22 junho, 2015

resenha: Outlander - O Resgate no Mar


Há vinte anos, Claire Randall voltou no tempo e encontrou o amor da sua vida - Jamie Fraser, um escocês do século XVIII. Mas, desde que voltara à sua própria época, ela pensava que ele tinha sido morto na Batalha de Culloden. Agora, em 1968, Claire descobre com a ajuda de Roger Wakefield, evidências de que seu amado pode estar vivo. A memória do guerreiro escocês não a abandona... seu corpo e sua alma chamam por ele em seus sonhos. Claire terá que fazer uma escolha: voltar para Jamie ou ficar com Brianna, a filha dos dois? Jamie, por sua vez, está perdido. Os ingleses se recusaram a matá-lo depois de sufocarem a revolta de que ele fazia parte. Longe de sua amada e em meio a um país devastado pela guerra e pela fome, o rapaz precisa retomar sua vida. As intrigas ficam cada vez mais perigosas e, à medida que tempo e espaço se misturam, Claire e Jamie têm que encontrar a força e a coragem necessárias para enfrentar o desconhecido. Nesta viagem audaciosa, será que eles vão conseguir se reencontrar?




Pois bem, surtados meus....

Demorei pra fazer essa resenha.

Demorei porque o livro é grande, porque não leio tão rápido quanto muitas pessoas e porque, num livro desses (3º da série) se lermos com pressa, começamos a achar defeitos demais por conta do tédio, que se faz presente como grande fruto da pressa (já citada).

Eu ainda estou apaixonada por Jamie... muito... perdidamente. E, por falar em "perdidamente", Jamie está tão perdido, mas tão perdido nesse livro que fiquei mesmo preocupada em como Diana Gabaldon iria fazer para que Claire (ou seja, eu) o encontrasse de novo.

Se vocês acompanharam as resenhas dos anteriores, vão ver que AMOR é o que define meus suspiros a cada término. Vai ver que SAUDADE é o nome do que invade meu coração. É! Tô mesmo, toda romântica. Toda mulherzinha! *suspiro*

Caso não tenha visto as outras resenhas, veja aqui:



Pois bem, Jamie sofreu de tudo um pouco e eu estava contando as vidas porque, que eu saiba, gato tem apenas sete vidas e Jamie (gato de tudo) pareceu ter um pouco mais.

O livro se passa em duas épocas diferentes: século XX e duzentos anos atrás.

Ver Claire, no século XX, procurando pistas sobre o paradeiro de Jamie, me deu agonia e desesperança, mas não perdi a fé. Também temos explicações para muitos dos eventos (algumas eu achei forçadas mas, isso não iria estragar meu amor/devoção/adoração/obsessão pelo livro. No way!)  Passei por cima de alguns .... digamos, surtos de Diana Gabaldon, porque a mulher pode! A escrita é tão maravilhosa que, algumas explicações forçadas tornaram-se tragáveis. Entendem o que digo?

Preciso voltar a Jamie e sua sina. O cara foi parar numa prisão, onde o que consideramos azar, era sorte pra eles:

- Os prisioneiros comem os ratos? - perguntou ele com a lembrança vívida dos dentes amarelos e pontiagudos mordiscando o bolo de frutas.- Só quando tem a sorte de pegar um, senhor.

I beg your pardon!!??

Tenho pavor de ratos! mas, sério.... isso é o mínimo, no quadro de coisas que Jamie passou. Eu ainda tô bege por ele ter sobrevivido.

De qualquer forma, o encontro do suspense da guerra e a paixão do romance, ainda me encantam, como no primeiro livro.

(...) A memória do corpo é diferente da memória da mente. Quando eu pensava, imaginava e me preocupava, sentia-me acanhada e sem jeito, tateando no escuro. Sem a interferência do pensamento consciente, meu corpo o conhecia e respondia imediatamente ao dele, em perfeita sintonia, como se ele tivesse acabado de me tocar e todos esses anos não houvessem transcorrido.


Fico imaginando se o ritmo (por vezes exageradamente rápido, por outras mais rastejante) vai permanecer na parte 2. Espero que Diana desacelere em alguns momentos. Espero explicações melhores para algumas situações... mas, sobretudo, a ansiedade que sinto, pelo próximo livro, me faz reconhecer que sou uma fã da série... apesar do livro 1 ainda ser meu favorito.

beijos queridos.








