20 março, 2015

Resenha: A Garota que Tinha Medo


Sinopse:

Marina é uma jovem que faz tratamento para a síndrome do pânico. Às voltas com o ingresso na universidade, um novo romance e novas experiências, Marina tem seu primeiro ataque de pânico. Sua vida vira de cabeça para baixo no momento mais inapropriado possível e então psiquiatras e psicólogos entram em cena. Acompanhamos suas idas ao psiquiatra e ao psicólogo, o tratamento farmacológico e a psicoterapia. Ao mesmo tempo, conhecemos detalhes de sua vida amorosa e sexual, universitária e profissional, social e familiar na medida em que elas são marcadas pela síndrome. Um tema atual. Uma excelente obra tanto para conhecimento do quadro clínico como entretenimento, narrada com maestria e de uma sensibilidade notável.

Queridos, esse livro é imperdível!!!!



Oi, surtadinhos gostosos!

É com imenso prazer que trago a resenha deste livro pra vocês!

Parte de vocês sabe do meu envolvimento na área de saúde mental e, apesar das fobias, depressão, ansiedade, compulsividade, dentre outros, estarem se espalhando cada vez mais em decorrência da situação do nosso país (planeta), pouquíssimos livros abordam tão bem o tema.

Vejo, na situação da síndrome de pânico, livros de dois gêneros: ou técnicos e portanto, longe do alcance da massa, ou alguns "gatos pardos" escritos sem profundidade. Breno Melo conseguiu unir ficção literária a termos, fatos, sintomas e possíveis passos para a cura ou controle de diversos desses problemas, nesse livro. Cara... eu fiquei muito impressionada positivamente.

Indico esse livro para TODO MUNDO! 

Claro que indico em especial para aqueles que possuem alguma fobia causada pela ansiedade, para aqueles que têm ou conhecem alguém que tem síndrome de pânico, mas na nossa atualidade, acho imperdoável alguém que não conhece um mínimo necessário para lidar com esse mal invisível que vem nos assolando mais e mais.

Impressionante o número de pessoas que padecem por tantos meses, anos e às vezes, a vida toda, por conta da falta de conhecimento de alguns médicos de Clínica Geral (dentre outros) e por uma população alucinadamente estressada que não tem tempo (ou alertas educacionais) para pesquisar, conhecer e saber  um mínimo dos males físicos que a saúde mental pode causar.

O livro explica o que é desrealização, despersonalização, parestesia (e outros tantos termos psiquiátricos), de maneira descritiva simples e também ensina-nos o que fazer em situações assim. (impressionada!)

Lendo o livro, tive dificuldade em saber se Breno Melo já passou por tudo isso e conta sua própria história, ou esteve bem perto de alguém que sofreu desses males, ou ainda se foi apenas um pesquisador (extremamente bem sucedido) e um ser de sensibilidade aguçada. (ainda vou fazer pra ele essa pergunta!)

A personagem Marina é tão verossímil que eu realmente acho que ela existe! Vejo Marinas o tempo todo e posso dizer que sou uma "Marina", tamanha a identificação com a personagem! Realmente a impressão que me passou, era de alguém, sentada em meu consultório me contando sua história.

A leitura é fácil. Breno Melo sabe escrever! Ele alia uma linguagem simples (coloquial) sem exageros, a descrição de sentimentos, emoções e situações com uma perfeição gramatical, típica de quem tem muita intimidade com a arte de escrever. 

A sinopse deixa clara a história então, não vou ser redundante e recontá-la. Vou ser redundante (apenas para reforçar) ao dizer que é um livro escrito para todas as pessoas que penam por falta de conhecimento sobre distúrbios de ansiedade e suas ramificações.

O livro também apresenta (volto a dizer) soluções, bem plausíveis, para os problemas. Tudo de maneira tão leve que você mal nota que está aprendendo. Da história bem alinhavada você quer mais, enquanto que "de quebra", leva um conhecimento que pode beneficiá-lo e a tantos outros.

Se alguém achar esse livro raso, é só pelo fato de não prestar atenção ao que acontecesse à sua volta... arrisco a dizer que, quem achá-lo raso, sofre do pecado da falta de empatia e tem o egocentrismo como um problema leve (ou não). 

Você pode discordar de mim? Claro que sim!

Mas por favor, leia o livro para ter parâmetros para discordar sem que seja por puro preconceito, tá?

Veja alguns quotes:

- Simplesmente cale e mastigue.

Me calei, mas fui repreendida porque deixei comida no prato. Eu tinha nove anos e faria seis vestibulares. Era demais pra mim. Era demais pra qualquer um. Eu queria gritar e não o fazia.

