09 novembro, 2012

HQ - The Walking Dead

The Walking Dead - Robert Kirkman & Tony Moore






Confesso que nunca fui lá muito fã de zumbis, e que resisti até este momento em ler os quadrinhos e assistir à série (transmitida pelo canal Fox).
Mas como uma boa geminiana que sou, curiosidade pouca é bobagem (isso ainda vai acabar comigo um dia), fato é que tirei a semana para ler os 12 primeiros números da Hq (correspondem aos dois primeiros  arcos da história) e aproveitei para ver a série (vi a 1ª temporada).

Gostei do que vi, e como o nosso foco por aqui são as Hqs e não a versão televisiva  da série, vamos às considerações quadrinísticas.

Uma coisinha, a HQM, editora que publica The Walking Dead por aqui, fez a cagada de traduzir o título para “os mortos - vivos”, eita povinho sem noção, porque não deixou o mesmo nome, já que  o  título da  série permanece o mesmo do original, mas parece que eles reconsideraram e vão começar a publicar com o título americano (por favor, tem coisa que não se traduz, perde totalmente o sentido, e essa é uma delas).





A premissa dessa história é basicona, mas não menos intrigante, inicia-se com o policial Rick Grimes em coma, após ser baleado numa diligencia policial de rotina,  o qual após acordar num hospital, se depara com o caos total e presencia a cidade tomada por zumbis. O segundo pior problema, é que após a  saída do hospital, ele não consegue encontrar a esposa e o filho, e se vê aterrorizado e confuso, numa cidade abandonada e devastada por seres que ele não faz ideia de que raios saiu.
Nessa busca pela família ele acaba num acampamento de sobreviventes em Atlanta (olha que beleza, a família dele e o policial que era seu parceiro na policia, estão lá), na minha opinião foi uma saída muito fácil e rápida da Hq.

Mesmo estando num mundo onde o apocalipse zumbi é um fato, o foco não são os malcheirosos e carcomidos zumbis, mas as histórias dos personagens humanos (tem personagem a dar com o pau), este é a grande sacada que permeia toda a história (os personagens e seus conflitos).
Engraçado que mesmo em situações extremas, as dinâmicas humanas continuam apontando para o próprio próprio rabo.
Você percebe que as pessoas vão pirando, e o egoismo vai se acentuando cada vez mais (me lembrei do livro – O senhor das moscas – William Golding), até porque acontece muita merda no decorrer da narrativa (não basta você estar num mundo empesteado por zumbis, falta abrigo e comida, falta tudo – é praticamente uma guerra civil). E você é obrigado a aprender na marra, como lhe dar com este novo mundo sem lei, os conflitos humanos neste cenário ganham uma dimensão grotesca.
E você reclama do seu chefe, TWD é pressão pra arrebentar o sistema nervoso de qualquer cidadão e se você não morrer comido por zumbis ou de fome, com certeza não escapará de ter a sua cabeça explodida por um aneurisma foda  (é pressão na máxima potencia). Lendo TWD, é exatamente esse o tipo de climão que eu sinto.


Falando sobre o desenho -  a história como vocês podem ver, é desenhada em tons de cinza, acredito que seria muito asqueroso o desenho ser colorido (mas bem que poderia sair algum número especial colorido né).
Na número 07 muda o desenhista, “sai” Tony Moore (desenha a capa desta edição) e entra Charles Adlard, demorei pra me acostumar com os traços do senhor Adlard, me agradou mais o desenhista anterior , o seu Moore (gosto pessoal mesmo).

TWD me convenceu, é bem realístico (tirando os zumbis, claro), fiquei me imaginando num mundo  desse, acho que não duraria 10 minutos, tenho uma teoria, acredito que os gordinhos seriam os primeiros a serem devorados, hahaha. Imagine euzinha, gorducha e ainda por cima com bronquite, num guento correr gente, morreria na segunda página da Hq,rsrs.
Ainda bem que é apenas uma ficção, ufa.

Brincadeiras à parte, recomendo a leitura desta Hq, é bacanuda pra caramba, já a série, você decide.

A trilha sonora que acompanhou minha leitura e a escrita desta resenha, foi  a depressiva,  “like a stone” interpretada pelo bonitão do Chris Cornell e seu bigodinho a moda Zorro, da implodida  banda  -  Audioslave.

