23 fevereiro, 2015

Resenha - O Morro do Acaso {Valter Simas}




O Morro do Acaso narra a trajetória de Thiago, desde a adolescência à vida adulta. O livro é dividido em cinco capítulos: Efeito Borboleta, Correntezas do Além, Flor de Lótus, Roda-Gigante e Jogando os Dados, cada um tendo como foco um ciclo na vida do protagonista.
Thiago passa por muitas situações e precisa lidar com as consequências das suas escolhas. Tragédias, conflitos pessoais, decisões profissionais... A vida de Thiago é o cenário para reflexão e descobertas.


Editora: Chiado
Autor: Valter Simas
Páginas: 188


O que eu posso dizer sobre Morro do Acaso?

Posso começar parabenizando Valter Simas pelo zelo gramatical e capricho na descrição dos cenários. A narrativa faz uso de uma linguagem corretíssima e incrivelmente polida. O vocabulário é extenso. De fato, pouco se vê tamanho cuidado com a escrita!

Posso também afirmar que a mensagem do livro é belíssima. Fala-se de recomeço, cuidados com os pensamentos, controle das emoções, escolhas, crescimento e mudanças... Eu adoro tudo isso. Acho que vale muito à pena resgatar o interesse por assuntos imateriais. É bom falar das coisas que vêm da alma. Acredito que seja uma leitura edificante.

O que mais eu posso dizer sobre Morro do Acaso?

Posso dizer, de forma bastante honesta, que Valter Simas errou ao tentar acertar. Todos os aspectos positivos da obra voltaram contra a qualidade da história. Infelizmente!

Sim, a linguagem é culta e lapidada. Mas é esculpida demais. Exageradamente! Perdeu-se da espontaneidade e naturalidade do cotidiano, da vida real. As falas dos personagens não convencem e são muito inverossímeis. Alguns diálogos parecem tirados de uma conversa interplanetária.  Ninguém diz que estava “recepcionando os fluidos do sol”. Não em uma conversa casual. É uma pena, mas a formalidade roubou a autenticidade dos personagens.

Sim, a mensagem é bonita, mas é tão bonita que, Deus do céu, ficou piegas. Princípios e filosofias espirituais são inseridos em diálogos corriqueiros, com o único propósito de transmitir um ensinamento. Virou um sermão quase sem sentido! Aparentemente, o compromisso do autor não era com a história, mas com a mensagem por detrás dela. Essa escolha detonou o meu prazer pela leitura.

Então... Como concluir esta resenha?

Concluo dizendo que Morro do Acaso não é pra mim. Talvez, leitores mais familiarizados com essa linguagem consigam absorver o conteúdo com maior prazer. Então, para estas pessoas, desejo muito aprendizado e crescimento.

Embora não leia o livro novamente, sei que a mensagem é válida e não será esquecida.

Beijos e abraços, seres espiritualizados!

7 comentários:

  1. Zelo gramatical, num mundo em que a gramática "pouco importa" me ganha!
    Entendo o que você quer dizer por "linguagem esculpida demais"...
    Uma pena... de qualquer modo, estou curiosa para saber mais sobre o livro.
    beijos e ótima resenha honesta, Luan!
    :*

    ResponderExcluir
  2. Postagem de Valter Simas:

    Não consigo postar um comentário sobre a resenha do livro O Morro do Acaso.
    Abaixo o comentário, favor publicar:
    Exatamente isto! Você captou a essência do livro, eis que como consta na resenha acima: “...o compromisso do autor não era com a história, mas com a mensagem por detrás dela”. Em verdade, a mensagem do livro é a sua própria história.
    O Morro do Acaso não é um livro apenas para entretenimento. Neste não são alinhavadas histórias de amor ou para agradar e preencher o tempo, nada contra tais leituras, pois tudo na vida tem o seu momento.
    A proposta do livro é tirar o leitor da sua zona de conforto. O livro busca movimento. Busca provocar um diálogo do leitor consigo mesmo. E isto, de uma forma ou de outra, ele conseguiu chamuscar em você: “Embora não leia o livro novamente, sei que a mensagem é válida e não será esquecida”. O livro, acredite, cumpriu a sua razão de existir em você e em você, apesar de tudo, ele sobrevive; caso a frase entre aspas acima seja sincera.
    Se lhe fosse conferida dez opções para acertar a minha profissão, dificilmente você viria a acertar, em razão da temática do livro, claro. Eu, Valter Simas, sou Delegado de Polícia. E a minha difícil profissão me fez buscar algo mais desta finita e preciosa vida.
    Não pense que escrevo por estar chateado com a resenha, muito pelo contrário, pois poucos foram os blogs que me acolheram com tamanha ternura (Obrigado! Sinceramente!) e, como já mencionei, o livro causou movimento em você e foi justamente para isto que foi escrito.
    Trata-se de uma história delineada pela forma de o pensamento oriental (Budismo, Tao, Zen e etc) entender e descrever a nossa mente e a maneira de interagirmos com a vida e o mundo. Através do O Morro do Acaso tentei despertar no leitor o que despertou em mim após vasta leitura sobre o tema e também através das reflexões advindas da minha profissão.
    Mais uma vez, obrigado!!
    “Tudo vale apena se a alma não é pequena” (Fernando Pessoa).
    Carpe Diem!
    Valter Simas
    O Morro do Acaso

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que surpresa o comentário do Valter!
    Fico feliz pela participação dele e compreensão do que foi dito na resenha.
    Melhora ainda saber que os pontos positivos absorvidos são suficientes para deixá-lo satisfeito.

    Beijos, Telminha!

    ResponderExcluir
  4. Luan!
    Em um mundo literário onde a fantasia e suas criaturas fantásticas e os romances (em qualquer vertente), vem dominando com sua linguagem contemporâneo (e em muitos casos até uma linguagem 'chula'), saber que um escritor se importou com uma linguagem menos coloquial e de português perfeito, já é um grande presente. E mais... saber que há uma mensagem espiritualizada através dos diálogos a seu ver incabíveis, é o laço dourado do livro...
    Confesso que me identifico demais com esse tipo de leitura e gostaria muito de poder acompanhar todos os ensinamentos passados no livro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudy!
      Então O Morro do Acaso realmente é para você.
      Você ter muita coisa pra anotar, sublinha, marcar... Enfim, muitos ensinamentos!
      Espero também que possas ler e aproveitar bastante.

      Um beijão!!

      Excluir
  5. Muito boa a resenha Luan, adoro livros que tragam lições... Entrou para a lista de futuros kkk

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!