08 fevereiro, 2015

Resenha: Dieta das 8 Horas

MITO: VOCÊ É O QUE VOCÊ COME
VERDADE: VOCÊ É QUANDO VOCÊ COME
Pesquisadores no campo da saúde descobriram uma nova forma de alimentação ideal, baseada não no que se come, mas em quando se come. Diferente de várias dietas obsoletas, a Dieta das 8 Horas lhe permite:
• Comer o que quiser — e perder 9 quilos ou mais em apenas 6 semanas.
• Comer quanto quiser — e desacelerar o processo de envelhecimento.
• Comer o que tiver vontade — sem restrição de alimentos, sem contagem de calorias, sem culpa e sem preocupações, e ainda assim reduzir o risco de diabetes e doenças cardíacas e aumentar sua força física e sua capacidade mental.
Sim, você pode comer o que quiser e quanto quiser, desde que dentro de um período de 8 horas. De acordo com as demandas do seu dia a dia, você escolhe o horário mais conveniente para empreender essa mudança. O segredo para o sucesso é simplesmente alternar 8 horas de alimentação com 16 horas de jejum. E o mais extraordinário: basta seguir a dieta 3 vezes por semana.
Além de explicar a teoria por trás da dieta e ensinar a colocá-la em prática, este livro oferece uma seleção de receitas incríveis que podem ser preparadas em 8 minutos e incorporam os 8 Alimentos Poderosos capazes de acelerar a perda de peso e os benefícios metabólicos. E há também um programa de exercícios de apenas 8 minutos por dia para conquistar mais facilmente a boa forma física.
Essa dieta funciona treinando seu corpo a queimar gordura para gerar energia e ainda reduz o risco de câncer e aumenta os níveis naturais do hormônio do crescimento — a fórmula que seu corpo usa para mantê-lo jovem. Além de emagrecer, você vai melhorar a saúde e a aparência, acumulando mudanças positivas para viver mais e melhor.


Você ficará magro, saudável e cheio de energia. Terá a barriga definida com que sempre sonhou, dormirá bem e pensará com mais clareza — e o sexo ficará ainda melhor. Vai parecer e se sentir mais jovem e diminuirá o risco de desenvolver doenças como diabetes e cardiopatias. E perderá peso rapidamente, sem restringir calorias e sem se privar dos seus pratos favoritos.
Pesquisadores das organizações científicas mais respeitadas do mundo nas áreas da saúde e do bem-estar descobriram uma nova forma saudável de se alimentar, que não se fundamenta no que você come mas, sim, emquando você come.
Impressionados com a experiência das pessoas que seguiram a Dieta das 8 Horas e obtiveram resultados maravilhosos, David Zinczenko e Peter Moore reuniram tudo o que você precisa saber neste livro, mostrando como é fácil mudar seu corpo — e, por conseguinte, sua vida.
Ao contrário de outras dietas, esta funciona porque atua no nível celular. Efetuando mudanças em seus padrões alimentares diários, ela estimula as mitocôndrias — os centros de energia das células — a operarem com mais eficiência, retardando o processo de envelhecimento e reduzindo o risco de sofrer com doenças como Alzheimer ou câncer.
E o aspecto mais surpreendente é que não há alimentos “ruins” a evitar nem calorias para contar, nenhuma regra para afastá-lo de suas guloseimas preferidas. Este plano alimentar inovador derruba as antigas fórmulas que nos deixavam deprimidos e famintos, treinando nosso corpo para queimar gordura de modo a obter energia — não importa o que comemos, desde que seja dentro de um período de 8 horas.
Você descobrirá como maximizar os benefícios da Dieta das 8 Horas ao conhecer os 8 grupos de Alimentos Poderosos e verá que apenas 8 minutos de exercícios físicos — algo simples como passear com o cachorro ou dar uma volta de bicicleta — podem ajudar de forma incrível nesse processo. E ainda terá como aliada uma deliciosa coleção de receitas que só levam 8 minutos para ficar prontas, criadas pelo premiado chef Matt Goulding.
Conheça histórias extraordinárias de pessoas que introduziram essa dieta em seu cotidiano e conquiste você também um estilo de vida mais equilibrado e saudável.

O que eu achei?

A proposta do livro é agir de acordo com o metabolismo celular e usar métodos naturais como ferramenta. 
Por exemplo, o sono pode ser nosso aliado quando queremos perder peso, assim como o jejum, que estabelece um novo biorritmo para o nosso corpo e, este "novo" biorritmo é a sugestão de voltar a hábitos antigos (antes da luz elétrica, quando as pessoas dormiam e acordam com o cair e nascer do sol).
Naturalmente que o livro é todo embasado em pesquisas e em cientistas que contam seus resultados, favorecendo o jejum parcial (comer dentro do período de 8 horas, sem lanches).
"As pesquisas mostram que nosso relógio interno de comer-dormir ficou confuso por causa dos lanches que fazemos o dia inteiro e do excesso de luz artificial durante a noite. Resultado: ficamos presos a um 'ciclo gordo', fluxo constante de hormônios da foem que nos deixa com vontade de comer sem parar. Mas, quando limitamos esses lanches a um período de 8 horas, podemos enfim dar adeus à barriga - e parar de sentir fome o tempo todo." p.63
O que também achei bastante interessante é que o livro afirma que acima dos 40 / 50 anos, a obesidade pode causar problemas cognitivos mais tarde. Isso me deixou ansiosa por pesquisar mais a respeito.
O livro também nos traz uma gama de informações super úteis sobre antioxidantes, dentre eles a proteína do soro do leite (whey protein). Aqui o autor explica que essa proteína não é usada apenas para quem quer construir músculos, mas para quem quer combater o câncer (além de queimar a gordura). O mesmo faz a ricota (que é feita de soro do leite).
Por fim, tem receitas, sugestões de exercícios e sugestões para o controle emocional.
Achei o livro muito bom, com muitas coisas com sentido e outras tantas que não me pareceram "natural" mas, não tenho base de conhecimento suficiente para afirmar ou refutar algumas dessas afirmações.
Todavia, como já disse, o livro é bastante útil, se lido com parcimônia e crítica... além do fato de que devemos ter em vista que nosso organismo é diferente (uns dos outros) e que o que funciona bem para uns, pode não funcionar para todos.

