19 março, 2014

Resenha: Uma Criança de Sorte




Uma Criança de Sorte — Thomas Buergenthal

Resenha por Cinthia

Memórias de Um Sobrevivente de Auschwitz

Thomas Buergenthal
195 páginas
Nova Fronteira

Tentei várias vezes fazer a resenha desse livro e não consegui, não sei por onde começar. É uma autobiografia de um homem chamado Thomas Buergenthal que descreve sobre sua vida dentro do campo de concentração de Aushwitz. Um dos piores campos de concentração na época da Alemanha nazista.
O que me intrigou bastante no livro foi a forma de o autor falar sobre os fatos. Apesar de ser uma autobiografia, ele mostra os acontecimentos de forma precisa sem emoldurar com grande sentimentalismo, mas é óbvio que ao ler suas descrições a respeito dos acontecimentos ao seu redor e com ele, passa ser impossível não sentir nada.
Ele era uma criança de cinco anos quando foi primeiro para o gueto para depois passar por outros campos de concentrações. Não foi direto para Aushwitz, teve que viajar por alguns campos até chegar ao seu destino final. Ele foi separado de sua mãe primeiramente, e tempos depois, de seu pai, que procurou protege-lo de todas as formas possíveis e impossíveis para que não fosse levado para a câmara de gás ou para as mãos do médico Mengele em suas experiências. E por fim, após separado de seu pai, teve de lutar sozinho, apesar de tão novo, para se manter vivo. E relata os pequenos atos realizados por algumas pessoas que trouxe como resultado vida para muitos.
Quando nosso trem se aproximou de uma ponte sobre os trilhos da ferrovia, havia pessoas acenando para nós lá de cima, e depois, de repente, começaram a chover pães sobre nós. O pão voltou a cair quando passamos sob mais uma ou duas pontes. Fora a neve, eu nada havia comido desde que embarcamos no trem ao fim de uma marcha forçada de três dias para fora de Aushwitz, poucos dias antes do avanço das tropas soviéticas. O pão provavelmente salvou a minha vida e a de muitos outros que estavam comigo no que veio a ser conhecido como o Transporte da Morte de Auschwitz.
Quando ganhei o livro fiquei assustada, pois sei que poucas crianças sobreviveram, e foi um prazer ler sobre o homem que nasceu dessa criança do campo de concentração de Aushwitz. Muitos ficaram com problemas psicológicos irreparáveis, outros enlouqueceram e outros se mataram após a guerra. Mas, ele deu uma direção a sua vida, e mesmo sem saber como, ou qual o motivo de sua mente ter reagido assim, ele se superou.
Para mim, independente do que se passa durante a vida, o que define a pessoa é no que ela se transforma. E a história desse menino é linda, triste, comovente e assustadora, por fim, uma superação. Aconselho a leitura dele para aqueles que gostam de ler sobre o holocausto e saber como alguns superaram os acontecimentos. Não é um livro só sobre os horrores da guerra, mas sobre superação.
Agradeço a editora Nova Fronteira pela iniciativa de publicar esse livro, pois tive o prazer de lê-lo.
Para a criança que eu era, datas ou horas não importavam. Quando tento recordar esse período de minha vida, percebo que não pensava em termos de dias, meses ou mesmo anos, como faria hoje. Era esse meu padrão mental. Calculava o tempo pelo número de horas que precisávamos esperar para receber nossa próxima refeição ou pelos dias que restavam até o momento em que o dr. Mengele provavelmente faria uma de suas seleções mortais.
As experiências que vivi no Holocausto exerceram um impacto substancial sobre o ser humano que me tornei, sobre minha vida como professor de direito internacional, advogado de direitos humanos e juiz internacional.
http://livrocomdieta.blogspot.com.br/2014/01/indomavel-nick-vujiciv.html
Cinthia

11 comentários:

  1. Quero ler! A maioria dos livros que falam sobre o holocausto, até onde eu sei e já li, costumam apresentar mais as histórias de pessoas que infelizmente faleceram naquele período terrível, então vai ser muito bom poder ler uma história de superação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que vai gostar do livro, pois Thomas Buergenthal faz isso com a história da vida dele, mostra as tristezas, mas mostra suas superações até após ser bem sucedido, e os reflexos disso até no relacionamento dele com os filhos e esposa.

      Excluir
  2. Caraca, professor de direito internacional, advogado de direitos humanos e juiz internacional! Eu queria ter aula com ele! Vou ler assim que tiver coragem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, foi uma das coisas que admirei também, e acredita que ele foi alfabetizado tardiamente? Ele mostra como foi seu primeiro encontro com as letras, e achei graça. O livro possui a parte triste da guerra, mas há as partes lindas como essa.

      Excluir
  3. Não conhecia esse livro. Gosto quando o livro trata de fatos reais. Já sei que será forte e vou me emocionar muito mas gostaria de conhecer a história desse sobrevivente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, se gosta de livros que mostra a realidade vai amar, ele não só emociona com tristezas, pode acreditar em mim. O emprestei para uma amiga que está deprimida ao extremo e sem vontade de seguir a frente. Ela também não gosta de ler. Acredita que ela leu esse livro em uma sentada? Se quer dormiu. Você vai conhecer não só a história dele, como de todos que o ajudaram e até daqueles que o reencontraram após muitos muitos anos... Leia mesmo, eu super recomendo!

      Excluir
  4. Ainda não conhecia o livro e por eu ser louca por livros que tenham como contexto histórico a Segunda Guerra, é claro que já vou correr atrás, né! Como você disse, não é uma história propriamente sobre os acontecimentos, mas sobre superação. E essa superação é o que a gente pode tirar de mais proveitoso da história e como lição para nossas vidas.

    ResponderExcluir
  5. Memórias de situações como o Holocausto, mesmo que tentem não ser tristes, sempre são.

    pensamentosquasediarios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Há muito tempo não leio um livro que trate de fatos reais, acho que porque eles mexem muito com o emocional e eu acabo ficando triste mas deve ser um livre pra se aprender muito.
    Boa dica!

    ResponderExcluir
  7. Esse tipo de livro costuma mexer muito comigo, e esse não deixou a desejar...
    Amei do começo ao fim :3

    ResponderExcluir
  8. Ai eu quero ler, adoro esse tipo de livro, pq sou mt interessada no Holocausto, historicamente

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!