13 julho, 2013

Do Outro Lado

Do Outro Lado - Natsuo Kirino





MARAVILHOSO! - 5 estrelas dadas com prazer.

07/06/2012

Minhas impressões:

Muito mais do que um thriller policial, “Do Outro Lado” é uma viagem ao interior da mente humana. É uma descrição crua dos sentimentos, emoções, medos e questionamentos que fazemos no dia-a-dia.

Apesar de denso, o livro é narrado de maneira gostosa e simples (que é onde percebo estar sua poesia). A sucessão de acontecimentos está muito bem alinhavada, resultando numa estória extremamente bem contada.


Em alguns momentos podemos “prever” o que acontecerá em seguida, mas somos, na maior parte do tempo de leitura, surpreendidos.

Peguei-me admirada com a inteligência, perspicácia e imaginação ilimitada da autora. Sem dúvida, Natsuo Kirino ganhou uma fã.

Você sabe o que é torcer para que alguém saia impune de um crime, mesmo esse alguém sendo culpado? Sabe o que é mudar de ideia sobre um personagem constantemente? É isso! O livro incita a contradição de pensamentos e à revisão de conceitos moralistas que já trazemos conosco. Creio que isso aconteça porque a autora nos mostra o ponto de vista de cada um dos personagens sobre o mesmo fato e claro, eles variam dependendo da motivação. O que lhe levou ao ódio, pode levá-lo à compaixão, após a leitura da "mente" do personagem.

O único aspecto negativo é o que talvez eu possa atribuir à tradução: algumas frases ou comportamentos chegam a ser muito simplistas diante da complexidade das ações que lhes seguem, no texto/estória. Outros pequenos clichês também contam aqui como aspectos negativos, entretanto, posso afirmar com veemência que, O LIVRO VALE MUITO À PENA!

SUPER RECOMENDO!

Deixo você com a sinopse do próprio livro:

~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.

Sinopse:
“De meia-noite às cinco e meia, sem intervalo, Yayoi, Masako, Yoshie, Kuniko e seus colegas permanecem ao lado da esteira transportadora, embalando quentinhas. Apesar de oferecer bom salário para meio-expediente, o serviço na fábrica de refeições de comida pronta é desgastante. Entre o trabalho mecânico da madrugada e os afazeres domésticos da manhã seguinte, as quatro operárias japonesas viveriam o repetitivo e extenuante cotidiano da mulher contemporânea até que um trágico assassinato mudasse suas vidas para sempre.
Casado com a bela Yayoi e pai de seus dois filhos pequenos, Kenji Yamamoto chegara ao limite da irresponsabilidade ao arriscar todas as economias da família no bacará. Viciado no jogo e obcecado por uma misteriosa e sensual prostituta da boate Playground, perdera o respeito em casa quando agrediu covardemente a mulher. No dia seguinte, reagindo às humilhações impostas pelo marido, Yayoi o enforca, em uma briga, com o cinto de sua calça.
O gesto inconseqüente da jovem senhora Yamamoto é o início de uma trama sem mocinhos e bandidos. Desesperada com a possibilidade de parar atrás das grades, Yayoi apela para a solidariedade de sua colega de fábrica Masako, que, por estranhos motivos, decide ajudá-la a se livrar do corpo do marido. Com a ajuda de Yoshie e Kuniko, Masako desmembra o cadáver de Kenji e o espalha em sacos plásticos pelos lixos de Tóquio. O assassinato talvez ficasse para sempre sem solução se corvos não indicassem à polícia as primeiras pistas do crime.
Ao identificar em poucos dias o corpo de Kenji Yamamoto, os investigadores logo passam a se debruçar sobre as possíveis causas do homicídio. Os problemas que o marido de Yayoi acumulara na boate Playground e no cassino anexo lançam suspeitas sobre o cafetão Satake, um homem capaz de tudo para proteger suas “mercadorias”. Cúmplices no assassinato e na ocultação de cadáver, Yayoi, Masako, Yoshie e Kuniko sabem, porém, que seu segredo está a perigo. Suas vidas de tédio e indiferença nunca mais serão as mesmas.”
  