Talvez de algum modo o fizesse por dentro, sem saber. Mas desde quando? Eu era uma chaleira que apitaria cedo ou tarde. Seria bom que alguém abrandasse o fogo.

Depois da minha experiência com a cocaína no campus Santa Librada, posso afirmar que isto que senti não era delírio ou alucinação. Porque eu não perdia a razão, nem via imagens irreais ou escutava vozes inexistentes. Um surto psicótico é diferente de uma crise de pânico.

(Talvez eu esteja tão divorciada do gênero humano, devido à minha personalidade e à síndrome, que não haja reconciliação. Seja como for, espero ao menos que este livrinho diminua o abismo que há entre as pessoas "sãs" e os panicosos. Escrevo para que gostem de mim.)

Você já viu o clipe da canção Otherside, do Red Hot Chili Peppers? Já fui protagonista desse clipe várias vezes.

Meus colegas da turma tinham medo de mim. Mas eles não sabiam o que era ter medo. Ninguém ali havia passado pelo que passei. Me sentia uma leprosa, mas minha doença não era contagiosa. A verdade é que eu não podia fazer mal a ninguém, senão a mim mesma, além de sofrer com o preconceito de terceiros.

Uma vez, Napoleão se encolhia e tremia de medo durante uma batalha. As explosões, medonhas, o assustavam. Até que alguém notou e disse: "Vejam como ele treme!" Napoleão respondeu: "Se você sentisse ao menos a metade do pavor que sinto, já teria fugido há muito tempo. Mas eu continuo aqui". Não é à toa que ele foi um grande homem, apesar de suas fraquezas e limitações. Quem supera seus medos é mais corajoso que aquele que nunca os teve ou jamais os enfrentou.

Devo dizer mais? Eu tinha partes internas dilatadas por sentimentos que desconhecia. Eu tinha um coração enorme e mãos pequenas, uma boca pequena, um corpo pequeno. Eu estava inapta para esta realidade, que exigia um coração menor, mãos maiores, uma boca maior, um corpo maior. Eu tentava ser perfeita e não me adaptava a uma realidade imperfeita, cheia de buracos e lacunas.

Descobri que aqueles que sofrem, têm motivos que muitas vezes desdenhamos. Até que chega nossa vez de sofrer e os compreendemos perfeitamente. Não desejo a síndrome do pânico para ninguém, mas eu gostaria de compreensão e respeito por parte das pessoas sãs, que, tendo saúde, nem sempre têm compaixão.
(os negritos são grifos meus)

Muitos quotes, né?
Eu juro que tentei colocar o mínimo possível dentre os tantos trechos maravilhosos que encontrei.... jurooooooooooo!

Agora eu lhe pergunto:

Algum desses quotes lhe trouxe um "clique mental", do tipo: ah! eu já senti algo parecido!... ou: "conheço alguém que sente isso"?

Se a resposta foi sim, ainda que minimamente, leia este livro. Sem exageros, você pode ajudar a salvar a vida de alguém, ou à sua própria.

Deixo vocês com o clipe de Otherside, do Red Hot Chili Peppers e também com a letra e tradução.

beijos, seus maluquinhos!


Otherside

How long, how long will I slide
Separate my side, I don't
I don't believe it's bad
Slittin' my throat
It's all I ever

I heard your voice through a photograph
I thought it up it brought up the past
Once you know you can never go back
I've gotta take it on the other side

Centuries are what it meant to me
A cemetery where I marry the sea
Stranger things could never change my mind
I've got to take it on the other side
Take it on the otherside
Take it on
Take it on


How long, how long will I slide
Separate my side, I don't
I don't believe it's bad
Slittin' my throat
It's all I ever

Pour my life into a paper cup
The ashtray's full and I'm spillin' my guts
She wants to know am I still a slut
I've got to take it on the other side

Scarlet starlet and she's in my bed
A candidate for my soul mate bled
Push the trigger and pull the thread
I've got to take it on the otherside
Take it on the other side
Take it on
Take it on


How long, how long will I slide
Separate my side, I don't
I don't believe it's bad
Slittin' my throat
It's all I ever

Turn me on, take me for a hard ride
Burn me out, leave me on the other side
I yell and tell it that
It's not my friend
I tear it down, I tear it down
And then it's born again

How long I don't believe it's bad
Slit my throat
It's all I ever
Outro lado

Por quanto tempo vou deslizar
Separar meu lado eu não
Eu não acredito que seja ruim
Cortar minha garganta
É tudo o que eu sempre

