06 junho, 2015

Resenha: A Playlist de Rayden


Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que senteEnquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil





Num primeiro momento eu imaginei ser apenas mais um YA... comum como tantos outros.

Fiquei preocupada quando vi tratar-se da temática "suícidio".  Um livro com um assunto tão denso, para adolescente sempre me deixa curiosa. Como será tratado?

Gostei demais da maneira como Michelle Falkoff explora o tema! Além de vários alertas (para jovens, pais e professores), a história é um convite a pesquisa das músicas e a virar a página. Queremos saber o que aconteceu realmente. 

Sofri com Sam (o melhor amigo de Hayden), na sua busca pelos tão comuns "porquês" nessa fase... mas ele tinha uma razão maior para tal busca: Hayden deixa uma lista de músicas (ótimas por sinal, vou deixar aqui no final - a rima não foi proposital e virou quase uma cacofonia, enfim...).

Sam, eu me encantei com ele. Fiquei também encantada com Hayden e querendo, a todo custo mudar o final da história (tipo a personagem do livro "Misery" de Stephen King), mas como todo luto, passei pelas minhas fases e acostumei-me a viver sem Hayden. Falando em S.K., ele é o autor favorito de Hayden e acredito que quem ler, vai sofrer de grande empatia pelo personagem... aliás, por ambos os personagens... também vai reconhecer os pais de Hayden em tantos outros pais e a rotina escolar e seu eterno bullying.

Esse é um livro que, creio eu, veio pra encantar e sensibilizar a moçada.

Indico para Y.A. ou para quem goste de leitura fácil e densa (inquietante - pelo tema em si).


Clique aqui para escutar a playlist



Clique aqui para ser direcionado à página da Novo Conceito e baixar um trecho do livro em PDF

Muitos beijos, surtadinhos.







21 comentários:

  1. Eu quero muito ler esse livro, assim que vi a premissa comparei ele com os 13 porquês, acho que deve ser bem parecido, e como gostei muito dele, acredito que gostarei bastante da playlist de Hayden também
    bjão minha flor

    ResponderExcluir
  2. A história tem cara de ser emocionante. Triste,mas cheio de mensagens pros leitores. Esse negócio de bullying é um caso sério. As escolas deveriam falar sobre este assunto em palestras ou até mesmo aconselhamento psicológico. Pois nem todos conseguem levar estas brincadeiras brutais de modo leve e sem ressentimentos. Vou tentar ler porque gostei do assunto que abordar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Beth!
      Agora preciso de algo mais alegre.
      beijoconas

      Excluir
  3. achei muito interessante o livro, principalmente por um tema que deve chamar a atenção na sociedade: o bullyng. Outro motivo é essa mistura de artes, literatura com música, acho isso enriquecedor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei enriquecedor a mistura, Sabrina.
      beijoconas

      Excluir
  4. Telma, um livro que traz diversos assuntos ao mesmo tempo, gostei disso. E pelo fato de ser denso e inquietante creio que em certo momento devo lê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que você vá gostar, coisa linda.
      Muitas beijocas, Cinthia!
      ;)

      Excluir
  5. Hello!
    Tambem tinha ficado meio tensa com o tema de suicidio, mas ja li tantaas resenhas boas, que quero mto conhecer esse livro.
    A capa do livro esta divina, com esse fone de ouvido ligando os personagens e ainda tem a playlist pra fazer a gente entrar mesmo na estoria.
    Sua resenha esta otima e so aumenta a minha curiosidade sobre o livro.
    Bjus

    ps: meu teclado nao tem acento.

    ResponderExcluir
  6. O mais intrigante do livro é a playlist que meio que conversa com o leitor e com Sam, mostrando mais sobre a personalidade de Hayden e como as músicas servem de consolo nos momentos difíceis.
    Nunca é fácil falar sobre suicídio, mas a autora parece ter conseguido fazer isso na medida certa, sem carregar muito na mão, dei uma olhada nas músicas e é só porrada, bandas que escuto no dia a dia e fiquei muito feliz de saber que mais pessoas terão a oportunidade de conhecer graças ao livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, David!
      Exatos em suas duas afirmações.
      beijos em vc.
      :)

      Excluir
  7. Telma, estava aqui escutando a Playlist e fiquei curiosa com um a coisa. Quando a gente adquire o livro vem um cd junto?

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    eu quero muito ler esse livro já m escrevi na prmo e torcendo muito para ganhar rsrs, achei muito bom o que o lvir vi abordar, amo musicas de mais
    Bjks

    ResponderExcluir
  9. Estou louca pra ler esse livro!
    A história me parece bem interessante e essa temática de suicídio sempre trás uma certa polêmica, como em Os 13 Porquês, acho que vou amar!

    ResponderExcluir
  10. Preciso lê-lo!
    Suicídio é um tema pelo qual tenho obsessão. Além disso, aprecio imensamente música e adorei que a autora tenha relacionado estas duas artes, literatura e música, no desenvolvimento da estória.

    ResponderExcluir
  11. Telma!
    Bem triste por não ter recebido esse livro da NC.
    Quero muito fazer a leitura e pelo jeito, terei de comprá-lo, achei bem intrigante mesmo o mote do livro e fiquei curiosa em poder descobrir o que aconteceu.
    “Quando defendemos os nossos amigos, justificamos a nossa amizade.”(Marquês de Maricá)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  12. Nossa, o livro é totalmente diferente do que eu pensanva que ele fosse, fiquei curiosa para ler ele e ver como a autora soube tratar um tema delicado como esse, to vendo que irei gostar do livro, gosto muito quando os livros possuem um ótimo playlist.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei muito da sinopse do livro, e lendo a sua resenha fiquei bem animada. Me agradou total e já desejo! A história parece ter todos os elementos de um bom livro. Sem falar que já vi falarem bem dele em muitos lugares.

    ResponderExcluir
  14. Ahhh, é uma pena que não venha junto essa playlist em forma de cd ou mesmo um pen drive. Daria um up legal no livro.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!