16 comentários:

  1. Li a resenha e adorei, fiquei super curiosa pra ler esse livro...
    Entrou pra minha lista de desejados

    ResponderExcluir
  2. Oi, Telma!
    Gostei bastante da resenha, espero que o livro seja tudo isso mesmo, é bem difícil eu realmente gostar de um Thriller policial.
    Beijos *---*

    ResponderExcluir
  3. Adoreei essa resenha, o livro deve ser muito bom mesmo *-*

    ResponderExcluir
  4. Nossa!!!! Amei esta resenha!!!
    A capa do livro já me chamou a atenção e lendo a sua resenha e a sinopse fiquei com muita vontade de ler este livro...

    ResponderExcluir
  5. Fiquei curiosa com essa sinopse. Nunca li nenhum livro de autor e personagens japoneses (ou chineses, desculpe minha ignorância, rs) e a sua resenha me despertou o interesse.
    E parabéns por mais uma resenha fastástica!!!!!!!!!!!! :)

    ResponderExcluir
  6. Nunca tive contato com a literatura japonesa até ler os dois primeiros volumes de 1Q84, do Murakami. Fiquei impressionada com o nível de genialidade do autor, e tenho curiosidade de conhecer outras obras e autores japoneses contemporâneos. Do Outro Lado me pareceu interessante, tanto pela empolgação da resenha quanto pelo fato de ser um thriller (adoro!).

    Bjs, Livro Lab

    ResponderExcluir
  7. TELMA1
    MUITO BOM PODER LER UM LIVRO QUE NOS FAZ REFLETIR SOBRE NOSSO COTIDIANO, NOS LEVANDO A UMA VIAGEM INTERIOR...
    tÃO CURIOSA EM PODER LER ESSE LIVRO...
    CHEIRINHOS
    rUDY

    ResponderExcluir
  8. Que capa é essa? Amei. Clichês para mim acabam com o livro - menos com o livro Sob a Redoma do King, os clichês do livro foi o que salvou do fim decepcionante -, mas mesmo assim fiquei muito interessado no livro... Lista de desejados

    ResponderExcluir
  9. Pela capa não me interessei muito pelo livro, mas depois que li a sinopse aqui e seus comentários estarei colocando o livro na minha lista de próximas aquisições.
    Obrigada pela dica e parabéns pelo blog.
    bjinhos

    ResponderExcluir
  10. Oi Telma!

    Que corvos filhos da mãe, hem? Não podem ajudar, também não vão atrapalhar, né? kkkk.
    Agora, a vantagem é que o marido tinha tantos inimigos, que a suspeita vai demorar para cair em cima da esposa.
    Parece ser muito bom mesmo!

    Uma beijoca,
    Nanda Cris

    Maquiada & Esmaltada
    Retalhos Assimétricos

    ResponderExcluir
  11. Gostei da resenha Telma. Parece ser um livro bem cabeça e profundo. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  12. Parece ser ótimo esse livro *-*

    ResponderExcluir
  13. Confesso que quando olhei a capa me deu um arrepio kkkkk
    Mas como gosto e muito de thrillers, me interessei e vai pra minha "listinha" :)

    ResponderExcluir
  14. Resenha muitoo boa, e a capa do livro é de dar medo, acho interessante livros assim, que mechem com suas opiniões e fazem vc mudar de ideia quase o tempo todo ...

    ResponderExcluir
  15. Eu não conhecia o livro,a capa me chamou atenção e a resenha não deixa de me fazer ficar louca por essa livro. Mesmo conhecendo ele agora eu já fiquei com algumas expectativas sobre ele,a capa é incrível *-*

    ResponderExcluir
  16. 1° de tudo a capa esta perfeita
    adorei a sinopse , resenha e tudo mais,
    indo ver o preço now, lá se vai mais uma vez meu dinheiro todo em livros...

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!