Ouvi sua voz numa fotografia
Eu imaginei que ela trouxesse o passado
Uma vez que você sabe que não há como voltar
Preciso levar para o outro lado

Os séculos são o que devem ser
Um cemitério onde me casei com o mar
Coisas mais estranhas nunca mudariam meu cérebro
Preciso levar para o outro lado
Levar para o outro lado
Levar, levar
Levar, levar


Por quanto tempo vou deslizar
Separar meu lado eu não
Eu não acredito que seja ruim
Cortar minha garganta
É tudo o que eu sempre

Derramei minha vida em um copo de papel
O cinzeiro está cheio e estou falando demais
Ela quer saber se ainda sou um vadio
Preciso levar para o outro lado

Uma estrela escarlate está em minha cama
Uma candidata para minha alma-gêmea que sangrava
Empurre o gatilho e puxe o fio
Preciso levar para o outro lado
Levar para o outro lado
Levar, levar
Levar, levar


Por quanto tempo vou deslizar
Separar meu lado eu não
Eu não acredito que seja ruim
Cortar minha garganta
É tudo o que eu sempre

Me deixe ligado, me leve para dar uma volta
Acabe comigo e me deixe do outro lado
Eu grito e digo que
Ele não é meu amigo
Eu despedaço, eu despedaço
E então nasce de novo

Por quanto tempo, eu não acredito que seja ruim
Corte minha garganta
É tudo o que eu sempre



33 comentários:

  1. Como sempre mais uma postagem supimpa!
    Só mesmo quem nunca acordou com medo de ter medo deixaria de entender o drama que paralisa cada vez mais pessoas.
    Apesar do carinho e admiração que tenho por você, não tem como deixar de ficar interessada neste livro, Telma.
    Beijão, querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah Su....!!!
      Como você é sensível, querida e tudibom.com!
      Vindo de alguém esclarecido como você, torna a síntese da minha resenha em comentário ainda mais importante.
      Obrigada, coisa linda minha!
      :)

      Excluir
  2. Oi menina!!!

    Postando de novo! Hj a net aqui ta um ....

    Gente! Que presente que vc me deu! Vc nao faz ideia!! Amei, amei, amei!!!
    Correndo atrás da compra do ebook porque é mais rápido e prático na leitura!

    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana Fla!!!!
      Se tiver dificuldade em encontrar me avise que falo com o autor.
      Esclarecedor!
      beijos

      Excluir
    2. ahhhh.... muito bom te ver por aqui!
      :D

      Excluir
  3. Telma, não sei se ter compaixão leva a compreensão ou vice versa, mas sei que compreensão é uma dádiva de poucos.
    Um livro bem interessante, ainda mais pelo tema abordado e me deixou muito curiosa a respeito de ele ter ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No mínimo, compaixão leva a respeito e carinho... e todo ser que passa por uma situação que está além do cotidiano social merece isso, né?
      Eu acredito que você irá gostar do livro, sua linda.
      Beijos

      Excluir
  4. Adorei o tema, fantástico. O mais dificil pra gente que tem algum tipo de problema é enfrentar o preconceito das pessoas. Pronto, está carimbado, ela é louca. Bom de ler e bom para quem não conhece o universo intrinseco da mente humana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Cidinha!
      Carimbado, rotulado e desdenhado... até que as voltas do mundo mostre outra realidade através da dor.
      Preconceito se combate com intimidade com o assunto (além de inteligência).
      beijos :)

      Excluir
  5. Telma!
    O maior problema é realmente não entender e ainda desdenhar: você está se fazendo... Já vi muito isso com colegas de trabalho...ainda quando a síndrome não era reconhecida (coisas do século passado..kkk).
    Carecemos das informações para poder lidar com os males da mente que se instalam sorrateiros e levam não apenas o acometido, mas todos ao seu redor...
    Livro deve mesmo ser fabuloso!
    Final de semana com muito descanso e amor no coração.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy....
      dia desses quero te apertar!
      Obrigada queridona... excelente fim de semana pra vc também.

      Excluir
  6. Livro muito útil e esclarecedor, realmente falta informação e sobra ignorância e desdem por aqueles que sofrem com alguma doença psicológica.

    Fiquei muito interessada no livro.

    Hug e arrasou mais uma vez na resenha :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eba!
      Feliz que tenha gostado da resenha!
      O livro é realmente um chute nas bolas de muita gente!
      beijocas, Má!

      Excluir
  7. Esse livro me pareceu bem interessante, Telma! Mas não sei se tenho coragem pra ler ele agora... quem sabe... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natália,
      Leia-o no momento em que sentir que precisa dele.
      Montes de beijos.

