12 março, 2014

Resenha: Histórias da Noite Carioca



Resenha por Mallu
Editora: Lamparina
Páginas: 152

"Este livro é uma obra de coincidências. Qualquer semelhança com a ficção é mera coincidência." Com essa mensagem somos apresentados a esse nacional do Eric Novello.

Em "Histórias da noite carioca" conhecemos o escritor Lucas P. Monginie, cansado de ficções e que agora só escreve sobre a realidade. Suas histórias costumam ser polêmicos por serem tiradas de bares, inferninhos e boates, etc. Os personagens são seus amigos e\ou desconhecidos e os nomes só são mudados para manter as identidades preservadas.

De repente, ele vê sua carreira por um fio: seu prazo com a Editora para um novo livro está quase no limite e ele não tem nada de novo. E é então que ele se dá conta de que tem uma história preservada e inédita que ainda não foi contada: a sua própria história.

Escrever sobre esse livro será um pouco difícil porque até agora não decidi o que achei sobre ele. Apesar de ter apenas 150 páginas, demorei mais de uma semana para concluir a leitura. Não tenho total certeza de que o problema esteja no livro, talvez seja apenas o meu gosto literário se manifestando.

Que sono. Nunca escrevo bem estando cansado. Ou eu tenho vontade de escrever ou de dormir. Não sou dos que sofrem com vontades conflitantes. Como a barra de chocolate consciente de que ela engorda. Durmo ciente de que não estou exercitando os músculos e não escrevo com sono, pois sai que nem psicografia de ateu.

O livro é narrado em 1ª pessoa pelo próprio Lucas nos contando suas aventuras. Acho que esse tipo de narração me fez concluir que mente de escritor é extremamente confusa e muitas vezes, sem sentido. Resumindo: todo escritor tem um quê de loucura. (Sem ofensas.)

Achei a construção dos personagens muito bem feitas. Temos a Tita, um amor mal resolvido do passado; a Mara Malu, motorista dele; Guilherme e Sofia, seus vizinhos ninfomaníacos do apartamento de cima; Lívia, sua agente literária por quem ele é assediado e muitos outros que servem para compor a história do nosso protagonista.

Por vezes me peguei pensando se essa não seria a própria biografia do Eric com o pseudônimo do Lucas. E essa incerteza me incomoda um pouco porque sou bastante curiosa a cerca desses pequenos detalhes ocultos.

De maneira geral, foi uma boa leitura. Não encontrei erros na revisão, as páginas poderiam ser amareladas e a capa não é tão bonita e atrativa talvez por ser escura demais. Com certeza vou procurar outros livros do Novello afinal, não é porquê essa história não me agradou tanto quanto eu esperava que outras não me agradarão.

P.S.: Ganhei esse livro do blog da Nina. Adorei a oportunidade de conhecer mais um autor e mais uma obra nacional. Muito obrigada!

Mallu Marinho

11 comentários:

  1. Achei bem interessante a premissa do livro. Apesar de você ter dado três estrelas, acho que eu o leria.
    Gosto de livros que fico na dúvida se a história é real ou não. rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se puder, leia! Sigo o lema de que mesmo que não tenha me agradado, pode agradar sim a outros leitores.

      Beijos!

      Excluir
  2. Apesar de eu sempre ficar bem animada quando encontro obras de escritores brasileiros, esse acabou não chamando muito minha atenção... Não estou dizendo que acho que pode ser chato, é só que livros mais voltados para não-ficção não costumam me atrair muito. Leio algumas poucas biografias sim, mesmo sendo contadas em forma de estórias, mas não é exatamente o que gosto hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo perfeitamente, Tali. Também não curto esse tipo de leitura, mas me permitir dar uma chance e bom... Mesmo não tendo sido o que eu esperava, valeu a pena por outros aspectos.

      Excluir
  3. Eu não conhecia esse livro, mas acabou não me chamando a atenção. Não gosto quando a escrita dá certa confusão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena! Mas realmente não é uma leitura que vai agradar todo mundo.

      Beijos!

      Excluir
  4. Mallu, esses detalhes ocultos também me deixam agoniada, já que a vontade é de saber, saber e saber. Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curiosidade é uma característica que não gosto em mim, mas costumo admirar nas pessoas. A vontade de saber mais é o que te faz crescer, na minha opinião. E esse livro desperta e muito nossa curiosidade!

      Excluir
  5. Parece legal. Acho que a construção dos personagens é uma das coisas que mais enriquece uma história.

    pensamentosquasediarios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Realmente o fato de a capa ser escura chama atenção. Essa coisa de silhueta, não sei. Ficou legal.

    pensamentosquasediarios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Parece bom, e eu gostei da capa, mesmo sendo escura
    Gostei da resenha, bem legal

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!