14 maio, 2015

Todos nós Adorávamos Caubóis - Carol Bensimon

Todos Nós Adorávamos Caubóis - Cora e Julia não se falam há alguns anos. A intensa relação do tempo da faculdade acabou de uma maneira estranha, com a partida repentina de Julia para Montreal. Cora, pouco depois, matricula-se em um curso de moda em Paris. Em uma noite de inverno do hemisfério norte, as duas retomam contato e decidem se reencontrar em sua terra natal, o extremo sul do Brasil, para enfim realizarem uma viagem de carro há muito planejada. Nas colônias italianas da serra, na paisagem desolada do pampa, em uma cidade-fantasma no coração do Rio Grande do Sul, o convívio das duas garotas vai se enredando a seu passado em comum e seus conflitos particulares; enquanto Cora precisa lidar com o fato de que seu pai, casado com uma mulher muito mais jovem, vai ter um segundo filho, Julia anda às voltas com um ex-namorado americano e um trauma de infância.








Companhia das Letras
192 Pgs





Sugestão de trilha sonora para leitura desta resenha - The Song Remains the Same - Led Zeppelin








Carol é uma jovem escritora gaúcha, colunista e membro da equipe editorial do Jornal Zero Hora, publicou também na Granta (Revista Inglesa) e possui mais 2 livros publicados pela Cia das Letras - Pó de Parede (2008) e Sinuca embaixo d´gua (2009).



Este livro é relativamente curto, possui 10 capítulos somente.
Como gosto de títulos curiosos (novidade rs), não deixei passar este.



Aqui vemos a história de duas jovens mulheres, Cora e Julia.
A história das duas começa na faculdade onde se conhecem e criam uma amizade colorida, se é que me entendem,rs.



Temos um hiato de 4 anos , onde elas não se encontram, cada um segue sua vida. Cora neste momento estuda moda na França e Julia foi para o Canadá para terminar sua graduação de jornalismo.



Como a tecnologia não reconhece distancias, elas retomam a amizade conversando via skype. Cora vê umas caixas atrás de Julia e conclui que tem algo muito errado, já que Julia mora com o namorado americano.



Enquanto isso Cora recebe um e-mail de seu pai, informando sobre o nascimento de seu meio irmão (os pais de Cora são separados e ele casou-se com uma mulher com metade de sua idade), e que ele pagaria a sua passagem para o Brasil para este evento familiar.


Porém, Cora possui planos bem diferentes de seu pai quanto ao seu retorno ao Brasil. Pensa que juntamente com Julia , podem realizar finalmente aquela viagem sem planejamento (pegar o carro sem destino certo) que desde a faculdade elas pensam em fazer, e é o que acontece.



Então começa a on the road , a moda do filme Thelma e Louise. Como são do Rio Grande do Sul, resolvem visitar o interior do estado e ir descobrindo as cidades a medida que vão passando por estas.



A questão que cerca todo o livro, é que tipo de relação existe entre as duas, será que o sexo em banheiros públicos e motéis nos tempos de faculdade será uma realidade depois de 4 anos sem se verem? ou existe algo mais?.



Julia vem de uma família religiosa (nos tempos de faculdade, morou em um pensionato de freiras), nunca assumiu algo sério com Cora, sempre se escondia dos outros quando o assunto era a relação ou seja lá o que era o que havia entre elas.



O livro nos transforma num 3° integrante desta viagem e não vemos somente a paisagem gaúcha, mas também os dilemas, amores e situações familiares mal resolvidas.



O livro acaba sendo uma metáfora para a viagem interior das duas personagens numa tentativa de acharem a si mesmas.



Me identifiquei com ambas as personagens, acredito que todas as pessoas acabam por passar por isso em algum momento da vida. Amor e desejo frustrados, incertezas de um relacionamento, devo investir ou não?, o que o silêncio do outro significa...(ansiedade, ansiedade e mais ansiedade).



Gosto como a autora escreve, é fluído e com muitas digressões (a história se inicia praticamente com elas na estrada), a autora escolhe construir seus personagens e situações de forma a conta gotas (o que cria a mesma sensação do itinerário desconhecido da viagem, é a vida acontecendo, sem previsões e garantias).



Outra coisa que muito me agradou, mesmo tendo pesado a mão um pouco, foi as imagens que a autora usou para ilustrar o que tinha acabado de ser dito.