      Excluir
  8. Oi Telminha, não conhecia o livro e adorei
    ainda mais com você o indicando assim.
    Sem dúvida essa é uma temática muito forte e muito interessante que todos merecem e devem conhecer mais profundamente. Ótima resenha, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kris, sua linda...
      É uma lição dentro de outra!
      Vale muito a pena.
      beijos em você!

      Excluir
  9. De alguma maneira, me identifiquei com todos os quotes!
    Não duvido que seja um livro necessário. E uma leitura mega agradável.

    E que delícia começar a manhã ouvindo Red Hot... Nostalgia boa!
    Obrigado pela indicação e resenha maravilhosa.
    E pela song super bem-vinda!

    Abraço apertado, amigalinda!!

    ResponderExcluir
  10. Que legal!
    É a primeira resenha desse livro que leio, porém, já me cativou!!!!
    O motivo maior: tenho váriaaaas pessoas na família (superpróximas) com depressão e síndrome do panico!
    Já tive depressão, gracas a Deus, foi só uma fase. Aliás, aprendi muitas coisas boas com ela, pois refleti muitoooo sobre a vida e tal.
    Mas posso dizer, que depressão não é como muitas pessoas ficam espalhando por aí:"Falta de vergonha na cara, preguiça de trabalhar, coisa do diabo e etc".
    Geeente, é uma doença como qualquer outra!
    Só que é da alma, portanto, mais difícil de ver e de tratar!
    Não é vergonha nenhuma em ter, e acho até que é sim, de família, uma característica que está no nosso dna (como no meu caso, que a família inteira praticamente tem).
    A que eu tive, foi de ficar triste se questionando kkkkkkk parece até alguns artistas! kkk mas tem umas horríveis, e já fui em busca de livros e ajudas do tipo, e não achei gostei boas, só os auto-ajudas que nem se entende bem!
    Por isso estou muito interessada em ler esse livro, pois, se vai tratar a depressão e seus recorrentes de uma forma mais natural, real, sem preconceitos, acredito que vale a pena ser lido!!
    beijão,
    Ana
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você é esclarecida, Ana!
      Difícil ver pessoas como você.
      Acho realmente que você precisa ler esse livro.
      Muitos beijos e é bom vê-la por aqui!
      ;)

      Excluir
  11. Este romance parece ter sido feito pra mim. Adorei o tema e sua resenha me deixou abismada e encantada ao mesmo tempo. Gostei de conhecer e espero poder ler este romance logo. Fiquei curiosa com seus comentários na resenha a respeito da história da personagem. Parece ser intenso e empolgante. Com certeza vou adicionar a minha lista de leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beth,
      Ela passa por maus momentos, mas com ajuda, dá a volta por cima.
      beijos muitos.

      Excluir
  12. Eu li esse livro tem um pouco mais de um ano, mas qd ele foi publicado pela editora Schoba ( a capa era bem mais legal =P rs!), e achei bem interessante o desenvolvimento dos detalhes de como ela desenvolveu a síndrome, especialmente pq eu sou psicóloga e fui analisando a personagem hehehe.

    Miquilis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna,
      Também gostei mais da outra capa! :)
      e, assim como você, fui analisando a peersonagem...rs
      Adoro fazer isso.
      :*

      Excluir
  13. Nossa, acredito que esse livro seja bem forte. Mas muito bom para desvendar alguns mitos e mistérios sobre esse tema. O mundo anda tão louco atualmente que não se sentir ansioso em algum momento é quase impossível e, infelizmente, algumas pessoas acabam sofrendo mais ainda e desenvolvendo síndromes e fobias.
    Com certeza vou ler esse livro.

    bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nil,
      acredito que você vá se beneficiar muito da leitura desse livro.
      beijos em você
      :)

      Excluir
  14. Amei a resenha! Muito completa e bem escrita. Pesquisei mais sobre o livro e achei muito bacana, mesmo. O tema do livro me deixou muito curiosa! Vou ler o quanto antes! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba!
      Adorei você ter gostado da resenha! Feliz, aqui :D
      Acredito que vá gostar muito do livro!

      Excluir
  15. nossa,maravilhoso! Necessito dele,muito boa a resenha!

    ResponderExcluir
  16. Hello.
    Eu ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas pelo visto ele é muito bom mesmo, gostei da resenha, ainda não li nada desse tipo sabe, que trate de fobia, achei muito interessante mesmo, e tenho certeza de que podemos obter muitos conhecimentos, irei tentar ler ele.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  17. O tema desse livro é bem curioso pra mim
    nunca li nada assim
    e pouco sei sobre o assunto
    o que me deixou com mais vontade de ler

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!