19 dezembro, 2015

Os Príncipes Encantados Também Viram Sapos

Um conto de fadas moderno e apaixonante que tem como cenário as ilhas paradisíacas do Havaí Kate e Sam se conheceram muito jovens, durante férias de verão na Califórnia, e se apaixonaram à primeira vista. O amor entre eles supera o tempo e a distância e, ao terminarem a faculdade, ele a pede em casamento. Os anos se passam e o casal parece ter construído a vida perfeita: eles têm uma carreira de sucesso, duas filhas lindas e ainda são apaixonados. Sam, que cresceu em um orfanato, conseguiu com Kate tudo o que sempre quis: uma grande família.
 Até que um telefonema muda tudo... Megan Maxwell, autora da série best-seller Peça-me o que quiser, conta uma história sobre amor, infidelidade e segundas chances.




Megan Maxwell
376 páginas
Suma de Letras


Já faz algum tempo que a Telma me enviou esse livro para que lesse e resenhasse, e apesar de tê-lo lido não pude fazer a resenha. Como nunca tinha tido contato com a escrita da autora, então foi novidade para mim.

Como diz a sinopse é um conto de fadas moderno, então é clichê. Para aqueles que buscam um livro com grandes reviravoltas, esse não é o ideal. Também li algumas resenhas sobre alguns livros da autora, e os adeptos a escrita dela disse que esse não é um dos melhores livros dela.

Para mim, posso dizer que o livro não foi de todo ruim, mas teve partes em que fiquei um pouco com raiva da Kate, devido sua passividade, pois não seria uma atitude que tomaria, mas quando se descobre tudo... a coisa muda, um pouco. E, pensando na parte em que “nem todos são iguais” sei que há mulheres dessa forma, conheço. Então, só tenho a dizer: não sei se admiro ou as acho bobas, mas de uma coisa tenho certeza: fico meio pasma e as aceito como são. E foi com esse sentimento de “pasme-se e de aceitação” que segui a leitura até o fim.

O romance ocorre entre Kate e Sam, tudo é muito lindo e florido de início, como todo casamento, e depois se descobre que no meio das flores há terra e pedrinhas (ou pedronas). Para as menos românticas, deixo uma dica. Não desistam devido o início meloso e tudo muito lindo e florido. As românticas vão se encantar e sonhar com um homem como o Sam: lindo, musculoso, atlético (surfista de primeira), bronzeado, cavalheiro. Que deseja uma moça para formar uma família, porque Sam fora abandonado em um orfanato, portanto não tem família. Seu sonho é construir uma.

Ele entra na família de Kate, muito consolidada, acaba não com uma sogra, mas uma mãe que o mima e o ama.

Kate tem sua irmã mais nova Terry, uma pessoa completamente diferente dela, impulsiva e que diz tudo o que vem na mente. Ela faz loucuras no livro, fala de tudo e todas para quem estiver na frente, ninguém permanece confortável perto de Terry.

Sam tem um irmão de coração: Michael. Ele fora abandonado também no mesmo orfanato de Sam e desde o momento que se viram tornaram-se amigos irmãos inseparáveis.

A história se move com a vida de Sam e Kate, algo ocorre entre eles, que ninguém sabe, e que traz muitos transtornos a vida não só dos dois, mas para as filhas deles: Ollie e Cat.

Dois segredos. Duas omissões que geram uma passividade de congelar o amor mais quente existente.

Ollie é como sua mãe, Kate, usa muito a cabeça, é muito objetiva e sabe quando e como agir, possui uma postura de idade superior a que tem. Diferente de Cat.

A pergunta que ficou martelando em minha cabeça: como uma pessoa que tem tudo o que sempre quis faz uma idiotice enorme para perder tudo?

A trama do livro em parte é bem previsível (espere por um choque) e a autora trabalhou bem nas personalidades dos personagens. No decorrer da leitura vemos o motivo da passividade de Kate, o que é uma boa surpresa. Vemos o segredo do Sam. Que é uma baita pancada no leitor. E por fim descobrimos mais sobre Michael e sua vida. Pois se o Sam é lindo, o Michael não é de jogar fora, já que ambos possuem as mesmas características atléticas, físicas e de inteligência.

Terry por vez é a que agita o livro e Ollie ajeita tudo para tudo ocorrer, uma garota fantástica que sabe o que quer e luta por aquilo apesar da idade. Ignorei a parte em que fica forçado, e aproveitei as partes que possuem o ideal no agir de uma adolescente.

Dona Serena a mãe de Kate e Terry, sabe aquelas mães-avós que não dizem nada e por fim falam tudo em uma frase deixando o ouvinte pensando o resto da vida? É assim a personagem.

Não é um livro que conta a história de um personagem, mas conta a história de uma família. Um livro que narra o que ocorre no cotidiano, os percursos de um casamento, seus segredos, decisões erradas, e o que essas podem levar a ocorrer no decurso do tempo.

Algo tão simples e rotineiro, não é algo que faça qualquer um suspirar, mas a verdade contida faz qualquer um pensar e por fim suspirar (seja de alívio ou por romance no ar). A mensagem é linda!

E, atitudes ou a passividade são o que mudam ou não um futuro.

É clichê? Sim, é. Detestei o livro? ... tem certeza?

Creio que o li com um olhar mais amplo. A vida não é tão inusitada quando atitudes são passivas. 


- Como não poderia amar? – respondeu Kate, levantando as mãos. – O que aconteceu entre a gente há alguns anos foi para mim uma enorme prova de amor. E por isso nunca armei um escândalo, desde que fiquei sabendo... Só fiz o que meu coração mandou. Só isso.



4 comentários:

  1. Digamos que estou com raiva de Sam pq me parece que ele se transforma em um sapo muito feio e enrugado :(
    Maaas, apesar de no começo vc dar a entender que o livro não é tão bom, eu gostei taaanto da sua resenha que me aventuraria nesse livro.. pq eu sou romantica né então acho que faz meu estilo :) beeijo Cinthia :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Daiani, detestei a passividade (de amor) da Kate. Mas, tudo fica explicado, até que entendo tudo depois da explicação. Eu gostei do livro por se tratar de algo que ocorre muito muito muito. Talvez mais do que eu gostaria que ocorresse, para mim o que ele fez é algo horrível seja da forma como for, há vários tipos de fazer tal coisa. Sam vira Sapo, mas para ele começar a coaxar ocorreu algo. Tudo é muito cabeludão! E sinceramente aqueles que amam, na situação deles, talvez não fariam tudo do mesmo jeito, mas teria o final que teve. Aqueles que amam de verdade e sabe reconhecer seus erros e perdoar, simplesmente não desperdiçam o amor. Mas, essa minha concepção é só após todas as mentiras serem expostas. Compensa ser lido, ainda mais você é romântica e sabe esperar, tem fé, tem amor no coração. Hoje em dia as pessoas não possuem tanto essas riquezas Daiani. Acredito que você vai amar, talvez só veja algumas coisas forçadas por parte da Ollie. Mas, fora isso, vai amar!

      Excluir
    3. ah que lindo Cinthia... gostei muito desse seu comentário, mostra ainda mais esse livro, demonstra que realmente há uma boa lição nele, se você souber apreciá-lo! *-*

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!