25 julho, 2014

Resenha: O Reino Dourado


Em nome de Fanom


por Cinthia

Roman Schossig
340 páginas
Editora Fantas


Num mundo imaginário e numa época dominada pela nobreza e cavalaria feudal, um reino vive um período de prosperidade graças às riquezas encontradas nas regiões montanhosas. Na mais rica dessas cidades, Novas Lavras do Sul, a disputa pelas cavernas resultou em guerra entre os humanos e os kobolds, ambos adoradores de Fanom, deus da terra e das rochas. Na medida em que o ouro chega aos cofres da cidade, o ambiente fora das minas também se torna pouco amistoso, arrastando as pessoas para um mundo de falsidade, intriga e opressão dentro e fora do poder. As conspirações para derrubar o governo da cidade e as disputas dentro das minas ainda escondem um grande mistério que agora, no auge do poder da cidade, pode pôr um fim à prosperidade deste reino dourado.



Mais um livro que leio através do livro viajante do skoob, e fiquei surpresa em diversos aspectos. Pensei que seria uma leitura comum de aventura e sobre conflitos de classes de uma cidade devido às riquezas extraídas das montanhas e me deparei com uma narrativa diferente e uma história com um final que não consegui prevê.

Por causa das riquezas encontradas nas montanhas, a cidade de Novas Lavras do Sul vive em seu esplendor, várias pedras preciosas são encontradas nas minas existentes na região, a ganância do governo e de homens que veem o domínio como o meio de substabelecer sobre a população menos favorecida causa vários conflitos de interesses e revoltas que acabam em mortes.

Dentro das minas vivem os Kobolds – humanoides – e durante a narrativa há a inclusão de outros seres como elfos, magos, orcs, anões e bestas.

A população de novas Lavras do Sul não apenas está sob o domínio de governantes déspotas, como também há sempre a alusão dos ataques dos Kobolds sobre os desbravadores das minas. Só que um perigo maior surge e com ele muda todo o destino da cidade, das pessoas e da guerra entre Kobolds e humanos. O final é algo totalmente imprevisto devido esse segredo tão esquecido ou guardado que ninguém sabe, exceto poucas pessoas.

Um fato a ser observado foi a forma que o narrador interage com o leitor durante a narrativa. De início assustei por não ter costume em narrativa com ponto de vista alternado entre terceira pessoa e segunda, mas gostei bastante, já que a interação com o leitor por parte do narrador é bem intensa e marca o texto a cada página.

Os personagens que se destacam para mim foi Julius um dos cabeças da rebelião, Lieni uma cantora de rua, sua amiga Vani – que possui papel importante. Davo o filho do Administrador. Mas, o coveiro e o colecionador são as figuras pelas quais a história toma um novo rumo, e o ar de mistério e sombrio arraigado nos dois me ganhou por completo. Foram os personagens que mais me cativaram durante a história por seus contos sombrios, aventuras e forma exilada de viver. Teve outros também, mas não posso falar deles.

Foi uma leitura agradável com um final que teve muita ação e com personagens que jamais imaginei que viria acontecer por eles, tudo devido o segredo da cidade. Queria muito que o sistema mudasse e sabia que algo ia ocorrer a respeito, mas a reviravolta foi grande, não só a aventura se intensifica no final como também a fantasia.

Indico para aqueles que gostam de livros diferentes, de fantasia, aventura e amam um final em que há reviravoltas e surpresas.


Outras passagens seriam cavadas. Outras vezes Deriano minerou, chegou até encontrar ouro, mas nunca se esqueceu daquele dia, da passagem que abriu e da excitação que causou a escuridão total e aqueles ameaçadores, porém fantásticos, olhos brilhantes. Nunca se esqueceu daquele nome que o fez prometer um dia explorar as cavernas e vê-los de perto: os kobolds.



9 comentários:

  1. Oi Cinthia, gostei muito da sua resenha e que bom que gostou do livro. Estou com ele para ler e será minha próxima leitura e em breve também farei a resenha.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rafaella, espero que goste. Depois me diga tá. Beijos.

      Excluir
  2. Adorei a resenha, e já tô bastante interessada no livro!!
    Adoro aventuras e fantasias. Parabéns Cinthia, sua resenha ficou ótima, esclareceu bastante o contexto do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nathália, leia e depois venha comentar, vou amar saber sua opinião.

      Excluir
  3. Minha amiga tem! E em breve eu vou lê-lo quando eu (mendigar) pedir pra ela, já que ela não o quer.
    Ótima resenha, me interessou muito, e tananananana foi pra wishlist! Eu simplesmente adoro fantasia! E obrigada por apresenta-lo ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada Viih. Quando o ler, deixe sua opinião aqui. Obrigada você por nos visitar!

      Excluir
  4. Não conhecia esse livro.
    Gostei muito da sua resenha, ela faz com que quem lê fique com vontade de fazer a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. adorei a resenha e fiquei empolgada pra ler '-'

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!