Hug




26 comentários:

  1. Ótima resenha!!!! Eu gosto de zumbi rsrs e gostei de The Walking Dead.
    Ahhh a trilha sonora também é ótima rs.
    Valeu a dica! bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando, agora vou colocar a música que estou ouvindo no momento da leitura ou quando estou escrevendo a resenha, que bom que gostou do som.

      Hug

      Excluir
    2. Errei na digitação - É FernandAAAA

      Excluir
  2. Adorei a resenha! Não sou muito de ler HQs, mas mesmo assim acho que leria! Parece ter um enredo bem legal.. Agora a série, eu tô fora! aeohaeuiohaeo

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena, dê uma chance pro quadrinho, tenho certeza que irá gostar.

      Hug

      Excluir
  3. Adorei a resenha. Eu nunca assisti essa série e nem li o HQ, mas quem sabe um dia ;)

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso - @blogmarinah_g - INSTAGRAM: marinahgattuso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marinah, tá ai um bom quadrinho pra vc iniciar no mundo da nona arte.

      Hug

      Excluir
  4. Sou apaixonado por The Walking Dead, mas só vi a série, nunca cheguei a ler uma HQ, acho que deve ser bem interessante e uma nova experiencia para os fãs do seriado.
    :)
    Adorei o post!
    Abraços!
    www.blogumjovemleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ai meu Deus The Walking Dead!!!! Já estava me perguntando quando iria ler uma resenha dessa HQ por aqui. Sou fã de carteirinha da série e já estou super louca pra ler a HQ!
    Ótima resenha! Beijocas =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jualiana, eu também estava criando coragem para ler e resenhar, sei que por conta da série exibida na Fox, as pessoas podem pesquisar e ver que TWD é um quadrinho. Na minha humilde opinião, a série é bem medíocre, prefiro mil vezes o quadrinho. Espero que vc possa ler a Hq.

      Hug

      Excluir
  6. Aaaah, eu vivo ouvindo da minha amiga que essa série é boa, que ela vive assistindo e etc ..
    Mas nunca imaginei que a história tinha zumbi :p
    kkkkkkkkkkkkkkkk, mas eu adorei a resenha, me fez lembrar tbm do Senhor das Moscas :x

    Parabéns pela resenha, é uma pena que eu não tenho acesso á HQ's

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiani, corre atrás desse ai, tenho certeza que vc irá curtir.

      Hug :D

      Excluir
  7. Eu comecei a assistir TWD já faz um tempo, mas não consegui comprar as HQs ainda u_u
    Gosto muito da série, e (me baseando em livros que viraram filmes) espero que as HQs sejam melhores ainda!
    Sempre gostei de algo mais apocalíptico, então TWD já me chamou atenção pelos zumbis! Espero um dia ler as HQ's haha
    Beijos, ótima resenha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaianara, garanto a vc que a hq supera a série da Fox. Corre atrás, que vale a pena.

      Hug

      Excluir
  8. Tenho muita vontade de ler o HQ, mas qui pesquisar esses dias e cada volume custa em média uns 80 reais. Ai desisti né haha ~X(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Okumura, agora saiu as hqs em formatinho, é bem baratinho, ve na banca de jornal.

      Hug

      Excluir
  9. uma das melhores séries. essa resenha me fez ter vontade de ler as HQs haha.

    ResponderExcluir
  10. Estou lendo as HQ's do The walking Dead, e posso dizer que curtir mais do que a Serie.
    :)

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Igor, sabe que é dificil agradar os fãs dos quadrinhos, porque tem diferenças entre a mídia televisiva e o quadrinho, mas penso que ambas valem a conferida.

      Hug

      Excluir
  12. Amei a resenha... curto muito as HQs, porém, infelizmente não tenho tempo de ver a serie...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. milinha, eu pessoalmente prefiro a hq, mas é legal vc dar uma conferida na série e comparar ambas as mídias.

      Hug

      Excluir
  13. Eu preciso dar continuação a leitura das HQS, abandonei a série, comecei nos livros e preciso partir pra HQ também e depois voltar a assistir ^_^

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!