10 outubro, 2013

Resenha HQ - Confiram! ;)


Antes de Watchmen -  Rorschach


por Marcia Cogitare




Depois de uma longa temporada fora da blogosfera, volto para o meu cantinho nessa bagaça tão querida (nosso amado blog), e bora falar sobre o polêmico “Antes de Watchmen” (não sei se após 1 ano, ainda é polêmico, mas...vamu assim mermo,rs).

Todo fã de quadrinho já passou obrigatoriamente pela leitura da genial e mitológica Watchmen do veio peludo ranzinza  e fodão Alan Moore e seu fiel escudeiro, o desenhista David Gibbons.

Watchmen é considerada a bíblia dos quadrinhos, é a obra prima máxima da nona arte, mesmo após mais de seus 20 anos, ainda frequenta as listas das hqs top tops da galáxia, parece que é uma obra que não se desgasta com o tempo. 
Então é obvio que você deve ler Watchmen, antes de ler a indicação do post, vai que tem alguém desavisado e cai de paraqueda nesta edição, sem ter lido a hq que a originou. Tá avisado.

Antes de Watchmen” foi lançada na terra dos abelhudos (States), Dilmaaaaa..., no ano passado e fez muito barulho em todas as mídias, até mesmo as mídias não especializadas acabaram por noticiar a polêmica novidade quadrinística , que agradou e desagradou muito dos fãs xiitas ou não, por todo o globo, e também nos ringues, quero dizer, nos fóruns da internet, os debates acalorados dos que se posicionavam contra ou a favor do lançamento da continuação de Watchmen.

Mas chega de mimimi e vamos falar um pouquinho sobre a edição do meu personagem preferido do universo Watchmen – o perigoso, moralista, porradeiro e paranoico Rorscharch.

Nesta edição contamos com dois nomes de peso, o roteirista Brian Azarello e o desenhista Lee Bermejo (já fiz um post sobre um trabalho desta dupla por aqui – a hq Coringa, confira depois deste post).

Mesmo a história sendo clichezenta e o desfecho ter sido realizado de forma abrupta, esta hq compensa pela arte do Bermejo, alias eu compro qualquer coisa que o Bermejo desenhe, gosto muito da arte que flerta com a realidade, nos dando a sensação de ser aquele cenário podendo ser possivelmente real em nosso mundo, então você acaba por se envolver com a narrativa através da bela arte de Bermejo.

Lee Bermejo como de costume dá uma vista panorâmica na cidade, um desenho de página inteira, dessa cidade suja e violenta e odiada por nosso personagem Rorschach.
Uma coisa bacana nos desenhos do Bermejo é que ele respeita a anatomia humana como poucos (quem lê hqs de super heróis sabe que eu estou dizendo), dá uma olhada no quadro abaixo, você consegue ver todos os mínimos detalhes do corpo da pobre vítima, até mesmo as celulites, é mole.

Bem, esta hq é para aqueles que curtem história com muita porradaria, sexo e violência, não recomendo para os garotinhos criado a leite com pera e para os mais sensíveis.

Bem, não vou ficar aqui falando muito sobre a história em si, até porque é bacana você ir atrás e conferir, e ver se não tô falando merda.

Vou de 3 estrelitas nesta edição.

Trilha sonora que me acompanhou durante a leitura – Paranoid – Black Sabbath, homenagem a colunista Isa, maluca por seu Ozzy.

Hug e estou voltando....




Marcia Cogitare


24 comentários:

  1. O mais incrível que achei é a realidade das imagens. As rugas de expressões e as celulites. Realmente ele consegue colocar na imagem cada detalhe caracterizando bastante bem o corpo humano, é impressionante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi , realmente a proximidade da realidade humana e o mais genial em toda a hq. Leia e admire a arte do Bermejo. Hug

      Excluir
  2. Aiiii q tudo vc por aqui Marcia, suas resenhas e seu jeito moleque" fazem falta sabia!

    Como sempre sua resenha além de ter um jeitinho só seu está incrivel, confesso que os desenhos são realistas de mais, o que me deixa de boca aberta com o talento desses caras, INCRÍVEL ...