Se você deseja ler algo leve e descompromissado, este é o livro certo pra você.



Alguns Quotes



Um tanto chocada, olhei para meus pés a fim de conferir o que era mesmo que eu usava, e eram meus coturnos Doc Martens, pelos quais eu havia pagado uma pequena fortuna em uma loja da marcas em Paris. Aquele reservado em quase todos os movimentos da contracultura, mas era demais esperar que tal carga simbólica penetrasse na carcaça cansada de quem no máximo tinha visto coturno protegendo os pés dos policiais militares que atiram balas de borracha em tendas do MST.”


No dia em que ouvimos Houses of the Holy deitadas no chão, nos empolgamos mais uma vez com a Viagem sem Planejamento. Havia uma quantidade infinita de cidades desinteressantes a ser descobertas, e aquele disco parecia um combustível para nossos planos de liberdade”


Respirei fundo. Era o ar da serra, nós estávamos ali, com cinco ou seis anos de atraso, mas ali, finalmente ali.Tínhamos sobrevivido a uma briga que continuava pairando sobre nós, a Paris, a Montreal, à loucura das nossas famílias. Aquela viagem era mais um fracasso irresistível”


Durante bastante tempo, fiquei me olhando assim, camisa, calcinha, bracelete. Isso me dava um estranho prazer”


Assim que meu carro apareceu diante dos prédios meio saqueados, meio empoeirados, meio contando a história dos mortos e das mudanças a contragosto, eu tive a nítida sensação de que ele se integrava perfeitamente ao cenário. Aquilo me deu calafrios, mas não disse nada”


Ter me explicar o que pra filha, o funcionamento do mundo?. Achei que era isso o que as mães faziam”





Marcia Cogitare 


27 comentários:

  1. Fiquei empolgada depois de ler a resenha. Não esperava gostar tanto assim das personagens. Elas parecem ter uma história intensa e cheia de emoção. Fiquei curiosa e vou ver se leio. Pois quero saber como vão resolver seus dilemas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beth eu também fiquei mega ansiosa durante a leitura desta história e vale a pena viu, a autora escreve muito bem.

      Hug :D

      Excluir
  2. adoro ler livros nacionais, ainda nao li nada da autora mais acho que começar por esse livro vai ser uma boa ideia, achei os personagens bem construidos, os quotes sao lindos e to super curiosa pra ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanoelle vc tem toda a razão, as personagens são muito realistas, por isso é fácil se identificar com ambas.

      Eu também curto livros nacionais, sempre que posso posto por aqui autores brasileiros.

      Hug :D

      Excluir
  3. Adorei a capa e fiquei me perguntando o motivo do título, rs.
    Eu ainda quero muito fazer isso: viajar sem rumo certo. E sim, o Rio Grande do Sul tá "no caminho".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kemmy que legal, volte aqui pra contar como foi sua aventura nas estradas deste Brasilzão.

      Sobre o título só lendo mesmo pra pegar a explicação da Cora.

      Hug :D

      Excluir
  4. Fiquei curiosa e com vontade de ingressar nessa viagem a três, Marcinha!
    Viagem ao interior é sempre um convite irrecusável por mim...
    Você passou a impressão, através da resenha, de que a autora realmente sabe criar personagens.
    Queria saber mais sobre Cora e Julia.... queria saber se existe o algo mais. *romântica* :-/
    beijos, coisa linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Telma, não posso te ajudar em nenhuma de suas dúvidas, sorry :D

      Gostei muito da escrita e a forma de criar personagens da autora, nos faz nos envolver com a história de forma muito natural.

      Hug beijokas lindona

      Excluir
  5. Marcia, minha querida...lendo a sua resenho veio em minha mente uma profusão de pensamentos mirabolantes. Viajei legal com as meninas, fui a terceira integrante do carro...Voltando aos pensamentos...linkei esse livro como uma mistura de "Crossroads" e "Meninos não Choram". Bjos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabrina sua lindeza, muito legal este livro, e realmente é fácil viajar na maionese com essas duas rs.

      Sobre o filme meninos não choram, não vejo semelhanças, apenas que os personagens são duas mulheres num possível romance.