17 comentários:

  1. Aiai...suspiros e mais suspiros...Fico imaginando essa saga maravilhosa nas telas do cinema, Telma! Seria um sucesso de público!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabrina,
      O primeiro volume já saiu em série (e eu assisti). É maravilhoso!
      É apaixonante!
      Não deixa a desejar.
      beijos

      Excluir
  2. Olá
    sinceramente, não fui muito com a cara dessa serie, não li o livro (pode ser diferente) mas achei a serie bem chinfrinha rsrs, mas sem duvida essas capas são tops
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahaha
      Netinho... entendo que não tenha gostado. É uma série, que penso poder dizer "feminina": as mulheres amam e os homens acham "nada a ver".
      Normal.... vcs são de Marte e nós somos de Vênus! :p
      beijos, querido.
      :)

      Excluir
  3. Telma!
    O que mais me intriga na série é como é feita essa passagem no tempo...fico me roendo para saber, porque o tema muito me atrai.
    E claro, o romance também, porque um amor suportar tantos anos de afastamento e ao se reencontrarem, ser ainda melhor... não tem como não suspirar, né?
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy...
      Falo um pouco em como aconteceu essa "brecha no tempo" na resenha do livro 1...
      ;)
      it's magic, baby!
      muitos beijos

      Excluir
  4. Rindo muito aqui! Ratos!
    Conheço alguém que também prefere combater em uma guerra do que enfrentar um rato!
    É uma série que quero ler, só não sei quando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também penso que essa lhe agradaria muito, Cinthia....
      mas, eu prefiro ir a guerra do que à caça ao rato! :))

      Excluir
  5. Acabei de ganhar essa linda série. não os li ainda, mas espero começar logo. assim que acabar o que estou lendo no momento, vou embarcar nessa aventura de After. Não me canso de ler as resenhas destes livros. leio tanta coisa boa a respeito que as vezes não me aguento de ansiedade. Rsrsrs Pelo que estou vendo aqui, este parece ser mais perfeito e complexo. Estou amando as novidades sobre a história. Louca pra começar também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah! Beth.... Abrace muito quem te deu!
      Essa série é tudo de bom!
      beijos grandes em você. :D

      Excluir
  6. Você já deve ter percebido que eu não entendo muito sobre livros. Mas todos que você posta aqui está me proporcionando suspiros e curiosidade, quero muito ter a oportunidade de ler todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber disso, Karla.
      Aos poucos se começa a ler e, depois de um tempo a curiosidade dá lugar ao saber.
      muitos beijos
      ;)

      Excluir
  7. Gente eu tenho que começar a ler essa série logo, eu tenho o primeiro livro, mas ainda não o peguei para ler por conta do tamanho mesmo, estou com preguiça hahahahahah mas espero gostar muito dos persongens e estou ansiosa para ver se irei me apaixonar também pelo Jaime, pois tem muita gente que ama ele.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nada dessa série, mas ela me parece muito boa, principalmente porque mescla romance com fantasia.

    ResponderExcluir
  9. Eu não vejo muitas resenhas sobre essa serie, acho que o povo tem preguiça,
    mas pelas suas resenhas imagino o quão bom eles devem ser,
    confio muito na sua opinião e pelo que fala deles sinto que terei que ler um dia

    ResponderExcluir
  10. Boa notícia, Telma! Espero que haja continuação no cinema assim como nos livros.

    ResponderExcluir
  11. Telma, achei uma pena a editora dividir o terceiro livro em duas partes, deveria ter lançado em volume único e depois o quarto, afinal a série é imensa e demorará anos para terminar de ser lançada aqui.
    Tenho um pouco de medo de o que começou muito bem, acabe desandando nos próximos livros e o leitor fique cansado e deixando de lado a leitura, acho que ela precisa ter muita criatividade para conseguir manter o ritmo e esse romance por mais 10 livros.
    Quando tiver dinheiro sobrando irei comprar, suas resenhas me deixam sentindo um pouco do que o livro passa, por isso quero conhecer a escrita e a narrativa da Diana.
    Que venha a segunda parte e a segunda temporada da série que parece ser incrível, depois que fizer a leitura, pretendo assistir.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!