    ** E muiiito obrigada pela homenagem OZZY é o cara, já li a Biografia dele umas duzias de vezes (acho até q vale uma resenha, oq acha Telma?) Ele só não casou comigo ainda pq não teve a honra de me conhecer, hahahaha" MODESTAAAA ...

    Bem vinda d novo Marcinha minha linda :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa, obrigada pelas boas vindas, eu também senti muita falta deste cantinho bacana e da troca com os leitores.
      Sobre a bio do Ozzy, demorô, adoraria ler uma resenha sua sobre o Ozzy.

      Vc viu que saiu a bio do Tony Iommi, vontade de ler tb.

      Hug lindona

      Excluir
  3. Marcinha,
    Quanta saudade!!!!
    Você não perdeu a prática! Suas resenhas continuam deliciosas de serem lidas. inteligência aliada a bom humor. Quem quer mais?
    Eu amei os traços dessa HQ! Fiquei curiosa... Quando você citou as celulites, fui procurar e caraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.... perfeita! Adorei.
    Um beijo, gata!
    *smack*
    :)

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    muito boa sua resenha, vc escreveu muito bem. N eh cansativo, e eh b detalhada porem sem dar spoiler!! Muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Confesso que até hoje só vi o filme Watchmen, e não foi meu estilo.
    Porem o que achei legal, e a forma do desenho.
    Não entendo muito de HQ, porém eu achei super legal! :D
    Um dia ainda vou ler uma coleção dessas, para matar minha curiosidade! :D
    Beijoss meninas

    ResponderExcluir
  6. Oiee Marcia
    que saudade das suas resenhas, estava fazendo uma falta danada :)
    E como sempre, não tem como ser diferente, amei sua resenha. O que mais me impressionou foi a realidade das imagens, perfeito!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Oscar, realmente os tracos sao marcantes nesta hq.
    hug

    ResponderExcluir
  8. Telmaaaa, tambem morri de saudade, como e bom retornar, ainda estou sem net, mas vou escrever minhas resenhas pq realmente sinto falta da galerinha daqui.
    Obrigada pelos elogios e amo escrever pro blog.
    Beijocas lindona

    ResponderExcluir
  9. Sissi' obrigada pelos elogios, tu nao faz ideia o quanto me e dificil segurar a onda sem dar nenhum spoiler, afinal acredito que algum dos leitores possa querer conferir a historia , ai nao e legal estragar a surpresa durante a leitura.
    Hug

    ResponderExcluir
  10. oi Jessica, tb nao curti o watchmen nas telas, acho que nao funcionou como na hq. Mas vc pode escolher algum genero, assim como nos livros tem hq pra todos os gostos. Posso indicar alguma pra vc, so preciso conhecer um pouceo o seu gosto literario.
    Hug

    ResponderExcluir
  11. Valew Fernanda, tb senti mta falta de vcs. Realmente o desenho desta hq e mto legal . Hug lindona

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. também não sou muito chegada a quadrinhos,mas estes desenhos são muito da hora,gostei!

    ResponderExcluir
  14. Watchmen é uma das HQ's e filme adaptado de HQ mais geniais que já li/assisti até hoje. As críticas são fantásticas, os desenhos são igualmente excelentes, é uma obra prima.
    E Rorschach figura entre os "heróis" que mais curto.
    Creio que eu apreciaria mais esse título, e daria uma nota melhor, mas valorizo demais sua opinião.

    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  15. Oi Glaucio obrigada pelo respeito, rs. Mas a Watchmen original é outra história, bem pra mim o Azzarello errou no ritmo, mas isso é gosto pessoal né. Hugo e continue nos acompanhando.


    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Dieny, isso me deixa animada para continuar compartilhando minhas leituras com vcs.

      Hug

      Excluir
  17. Nossa que desenhos perfeitos. Queria saber fazer pelo menos 1/3 disso !

    ResponderExcluir
  18. Não sou muito fã de quadrinhos, mas conheço o filme de Watchmen (só de nome, pq nunca vi ueheuhausha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wlange, leia o quadrinho Watchmen, é um dos quadrinho mais importantes da história dos comics.

      Hug

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!