      Hug :D

      Excluir
  6. Marcinha, se não fosse pela sua resenha, apenas o título me interessaria.
    Não sei se você concorda, mas acho que faltou uma pimenta nessa sinopse. Achei discretinha demais.
    Mas você explicou direitinho e fortaleceu minha vontade de acompanhar a trajetória das meninas...
    Eu também gosto de títulos diferentes, sabe? Tô fugindo daquelas coisas muito Zíbia Gasparetto (Só o amor vence), rs.

    Amei a resenha!! O livro não furou a fila da lista de prioridades, mas está entre os desejados.
    Beijos. E saudade de você.
    Quando vai ser nosso próximo meeting na Telminha?

    Beijos de novo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Luan safadinho,rs.

      Fiquei com vontade de pegar algum quote e postar, mas como tem muitas pessoas novinhas que visita o blog não sei se seria legal (A Telma me puxou a orelha uma vez que abusei das imagens da HQ - Azul é a cor mais quente).

      Mas leia o livro rapaz, o sexo é parco mas vale a pena as descrições

      Hug :D

      Excluir
  7. Ai Marcia!
    Você e seus livros com nomes interessantes, mas aqui me parece que não apenas o título é interessante, mas o próprio enredo.
    Todos precisamos mesmo de uma viagem interior (e uma viagem física) para descobrirmos o que realmente buscamos na vida, buscar nossa própria identidade... quem nunca, né?
    Anotei aqui para ver se consigo fazer a leitura.
    Desejo uma ótima semana!!
    “A vida apesar de dura é mágica, por isso sempre acredite no inesperado.”(Maria Miranda)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy, vc tem toda a razão, precisamos de uma viagem interior .

      O livro é curto, vc acaba lendo numa sentada ou duas,rs.

      Hug :D

      Excluir
  8. Concordo com você, Márcia, só citei "Meninos Não Choram" porque foi a primeira coisa que surgiu em minha mente...É só mesmo pela essência da "amizade colorida".

    ResponderExcluir
  9. OI marcia
    esse livro parece muito bom
    pelo titulo tinha imaginado outro rumo pra história rsrsrs
    mas confesso que me interessei mesmo assim

    ResponderExcluir
  10. Oi Pepi e o que vc imaginou? rs

    É um bom livro, muito bem escrito, pena que é tão curto.

    Hug :D

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    A historia me deixou curiosa só não entendi muito bem o titulo, mas sempre quis pegar um carro e viajar sem rumo, gostei que Cora e Julia fazem dessa viagem uma auto descoberta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzana realmente é uma viagem dupla, interior e exterior, já sobre o título não posso explicar senão darei spoiler, mas vale a pena a leitura.

      Hug :D

      Excluir
  12. O título é bem curioso, fiquei com mais perguntas depois dessa resenha, sem citar nada de caubois nela, rs.
    Prestigiar literatura nacional é sempre válido, ainda mais com uma história que duas personagens buscar descobrir a si mesmas e fazem isso na estrada, abandonando tudo e partindo juntas nessa aventura, sabemos como elas são na época da faculdade e depois de um tempo quando se reencontram, embarcar com elas deve ser incrível, afinal iremos nos envolver com elas.
    Agora vou ter que ler para saber o motivo do título e principalmente para saber o que irá acontecer na vida delas, qual desfecho terá esse enredo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. David fico feliz quando consigo deixar vcs curiosos com as resenhas.

      E tem muito autor nacional excelente, vale a pena buscar estes títulos.

      Hug :D

      Excluir
    2. Depois que comecei a ler suas resenhas de livros com títulos estranhos, cada vez que me deparo com algum inusitado, penso em você e como seria sua resenha, assim que tiver algum bom e de nome diferente, te indico.
      Esse é um que quero, assim como outros já citados por você.
      Abraço. :)

      Excluir
  13. Eu sei que posso parecer redundante, mas essa história não viraria um filme legal, Marcia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah , normal soar redundante, quando amamos algo é exatamente isso que acontece né. E o cinema é nossa alma.

      Talvez este livro funcionaria como um filme indie, ou seja para um público bem reduzido.

      Hug :D

      Excluir
  14. Adorei a sinopse e a resenha, e também adorei o fato da história se passar na serra gaúcha *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Míriam, é fofo este romancezinho, e dá mta vontade de dar uma passadinha no Sul.

      Hug :D

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!