IMPORTANTE: Quem tem diabetes não deve seguir a dieta por conta da hipoglicemia. Um médico deverá ser consultado.







13 comentários:

  1. Oi Telma!
    Tem tag para você lá no blog, ok?
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2015/02/tagsselinhosmemes-01-tag-blog-fabrica.html
    Depois venho comentar a resenha.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou dar uma olhada na tag, coisa linda...
      Tá corrido por aqui mas passo por lá.
      beijoconas aos montes.

      Excluir
  2. Caramba! Confesso que estou cético!
    Essa dieta vai contra toda as discussões que acompanhamos em revistas, TV, consultórios, palestras... Será que isso mesmo?
    Como você disse, Telminha, algumas coisas fazem sentido.
    Mas acho que ainda acredito mais no "comer de três em três horas" e "evitar" um monte de coisa.
    Mas se você experimentar, eu tiro a prova. rsrsrs

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sei se vou experimentar completamente, Luan... (tenho hipoglicemia) :(
      mas vou te dando um feedback.
      Beijos coisico lindo.

      Excluir
  3. Telma!
    Seguinte, pode até ser baseado em pesquisa e tal... mas, é bem complicado para seguir, principalmente para euzinha...kkkk É que tive úlcera e o médico recomenda comer a cada 2 ou 3h alguma coisinha, tem haver com o tal suco gástrico...armazenamento de gordura e outras tantas outras coisas. Certeza que não farei, porém, se alguém fizer e der certo, avisem, por favor.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Huuummmm perder 9 quilos em 6 semanas é o sonhooooo de toda mulher, hahahaha. Fiquei mega curiosa Telma, e vou procurar pelo livro, como sou formada em Educação Física não aconselho essas dietas malucas ou "pesquisadas" (assim dizendo) hahuahuhua, mas realmente achei interessante e fiquei com muita vontade de saber mais sobre o assunto :)

    ResponderExcluir
  5. Fiquei com vontade de ler, pra saber mais do assunto, mas eu já fiz curso técnico em nutrição e achei bem estranho 16 hrs de jejum, e isso de poder comer o que quiser nas 8 hrs, maaas gostei da Resenha,:*

    ResponderExcluir
  6. Me pareceu tudo muito milagroso.

    Vou indicar a resenha para leitura de uma amiga médica endócrino, vamos ver o que ela me diz.

    Telma criativa, até livro de regime encontramos por aqui,rs

    Hug

    ResponderExcluir
  7. Oi Telma! Eu estou lendo o livro e comecei a fazer a deita há uma semana. Logo de cara é um pouco difícil afinal é uma mudança radical na comilança e nos artifícios que usamos para justificar nossos "deslizes", mas depois vai ficando mais fácil. Escolhi o intervalo das 12:00 às 20:00 hs para me alimentar.
    Nesta primeira semana já percebi uma coisa: a barriga "inchada" com sensação de pesada já sumiu. No livro ele dá dicas de alimentação saudável que poderá ser utilizada neste período. O "comer o que quiser" não é para você substituir a alimentação "normal" por fast food e tudo bem, o nome disso é milagre rsrs. É para você poder acrescentar neste período alguns "proibidos" e não passar pela ansiedade de não poder comê-los. Aos poucos, com os novos hábitos, vamos perdendo a vontade de comer essas gulodices.
    Beijoca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daqui a mais tempo volto por aqui para falar mais, afinal uma semana nem conta não é? Mas creio que a mudança na barriga já se deve a parar de comer coisas em intervalos de tempo curtos que provocam gases e fermentação. No livro tem vários depoimentos de pessoas reais contando suas histórias.
      Ainda não vi alguma opinião que desaconselhe esta dieta. De qualquer forma, estou fazendo um teste e vou fazer exames para ir checando a saúde.

      Excluir
    2. Daqui a mais tempo volto por aqui para falar mais, afinal uma semana nem conta não é? Mas creio que a mudança na barriga já se deve a parar de comer coisas em intervalos de tempo curtos que provocam gases e fermentação. No livro tem vários depoimentos de pessoas reais contando suas histórias.
      Ainda não vi alguma opinião que desaconselhe esta dieta. De qualquer forma, estou fazendo um teste e vou fazer exames para ir checando a saúde.

      Excluir
    3. Olá, Graça.
      Conseguindo manter a dieta?

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!