24 junho, 2014

Resenha: Sociedade dos meninos Gênios


por Cinthia


Livro Único
544 páginas
Lev AC. Rosen
Novo Conceito


Chantagem, mistério, confusões de gênero, coelhos falantes e um assassino autômato: mergulhe na trajetória de Violet Adams, que assume a identidade de seu irmão gêmeo para conseguir uma vaga na mais prestigiada universidade de Londres, que é exclusiva para meninos. Inspirado em clássicos como Noite de reis, de Shakespeare, e A importância de ser honesto, de Oscar Wilde, SOCIEDADE DOS MENINOS GÊNIOS traça um retrato pitoresco e provocativo da aristocracia vitoriana, oferecendo diversão, aventura e uma reflexão bem-humorada sobre a questão do gênero.



Desde o lançamento desse livro estava louca para lê-lo, minhas expectativas eram altas, e fiquei tão feliz quando a Telma o enviou, ela nem sabia que o desejava tanto. Toda essa felicidade, acredito eu, era devido o ambiente do livro: uma escola para gênios, uma garota que assume a identidade do irmão para conquistar seu sonho e mostrar sua significância como pessoa – em uma sociedade em que a mulher só servia para casamento -, a escola na Inglaterra cheia de criações geniais, e uma trama com direito a um misterioso autômato assassino, para mim era perfeito, podia prever as confusões e reviravoltas.

Violet e Ashton Adams são gêmeos e filhos de um dos astrônomos mais importantes da Inglaterra, perderam sua mãe ao nascerem e desde então foram criados pela governanta sra. Wilks, que os tem como filhos.

Violet além de uma bela moça de 17 anos também é um gênio em mecânica. Ama ficar toda suja de graxa e no meio de engrenagens, nada comum para a época; já seu irmão Ashton, possui a suavidade que sua irmã não tem, é tido como invertido para a sociedade por gostar do mesmo sexo que ele, e ama as fofocas e as badalações da noite londrina.

O Sr. Adams, pai dos garotos, ficará ausente mais de um ano em visita a América devido a uma conferência, e seus filhos o convence que devem passar a temporada em Londres para que Violet possa debutar no final do ano. Mas, nada disso é real, conforme os planos de Violet, ela irá para a Faculdade de Illyria enquanto seu irmão ficará em Londres aproveitando a vida noturna.

A Faculdade de Illyria só aceita homens, então o plano de Violet resulta em se passar pelo irmão, se vestir como homem (o que para a época de 1800 – 1900 seria um escândalo se alguém descobrisse e a reputação dela estaria arruinada como a de toda sua família, inclusive o pai dela que ficaria na ruína). Logo de início ao entregar o requerimento de inscrição – em nome do irmão, claro! – ela se depara com o Duque de Illyria que – se encanta com ela - de imediato a conduz a um passeio nos jardins da faculdade. Pensa em um Duque dividido entre gostar da irmã de um aluno e ter uma queda por ele? É o nosso Duque de Illyria, coitado. Seu conflito é tão grande que passa a duvidar de sua masculinidade.

Violet traça uma trajetória para mostrar a todos seu valor como gênio, veste-se de homem, luta para fazer o melhor em tudo, prova sua inteligência entre os alunos, mas passa a descobrir que através de sua feminilidade conquista tudo e muito mais, e pode perder tudo o que seu coração necessita para mantê-la completa.

Em Illyria Violet terá uma turma de amigos que a acompanhará em suas aventuras, ou melhor, fará de sua vida uma aventura, já que ela irá os acompanhar na vida noturna durante as escapadelas às escondidas de Illyria.

Jack – é o filho do capataz da propriedade de Violet e Ashton. Vai também para a Illyria e é um gênio como ela, mas voltado para ciências biológicas. Ele desenvolve experiências em animais.

Toby e Drew são amigos – gênios químicos, Drew quer desenvolver um perfume especial a partir do suor pessoal de cada pessoa e Toby desenvolver um remédio para ressaca, ele é bem boêmio.

Miriam Isaacs – a governanta de Cecily. 

Cecily – a sobrinha do duque, gênio em química, tenta criar uma substância em pó que após molhada ficará mais dura que o aço. A única mulher com permissão para frequentar o ambiente da faculdade, uma protegida do Duque.

Outra mulher que entra em Illyria é a Condessa Lovelace, Ada Byron, madrinha do Duque, gênio em matemática.

Esses são alguns dos personagens do livro, mas que tinha de mostrar para que entendessem algo. A história se desenvolve encima do que os gênios fazem, suas criações, mas é terminantemente proibido a construção de armas. Durante a história há o desenvolvimento de alguns experimentos para as invenções, e ao me deparar com as descrições do que faziam em ciências biológicas, não fui muito feliz.

Amo animais, e tive muita dificuldade em ler as partes em que faziam experiências e obtinham cobra de três caudas, furão voador com asas de morcego, criar animais com duas cabeças, transplantar pele de elefante em um gato por ela ser mais resistente, matar macaco para pegar o coração e colocar em seres humanos, transplantar as pregas vocais de papagaio para colocar em coelho, gatos invisíveis sendo estraçalhados para ver os órgãos internos, etc. Claro, Jack era quem mais fazia, apesar de todos terem aulas, ele é o gênio em biologia, então, sempre ele ficava triste por perder um animal. Sério, parei várias vezes de ler o livro e li outros por causa dessas partes. Queria que o autor tivesse feito mais demonstrações na área de química, e menos em biologia.

