21 janeiro, 2015

Inverno do Mundo {carta a Ken Follet}





Em meio aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, cinco famílias vivem uma história de tirar o fôlego: paixão, desespero, lutas, conquistas e reviravoltas surpreendentes. Inverno do Mundo, segundo livro da trilogia O Século, fala sobre política de maneira clara e atraente, contando detalhes sobre um período marcado pelo terror, mas que deixou um legado eterno - o amor pela vida

"Como em toda obra de Ken Follett, o contexto histórico pesquisado com minúcia é costurado de forma brilhante à trama, povoada por personagens que esbanjam nuance e emoção. Com grande paixão e mão de mestre, o autor nos conduz a um mundo que pensávamos conhecer e que a partir de agora não parecerá mais o mesmo" (Arqueiro)

Autor: Ken Follett
Número de páginas: 874
Editora: Arqueiro




Quanto mais progredia na leitura de Inverno do Mundo, maior era meu ceticismo a respeito desta resenha. Ao final do ultimo capítulo, conclui que seria impossível descrever uma obra tão rica sem inevitavelmente parecer desleal. O romance jamais poderia ser apreciado em outras palavras que não fossem as do próprio autor. Por isso, desistindo da resenha e para não me sentir culpado, revolvi transformar este texto em uma carta de amor, declarando minha devoção pela história e seu criador.

De: Luan de Andrade
Para: Ken Follett


Ken Follett, você é um mestre! Fui completamente conquistado pela sua brilhante capacidade de criar personagens adoráveis, inseridos num momento inesquecível da História. Eles são convincentes, reais, inteligentes, fortes, cheios de libido, complexos... apaixonantes de verdade! Confesso que rolou uma química alucinante entre mim e Lloyd Willians, então eu não sabia se amava ou detestava Daisy Peshkov. Por que ela e não eu?, perguntava-me aos prantos.

Sem contar que eu não sei quantas vezes chorei, gargalhei, fiquei furioso, tive ataque de histeria... Ou seja, uma narrativa que me envolveu por completo, da cabeça aos pés. Seus diálogos são inteligentes, esclarecedores e carregados de uma emoção real e quase tangível. Fiquei maravilhado porque você sabe tirar a chatice dos detalhes. A gente não cansa de ler, cara! Cada parágrafo é indispensável, gostoso e bem redondinho. Nossa! Nossa, gente! Minha nossa! Acho que eu te amo.

(Eu tô falando sério. Não é brincadeira, eu juro! Ei... para de rir, poxa! Me leva a sério, Ken Follett. Eu te amo, Ken Follett)

Ken, amor meu, você fala de política na dose certa, com leveza e profundidade geniais. Você despertou em mim o interesse por assuntos que o Anselmo, meu professor de História no colegial, sequer foi capaz de causar uma cócega de curiosidade. Nazismo, Comunismo, Guerra Civil Espanhola, União Soviética, II Guerra Mundial... Você descreve a realidade com tanta naturalidade e simplicidade, que eu me senti no Século XX, bem perto das cinco (in)críveis famílias contadas por você.

Berlim, Estados Unidos, Inglaterra, Rússia, Espanha... A história percorre muitos caminhos, conta sobre momentos fascinantes e abre a mente do leitor. É um verdadeiro romance da vida real, que certamente nasceu após muita pesquisa e comprometimento com os fatos

Enfim, obrigado pela experiência maravilhosa chamada Inverno do Mundo. Foi absurdamente divertido e um enorme aprendizado. Jamais esquecerei e não vejo a hora de ler o terceiro volume da trilogia. Confesso que antes de você eu achava que já tinha lido bons livros, mas agora minha exigência atingiu um nível bem mais elevado. Vai ser difícil encontrar alguém tão bom... Caraaamba! Satisfeito, Ken Follett? O que eu vou ler agora?

P.S.: Por favor, baby love, escreva-me uma carta contando seu segredo de mestre. Quero ser um escritor parecido com você. Mentira, parecido não. Quero ser igual! Na verdade, quero ser e ter você por completo, right here, right now... You know what I mean? Brincadeira (ou não).

8 comentários:

  1. O contexto histórico me interessa muito Luan, amo livros que o plano de fundo histórico seja a Segunda Guerra, ou qualquer guerra... já ocorrida. Já li muito sobre o autor, sobre suas obras, mas ainda não li nada, futuramente (bem no futuro) pretendo ler algo dele, por agora estou tentando terminar alguns livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oliveira, eu nunca tinha lido um romance cujo cenário fosse uma guerra histórica. Foi uma excelente surpresa!
      E sim... Reserve o Ken Follet para o seu tempo menos corrido. Apesar de fluída, a leitura é densa, pois são três livros com histórias contadas minunciosamente.

      Abração!!

      Excluir
  2. Oi, Luan! Tudo beleza?

    Cara, sou realmente apaixonado por Ken Follet. Eu li apenas "Os Pilares da Terra" e me apaixonei pela leitura deste renomado escritor e já entrou para a lista dos meus favoritos.

    Bem, que resenha é essa? Ou melhor, que carta liiinda! Adorei a forma como escreveste e o modo como passaste aos leitores uma expressão de amor com base na história de "Inverno do Mundo". Parabéns!

    Após ler sua resenha/ carta, preciso mesmo, ler este magnífico livro!

    Conheça o nosso blog e, se caso queira, se inscreva.
    http://irmaoslivreiros.blogspot.com.br/

    Abração! :)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Daniel. Tudo ótimo!!!

    Não vejo a hora de ler Os Pilares da Terra e todos os anteriores do Ken Follet. Ele é majestoso!

    Que bom que você conseguiu sentir minha paixão através da carta. Porque realmente foi o livro que mais despertou sensações diversas em mim. Chorei e ri muitas vezes!

    E assim que puder, leia mesmo. A trilogia começa com Queda de Gigantes, mas você pode iniciar com Inverno do Mundo, sem problema algum.

    Ah, muito bom o blog e o canal. Já estou inscrito.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. hsauhsuahsuahushauhsauhsuahsuahsuhaushausha :))
    *gargalhando, alucinada*
    Luan, sua resenha, ou melhor, sua carta criativa que deixa muita resenha no chinelo me fez ter vontade de escrever uma carta de amor pra você.
    Cara.... ich liebe dich!!!! :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ich liebe dich auch, mein freund (nem procurei no Google Tradutor) hahahaha.

      Ahhh, ganhei o dia!!!
      Que ótimo que você gostou e ainda se divertiu. 👏👏👏

      Obrigado pelo feedback. E pode escrever a carta que eu vou adorar. Hahahaha

      Beijo no 💙

      Excluir
  5. Mais vocês dois estão cheio de fluflu, escrevendo em alemão por aqui,rs

    Luan, Luan, o que faremos com vc e sua sensibilidade divertida e criativa.

    Telma já tinha babado neste autor em uma de suas resenhas, agora será impossível ignorá-lo.

    Hug seus lindos e abusados

    ResponderExcluir
  6. Márcia,nós três precisamos "flufluzar" e papear horrores pessoalmente!!
    Já podemos marcar essa saída, né?

    Então... A Telma ficou louca por Queda de Gigantes. Agora ele me hipnotizou com Inverno do Mundo. Entre logo no clube dos "fofoletts".

    Feliz que você curtiu minha declaração de amor.

    Beijãããão!

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!