Amanhã irei buscar na Livraria Cultura outro livro sobre este período, um diário de uma sobrevivente iugoslava, que hoje mora no Brasil.
      Depois que ler farei resenha por aqui.

      Hug :D

      Excluir
    2. Que delícia!!!!!
      Já vou ficar na expectativa!

      Excluir
  6. Márcia!
    Tenho fascínio pelos livros e filmes de guerras e pós guerra, talvez porque mostre uma realidade bem dolorosa que nunca vivemos (graças a Deus!) e porque podemos aprender muito com o comportamento do líderes e dos liderados.
    E aqui ainda acrescenta o caráter psicológico vivido pelo autor, deve ser bom.
    “A dúvida é o principio da sabedoria.”(Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy, eu também adoro saber mais sobre guerras, principalmente sobre a segunda.

      E logo postarei outro livro sobre o tema, tenho certeza que vc irá curtir.

      Hug :D

      Excluir
  7. Marcia, fatos históricos, assim como a Segunda Guerra Mundial e outras guerras e conflitos, me atraem bastante nas leituras, assim como você. À Sombra do Meu irmão me encantou e me envolveu desde a sinopse até o fim de sua resenha. Apesar de ter recebido apenas 3 estrelas, me encantei.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ycaro, talvez por gostar muito desta temática, espera mais deste livro, mas valeu a experiencia ainda assim.

    Obrigada pelo elogio e fique conosco, logo farei um resenha sobre uma sobrevivente de Auschwitz.

    Hug :D

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!