Então, o meio do livro para mim não foi tão bom quanto esperava, pois há muitas partes descritivas sobre os animais. E, não sei se devido a isso, passei a observar muito mais, e não fiquei muito convencida como as coisas no porão se sucederam e o Duque entra em ação, também não entendi bem como um personagem logo de cara descobre Violet e outra que era experiente não nota nada. Desejei muito que o autor tivesse escrito mais sobre um dos professores que é bem intrigante, professor Curio, um monstrinho evoluído. Leia e verá o motivo de o apelidar assim. Para mim houve coisas que não encaixaram, muita coisa para um livro só, sou muito minuciosa. Mas, ao todo o livro não é ruim, longe disso, temos muita ação, reviravoltas, romance, e chega a um final bom.

Os personagens são bem desenvolvidos, cada um com seu papel e o executa perfeitamente em harmonia com os outros. Há as tramoias, há momentos engraçados, a descoberta de um mundo diferente idealizado, muita ação e o mistério que no final muda o destino de Illyria.

A Novo Conceito fez um lindo trabalho, a capa é bela, amei! As engrenagens no fundo têm todo o papel na história, e a palavra Gênios em relevo, em destaque, ficou realmente bom, já que o destaque no livro é isso. As letras estão em bom tamanho para leitura, em cada início de capítulo há engrenagens, e a separação entre textos nos capítulos é feita por um separador com um entalhe antigo, ficou realmente muito bom, gosto de detalhes e sei observá-los bem.

Recomendo o livro para aqueles que querem uma boa aventura, seguida de uma boa ação com direito a um romance atípico, em que a personagem cresce por buscar o que quer. O livro passa essa mensagem: buscar o que se deseja, lutar por aquilo que se busca, mesmo que aparentemente seja impossível ou por maior que seja os obstáculos, e não ficar preso a vontade de outros.



  Você não precisa se vestir de homem para provar nada, ao que parece – disse Ashton. – Você provou isso tudo apenas escrevendo para ele.
 Ele deve amar você, Violet – disse Ashton.
 







11 comentários:

  1. Gata.... eu tava tão interessada nesse livro... quando vi a sinopse e o título fiquei doida pra ler.
    Depois dessa sua resenha tão bem feita, fico feliz por não ter lido...rs
    Eu teria odiado as experiências com animais!!!!
    Sua resenha deu um panorama perfeito do livro. Eu também esperava bem mais dele!
    Muitas beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Telma, dá uma chance a ele, pode ser só minha visão.

      Excluir
  2. Pois eu confesso que assim que eu li a sinopse desse livro eu nao fiquei afim de ler nao, acho que eu nem prestei muita atençao, pq essa capa, achei muito feia, diferente de vc neh kkkkkk
    Eu nao sabia que ela se vestia de homem para poder ir estudar na faculdade que ela queria, isso me deu uma vontade incrivel de conehcer o livro!! lerei sem duvida, espero que eu goste da forma que acho que vou gostar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, gostei bastante da capa. Leia Jack, depois me diga se gostou, vou amar saber.

      Excluir
  3. Embora você não tenha gostado tanto da leitura, fiquei intrigada para lê-lo. Faz um bom tempo que estou com vontade, na verdade. Gosto de histórias que envolvam a mente, que trabalhe gênios e afins.
    Embora não tenha sido lá essas coisas para você, vou arriscar.

    M&N | Desbravadores de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que deva ler sim, meu maior problema foi com as quimeras. Mas, a leitura é boa. O problema fui eu com o livro, não creio que seja geral.
      Depois me conte o que achou?

      Excluir
  4. Cinthia!
    Achei o livro surpreendente!
    Gosto de uma boa aventura e quando li a sinopse do livro, fui logo conferir a leitura e não me decepcionei nem um pouco, apesar de ter achado o livro com muitas personagens, teve horas que me confundia, mas depois que me localizei, embarquei nas peripécias dos gênios.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Eu achei a história do livro bem legal, gostei principalmente da personagem Violet, só achei a capa meio feia, pra mim deixou a desejar.

    ResponderExcluir
  6. Só eu lembrei de Ela é o Cara quando li a sinopse do livro? (até voltei pra olhar a capa pra ver se assim como a Viola vestida de Sebastian, essa Violet fica com cara de menininho fofo vestida de homem hahaha). Achei muuuuito parecido com esse filme, e tão interessante quanto, mas ainda mais pelos motivos de Violet pra essa troca, achei ela bem mais interessante do que a Viola ^^

    ResponderExcluir
  7. Temática maravilhosa, mas os animais...Provavelmente eu tbm gostaria de experiências químicas e menos biológicas. E como a Luciana Campos comentou eu tbm só lembrei do filme Ela é o Cara shuashua Inglaterra, revolução do comportamento feminino isso me atraí bastante nesse livro, com certeza vou lê-lo mesmo com pena dos animais.

    ResponderExcluir
  8. Amei a capa,temática incrivel,só odiei a experiencia com os animais! mas de resto gostei! '-'

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!