18 agosto, 2012

Apátrida

Apátrida - Ana Paula Bergamasco





A Vida em Tons de Cinza


Apátrida, de Ana Paula Bergamasco é bonito desde a capa, que por si só é uma sinopse do livro: em diferentes tons de cinza, com um olho de um azul magnífico ao centro: o olho de Irena!

Irena conta sua história em primeira pessoa. Vai desde sua infância que é muito similar à nossa, passando por uma adolescência precocemente madura, até sua velhice cheia de marcas físicas e psicológicas.

Eu já havia tido contato com livros que narravam a história da Segunda Guerra: O Diário de Anne Frank que fala da ocupação nazista nos países baixos, A Lista se Schindler e a versão do meu marido, que é alemão e que sempre procurou inteirar-se dos acontecimentos de uma guerra que dividiu seu país em 2 e que gerou tanto sofrimento. Ainda com o conhecimento que já tenho do ocorrido, Apátrida é surpreendente. Surpreende porque, apesar de todas as atrocidades da guerra, o livro é permeado de amor, paixão, docilidade.

É impossível não estar um pouco presente na época! Em impossível não ver diferentes emoções arrancadas pela narrativa simples e objetiva de Ana Paula Bergamasco!

Durante a leitura, não chorei, não sorri... mas senti com profundidade! (digo isso porque chorei em “Marley” e sorri em “Melancia”...rs*).

O aspecto psicológico da humanidade, que sempre me surpreende e é constante objeto de meus estudos, também está em abundância no livro. Até onde o ser humano vai quando o poder está em suas mãos? O que faz em decorrência do fanatismo, seja religioso ou político e até onde se vai por amor?

Ao ler, naturalmente essas reflexões aparecem, mas não de maneira cansativa. A Filosofia, A 
Psicologia está lá, mas sem a teoria de Sócrates ou Lacan. Está ali na prática. Numa leitura que não cansa, ao contrário, pede a próxima página.

Altamente recomendo!



7 comentários:

  1. Entendo quando fala de profundidade... como o título da sua resenha, lembro-me da leitura de 'A Vida em Tons de Cinza' sobre o nazismo... não chorei mas foi um livro triste, profundo.
    Mas apesar de ter gostado da leitura do livro que citei, é uma tipo de livro que te deixa agoniada, perplexa... não sei se tenho coragem de repetir a experiência.
    De qualquer maneira, adorei a resenha! Quem sabe um dia... rs Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Deve ser muito bom mesmo, já ouvi falar mas nunca tive AQUELA VONTADE, sabe? Por fim, quem sabe não dou uma chance, já que você falou super bem, né?

    Abraço!
    www.blogopenbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já me deu vontade de ler! esse vai pra lista de desejados do Skoob! rs beijãoo

    ResponderExcluir
  4. Ja ouvi muitos comentários bons a respeito desse livro, espero ler um dia.

    ResponderExcluir
  5. Holy shit que capa linda é essa, me lembrou a de Starters :3

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!