10 julho, 2015

Veronika Decide Morrer

Veronika Decide Morrer - A loucura é a incapacidade de comunicar-se. Entre a loucura e a normalidade, que no fundo são a mesma coisa, existe um estado intermediário: chama-se ser diferente. E as pessoas estavam cada vez com mais medo de ser diferentes. No Japão, depois de ter pensado muito sobre a estatística que acabara de ler, me veio a ideia de escrever um livro sobre a minha própria experiência. Escrevi "Veronika Decide Morrer" na terceira pessoa, usando meu ego feminino, porque sabia que a minha experiência de internação não era o que interessava mas sim os riscos de ser diferente, e o horror de ser igual.





Veronika Decide Morrer



Resenha por : Isa
Aos 24 anos Veronika é uma jovem eslovena bastante comum. Possui um bom emprego, é bonita, atraente e nunca teve problemas para encontrar homens bonitos e interessantes. Tem uma vida bastante tranquila e feliz, mas isso a irrita profundamente.  Para ela, o mundo está todo errado e o fato de não conseguir descobrir como mudar isso a transforma em uma pessoa inútil. Sem mais delongas, Veronika decide morrer.

Ela toma remédios para dormir com o intuito de lhe causar uma parada cardíaca, mas o método acaba não sendo eficaz e ela acorda em um hospício chamado Villete. Porém, a tentativa frustrada de suicídio deixou sequelas na bonita jovem. O Dr. Igor, responsável pelo hospício, informa Veronika de que seu coração deixará de funcionar em, no máximo, uma semana e que sua estada em Villete garantirá que a jovem morra em paz. Mal sabe ela que os seus dias em Villete mudarão não só o seu modo de ver a vida, como também o de diversos pacientes internados ali.

   “ – O seu coração foi irremediavelmente afetado. E vai deixar de bater em breve.”


Gostei muito do tema em si, já que a questão da loucura é algo ínfimo e pouco explorado. Narrado em terceira pessoal, o livro nos permite conhecer os pensamentos de alguns personagens, entender a história deles e descobrir o modo como Veronika os influenciou enquanto esteve internada.

É muito difícil para mim fugir dos gêneros que costumo ler. Às vezes me aventuro por algum romance, outras vezes chega até mim um livro de auto-ajuda que me faz refletir um bocado... O que quero dizer é que essa questão de mudar um pouco faz bem e é bom procurarmos sair da nossa zona de conforto, tentar mudar algo que está ao nosso redor e até mesmo mudar algo em si mesmo.





14 comentários:

  1. Li esse livro há um tempão, em 2009, acho, porque tinha bastante curiosidade de ler algo do Paulo Coelho. Confesso que não gostei da narrativa, dos diálogos e tal, não me identifiquei com o estilo do autor, embora tenha gostado da premissa do livro. Assisti ao filme antes de ler o livro e gostei (por isso que escolhi esse título para conhecer a escrita do Paulo Coelho); nesse caso preferi muito mais o filme ao livro. De todas as maneiras, não achei a leitura desperdiçada pois matei a curiosidade com relação ao autor e tirei minhas próprias conclusões com relação à narrativa dele. Desde então não tive vontade/curiosidade de ler mais nada dele, mas valeu para conhecer.

    Beijos, Livro Lab

    ResponderExcluir
  2. Isa, sempre tive curiosidade por esse livro, acho a capa bonita. Creio que a neve é algo que me atrai muito e me deixa deslumbrada quando colocada em capas.
    Um tema bem diferente, nunca li nada do autor, mas se tiver oportunidade pretendo. Diferente, essa forma de ver o mundo e ela decidir morrer, sempre pensei que o título fosse uma metáfora, nunca a realidade que se passa no livro. Foi bom saber.

    ResponderExcluir
  3. Olá
    nossa more você sempre trazendo novidades para mim, rsrs, não tinha muito conhecimento sobre esse livro, mas gostei muito de sua capa e de sua premissa, eu vou anotar a sua dica e vê se compro ele futuramente,
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Netinho, fico contente que tenha gostado, e tenho certeza que irá gostar da leitura (eu particularmente gosto muito dos livros do Paulo Coelho) ;)

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Eu ainda não li nada do Paulo Coelho, mas já ouvi muito elogio por ai, esse livro parece ser super interessante, gostei do enredo dele, mas por agora, eu passo, quem sabe mais na frente.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  6. Faz tempo que quero ler este, os livros do Paulo coelho sempre são ótimos. Acho meio louco isto de do nada "decidir morrer". Bem interessante isso que ele fala sobre o medo de ser diferente, eu particularmente tenho medo de ser igual aos outros...

    ResponderExcluir
  7. Me interessei pelo título, depois vi que era do Paulo Coelho, nunca li um livro dele, mas esse chamou minha atenção. Futura leitura com certeza.

    ResponderExcluir
  8. Me interessei pelo título, depois vi que era do Paulo Coelho, nunca li um livro dele, mas esse chamou minha atenção. Futura leitura com certeza.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Bianca Tavares
    Já vi várias resenhas sobre este livro, nunca li nada de Paulo Coelho, mas esse me chama muita atenção.

    ResponderExcluir
  11. sou assim como voce, acho difícil também sair da zona de conforto e buscar outro gênero literário, mas eu to conseguindo, ultimamente to buscando livros do gênero policial e fantasia, ao invés de romances água com açúcar. já esse livro eu não conhecia e nunca li nada do autora ainda, mas quem sabe em um futuro próximo eu não me aventure nele, neh.

    ResponderExcluir
  12. Parece ser uma leitura bem interessante,
    gostei muito da sua resenha,
    gosto de temas assim
    pretendo ler assim que possivel

    ResponderExcluir
  13. A minha amiga fala tanto desse livro que eu tive que ler a sua resenha.
    Apesar de tudo eu achei muito legal porque além de ter o seu lado "auto-ajuda" (Que não curto), tem o lado narrativo com personagens (Que eu curto), ou seja assim como você acho que irei gostar de sair da minha zona de conforto.
    Parabéns, bjs

    ResponderExcluir
  14. Senti uma certa profundidade neste romance. Tem cara de ser bem emocionante. É difícil de achar temas deste tipo. Cheio de intensidade e com capacidade de nos afetar profundamente. Fiquei empolgadíssima com o que li aqui. Vou tentar ler também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!