16 maio, 2014

Resenha: O Cavalo e seu Menino

http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2014/05/resenha-o-cavalo-e-seu-menino.html

As Crônicas de Nárnia - O Cavalo e seu Menino - C. S. Lewis


Resenha por Daiani


Você já se imaginou fugindo para um lugar totalmente desconhecido e até então proibido? E ainda por cima galopando nas costas de um cavalo falante? Ou até mesmo durante esse trajeto ser perseguido por leões? Era o que Shasta também nunca imaginara, mas aconteceu com ele.


A crônica se passa na época em que Pedro, Edmundo, Susana e Lúcia ainda reinavam em Nárnia.
Shasta crescera na Calormânia sendo criado por um pescador ranzinza chamado Arriche a quem ele chamava de pai.
Quando a venda de peixes era boa Arriche era um ótimo homem, mas quando era fraca ele mudava completamente e às vezes até espancava o garoto.
Em um dia comum aos outros apareceu na casa de Arriche um homem muito diferente – de outras terras – montado em seu cavalo. Arriche sabia que o homem era uma pessoa importante e não hesitou em recebê-lo.
O tarcaã, como era conhecido, foi até Arriche com o intuito de comprar Shasta, mas este quando soube ficou com medo e foi desabafar com o cavalo do senhor sem saber que o cavalo (Bri) entendia tudo o que ele dizia e ainda respondia.
Depois do susto, Shasta e Bri combinaram de fugirem para Nárnia, as terras ao Norte que eram proibidas e desconhecidas, e rapidamente começaram a viagem sem que Arriche e o tarcaã percebessem.
Durante a viagem exaustiva, ambos foram surpreendidos por alguém que os seguia, mas isso não foi tão assustador quanto perceber que logo mais os quatro – Bri, Shasta, e outro cavaleiro também em seu cavalo – estavam sendo seguidos por um leão ENORME!


O cavaleiro era Aravis, uma tarcaína que saíra de casa às pressas com sua égua Huin – também falante – fugindo de um casamento arranjado com um velho que ela não suportava; agora as duas também estavam buscando a liberdade em Nárnia.
Aravis desde o início não gostou de Shasta, ela sempre se sentiu superior ao garoto pobre e que não recebera educação adequada, e demonstrava isso não dirigindo muitas palavras ao garoto.
Durante toda a longa jornada os quatro juntos compartilharam o medo, a fome, o cansaço, a luta contra o mal.. Separados eles ouviram conversas muito importantes que os guiaram para um destino surpreendente, que os levaram a salvar duas nações de uma horrível invasão, e salvaram também uma jovem Rainha de um casamento com um Príncipe que não a interessava e que, quando queria era bonzinho, mas quando menos se esperava mudava completamente.

Sobre o destino surpreendente o que posso dizer é que desde o início da crônica já se imaginava que havia algo errado. Conforme ocorre o desenrolar da história acaba se esquecendo desse detalhe, pois acontece tanta coisa, tantas aventuras, que o leitor perde o “fio da meada”; mas uma guerra em tempos de paz faz com que tudo se ilumine e a verdadeira história seja revelada.

É uma crônica muito parecida com as outras, com muitas aventuras, perigos, medos.. A diferença é que essa tem um final totalmente diferente, algo que casa com o início da história fechando assim o ciclo..
É muito boa!! E não digo isso por ser apaixonada pelas Crônicas de Nárnia, mas pela forma como tudo vai acontecendo, e se encaixando, e se revelando..
É maravilhoso!! *------------------*


Daiani Cris Pedrobon

23 comentários:

  1. Sempre imagino meu gatinho falando, queria muito q isso fosse real,rs (acho q é por isso que gosto de livros sobre fantasias e afins, ali as coisas são tão magicas e únicas) e nas Crônicas de Nárnia as coisas são assim :) Ameii a resenha, e essa crônica ainda ñ li, mas vou ler siiiim :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaaaaaaai Isa, queria que minha gata falasse tbm :(

      Excluir
  2. Amo esse tipo de livro com aventuras, perigos e medos, mundos a se revelar, magia. Me prendem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D :D :D esse aii o que mais tem são aventuras kkkkkkkkk

      Excluir
  3. Daiani que resenha bacana, dá mesmo vontade de ler o livro todo. Eu só li a feiticeira e o guardaroupa e outros livros do Lewis de temática filosófica.

    Depois da sua resenha, vou procurar onde esta meu exemplar de Nárnia.

    Hug

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que booooom Marcia, realmente é mto fantastico as histórias dele *-* amo cada uma delas :D

      Excluir
  4. Ainda não li As Crônicas de Nárnia, só assisti o primeiro filme e olhe lá. Não me interesso muito. :T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah que peeeena, é taao legal *-* tãao aventura :D
      mas cada um tem seus gostos né?!
      acredito que você deve se divertir bastante com outros tipos de histórias :D

      Excluir
  5. Eu sou uma Narniana apaixonadissima ♥
    E estou super feliz que essa semana está chegando meu exemplar que comprei novo com um precinho super camarada na estante virtual ♥ As crônicas completas ♥♥♥
    Há um tempo atrás acho que cheguei a ler 4 das 7 crônicas, e é um livro muito lindo, acho que todo mundo deveria ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaaaaaaaaah, que bom encontrar uma leitora apaixonada *-* tenho certeza que sera muito feliz com seu exemplar de ouro *-*

      Excluir
  6. Achei o título bem expressivo, adorei! E a resenha me deu até vontade de ler As Crônicas de Nárnia, que eu nunca me interessei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que booom :) fico muito feliz que tenha te inspirado ;)

      Excluir
  7. Adoro Crônicas de Narnia e com certeza irei adorar o livro, parece muito bom mesmo!
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Adoro as crônicas de Nárnia, mas ainda acho que falta um pouco de ação nesse livro, apesar de esse ser o meu segundo favorito, acho que podia ser melhor.

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho aquele volume único, será que esse conto esta lá? acho que sim né?
    ainda não li, mas esta na fila, rs. só vi os filmes e gostei bastante.
    Beijos,
    Nanda do Maquiada & Esmaltada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim Nanda :)
      o que estou lendo é o volume único mesmo, essa é a terceira crônica, vem logo após a dO Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa ;)

      Excluir
  10. É um desejo enorme que eu tenho de ler As Crônicas de Nárnia e com essa resenha minha vontade só aumentou! Espero ter a oportunidade em breve!

    ResponderExcluir
  11. Muito legal a resenha!
    Ainda não li As Crônicas de Nárnia :( Preciso mudar isso.

    ResponderExcluir
  12. Só vi o primeiro filme das Crônicas de Nárnia e apesar de eu gostar tanto de fantasia não me deu muita vontade de ler o livro. Tem até um volume único com um preço legal nas lojas virtuais, quem sabe neh!?

    ResponderExcluir
  13. Dai,
    sua resenha tá boa demais!
    Adoro quando há imagens de dentro do livro pra gente ter uma ideia melhor do design e diagramação do livro.
    Adoro "ouvir" você contando a história que leu!
    Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahushauhsua que bom que gostou Telma, espero que muitas outras pessoas tbm goste :D

      Excluir
  14. Já comecei a ler As Crônicas de Nárnia, mas não gostei muito

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!