16 outubro, 2013

Resenha: Paperboy

 

Paperboy — Pete Dexter

Resenha feita por Isamara Mirian



Sinopse: Hillary Van Wetter foi preso pelo homicídio de um xerife sem escrúpulos e está, agora, aguardando no corredor da morte. Enquanto espera pela sentença final, Van Wetter recebe cartas da atraente Charlotte Bless, que está determinada a libertá-lo para que eles possam se casar. Bless tentará provar a inocência de Wetter conquistando o apoio de dois repórteres investigativos de um jornal de Miami: o ambicioso Yardley Acheman e o ingênuo e obsessivo Ward James.As provas contra Wetter são inconsistentes e os escritores estão confiantes de que, se conseguirem expor Wetter como vítima de uma justiça caipira e racista, sua história será aclamada no mundo jornalístico. No entanto, histórias mal contadas e fatos falsificados levarão Jack James, o irmão mais novo de Ward, a fazer uma investigação por conta própria. Uma investigação que dará conta de um mundo que se sustenta sobre mentiras e segredos torpes.
Best-seller do The New York Times, Paperboy é um romance gótico sobre a vida aparentemente sossegada das cidades do interior. Um thriller tenso até a última linha, que fala de corrupção e violência, mas que, ao mesmo tempo, promove uma lição de ética.



O livro tem um estilo bem diferente do que estou acostumada a ler, achei curioso o fato do autor só nos revelar o nome de seu narrador- personagem 40 páginas depois do início da estória. E também o fato de ser um livro sem divisão de capítulos.

Paperboy é um livro para ser repensado já que é impossível você termina-lo e não ficar com uma inquietação na cabeça. Terminei a leitura sem saber se gostei ou não do livro; é uma obra complexa e definitivamente não é para todos. Provavelmente não seja para mim, por isso minha inquietação e confusão diante do que escrever.

A história se passa na década de 1960, e temos como narrador o Jack, uma cara de 19 anos. Ele possui uma capacidade de observação bastante apurada.

Conhecemos também a família Van Wetter, que possuem hábitos totalmente destoantes do que julgaríamos sociável, parecem quase selvagens, brutos; o medo que é tecido ao redor deles é praticamente uma proteção que acharam. Temos Ward James, irmão mais velho de Jack, uma figura obsessiva quando tem um objetivo, um sujeito antissocial, quase recluso em seu mundo, quieto, e depois percebemos que ingênuo. Yardley Acheman é uma figura intragável, exibicionista, com uma conduta muito duvidosa quando se trata de mulheres. Charlotte Bless, uma mulher com uma boa idade e atraente, que se preocupa em ficar bonita, veste roupas que socialmente não condiz muito bem com a sua idade, e que tem uma tara por presidiários, porém ela acredita que Hillary Van Wetter seja inocente.

Paperboy não é para todos , mas é uma ótima experiência. Não recomendo o livro e nem o filme para menores de idade, pois ambos contêm cenas de violência, apelo sexual e temas inadequados.



 

13 comentários:

  1. Oi Isa, sua resenha ficou ótima.
    Esse livro não me chamou a atenção tanto pela capa como pela sinopse e agora com sua resenha tive a certeza que não é pra mim mesmo :(

    ResponderExcluir
  2. Acredito que já li sobre esse livro antes, só não lembro que dizia... não adiantou em nada. Mas, tudo é bem conturbado, tanto o personagem que já está preso, quanto a família, é complicado isso!

    ResponderExcluir
  3. Isa,
    Suas já conhecidas resenhas sempre chamam minha atenção pela objetividade e acertividade.
    Também achei o livro inquietante e partilho a mesma opinião da avaliação.
    Muitos beijos, minha linda.
    :*

    ResponderExcluir
  4. Desde a primeira vez que eu li a sinopse desse livro fiquei muito instigado, ele me pareceu ser tenso, e bem diferente de livros dos quais estou acostumado, e acho que essa foi a primeira resenha que li sobre ele, e olha que já faz algum tempo que eu o descobri, e percebi que é mais ao menos o que eu imaginava. Estando dos desejados do Skoob, pois eu realmente estou querendo lê-lo

    ResponderExcluir
  5. Isa gostei da tua resenha, mesmo vc dizendo que ficou confusa e indecisa quanto ao livro, penso que seja daqueles livros que dao espaco para o leitor criar e pensar, nao como os enredos mastigados que e a grande maioria dos livros. Dica anotada. Hug lindona

    ResponderExcluir
  6. O livro me chamou atenção desde o primeiro momento em que o vi e li a sinopse. Depois, fiquei ainda mais empolgada ao ler uma crítica muito boa sobre o filme, elogiando a trama e também a atuação do Zac Efron (!!), sendo que raras vezes li algo que o elogiasse como ator. Enfim, saber que a trama é pesadinha me atraiu ainda mais, ponto superpositivo.

    Um beijo, Livro Lab

    ResponderExcluir
  7. Adoro suas resenhas, Isa!
    Estava interessada em ler esse livro, mas acho que vou repensar um pouco. Talvez ele não seja para mim também ou esse não seja o momento mais apropriado para esse tipo de leitura, uma vez que eu estou procurando livros mais leves.
    Beijão, lindona!

    ResponderExcluir
  8. Fiquei curiosa tanto para ler quanto ver o filme

    ResponderExcluir
  9. Essa resenha me deixou ansiosa pra leer o livro! Vou ver se arranjo o livro logo! :D

    ResponderExcluir
  10. Esse livro me chamou atenção, mesmo não sendo um livro adequado para menores de idade eu leria ele sem nenhum problema.

    ResponderExcluir
  11. Quero ler! Com certeza vai ser tão bom, ou melhor, que o filme

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!