24 janeiro, 2014

Resenha: Métrica

Métrica — Colleen Hoover

Resenha por Mallu Marinho


Sinopse: O romance de estreia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina. Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor.
Páginas: 304
Editora: Galera Record

"Métrica" é o primeiro livro da trilogia Slammed. O segundo livro "Pausa" já foi lançado aqui no Brasil, também pela Galera. O trabalho com a capa (LINDÍSSIMA) e com a diagramação (PERFEITA) está de parabéns, diga-se de passagem.

Talvez qualquer coisa que eu diga sobre o livro além do que já está registrado na sinopse pode acabar com as surpresas do livro. Sabe aquela leitura que te conquista no primeiro capítulo? Posso afirmar que Métrica consegue essa proeza facilmente. Comecei a ler e não consegui mais parar. A escrita é fluída, envolvente e quando você vê, já está no último capítulo.

A história é narrada em primeira pessoa pela própria Layken. Após a morte do pai, ela e a família é obrigada a se mudar do Texas para o Michigan. Ela não está nada satisfeita com isso, mas ao chegar a nova casa e conhece eu novo vizinho Will ela começa a mudar de ideia em relação a mudança.

Quem me conhece sabe que não sou lá muito fã de romances, mas me peguei torcendo pelo relacionamento do Will e da Lake várias vezes, apesar do destino querer o contrário. Achei que ambos foram personagens muito bem construídos e o romance mesmo sendo mais do mesmo cativa o leitor.

No começo de cada capítulo, o livro trás trechos de músicas da banda que é a favorita do casal: The Avett Brothers. Infelizmente, não consegui ouvir as músicas enquanto lia, mas cada trecho tem haver com o que o capítulo vai dizer, o que eu achei muito bacana.

Outra coisa muito interessante que o livro trás é a competição de slam. Slam é poesia performada (não meramente recitada) e basicamente, tem como objetivo transmitir exatamente aquilo que se sente na entonação da voz. Confesso que as melhores partes do livro, na minha opinião, foram justamente as cenas passadas na competição.

Uma coisa que eu percebi é que o livro aborda muito a questão da morte. Não a morte em si, mas o quão importante é saber aceitar, superar e seguir em frente (não necessariamente nessa ordem). As cinco fases do luto, segundo o livro são: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. E durante o livro vemos a Layken passando por cada um desses estágios e crescendo.

Os personagens secundários também conquistam e são bem desenvolvidos ao decorrer do livro. De modo geral, posso dizer que até o final do livros uma evolução em todos os personagens é bastante notável. O livro me emocionou bastante e superou muito minha expectativas. Recomendadíssimo!

http://livrocomdieta.blogspot.com.br/2014/01/indomavel-nick-vujiciv.html 
Mallu Marinho

24 comentários:

  1. Oie, tudo bom?
    Ganhei esse livro de presente de Natal e espero gostar muito da história.
    Eu sempre tive receio com Métrica e espero que minhas expectativas sejam superadas.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenha receio, só não crie muitas expectativas. Faça como eu: leia sem esperar muito e se surpreenda. A história é deliciosa do início ao fim.

      Beijos!

      Excluir
  2. Eu li esse livro faz poucos dias e gostei muito da leitura. Não foi a minha melhor, mas adorei o Will.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Will é perfeito, né? Daria tudo por um desses na minha vida. Além de lindo, poeta. <3

      Beijos, Ana!

      Excluir
  3. Eu PRECISO ler Métrica, depois dessa sua resenha maravilhosa!!!!
    Preciso dizer mais???
    Estará nos meus desejados do Skoob!
    Resenha perfeita, Mallu!
    =D7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa mesmo! Você vai gostar, tenho certeza. E ainda aposto que vai chorar um tantim com o final. <\3
      Obrigada, Telma. Tenho aprendido com você! *-*

      Excluir
  4. Mallu, para quem não gosta de romance e gostar tanto assim de Métrica, como não ler Métrica? Não há um meio termo ai. Agora você me deixou super ansiosa para lê-lo. Mas, sempre que penso em lê-lo fico com receito do Slam. Nunca fui muito fã disso, em declamações eu quase dormia na cadeira, não consigo acompanhar os gestos... e fico pensando se no livro detalha isso... daí vou dormir também. (risos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o Slam é o ponto forte do livro, mas a descrição não é chata e nem um pouco superficial. Acho que vale super a pena dar uma chance a poesia do livro porque apesar do nome "Métrica", são versos livres. Não identifiquei em nenhum a formalidade que encontramos em outras obras, sabe? Sem rimas, sem aquela divisão em estrofes e tal. Acho que a intenção da autora sempre foi despertar sentimentos e ela conseguiu.

      Excluir
  5. Mallu, eu estava ansiosa para ler essa resenha, desde o dia em que vc terminou o livro!! E o que mais me chamou a atenção e curiosidade foi o fato dos 5 fases do luto. Já tenho esse livro em PDF e vou começar já ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li esse livro em PDF também e foi rapidinho. Leia e depois me diga o que achou. Espero que goste, lindona. :D

      Excluir
  6. Acabei de comprar esse livro por pura influência dessa resenha fantástica!
    E olha que eu não estou em época de compras... as vacas estão magras no meu pasto... mas tirei um tiquinho da minha própria ração, já que estou em dieta, pra alimentar a alma... :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia logo e me diga o que achou! Espero que você goste tanto quanto eu gostei. <3

      Excluir
  7. Excelente livro , prendeu minha atenção !!

    ResponderExcluir
  8. Excelente livro , prendeu minha atenção !!

    ResponderExcluir
  9. Bom, eu só li o primeiro capítulo e depois deixei de lado pois estava lendo pela internet mesmo, mas fiquei bem curiosa com essa resenha' (:

    ResponderExcluir
  10. Bom, eu só li o primeiro capítulo e depois deixei de lado pois estava lendo pela internet mesmo, mas fiquei bem curiosa com essa resenha' (:

    ResponderExcluir
  11. 5 estrelas? nossa, deve ser bom mesmo. mas slam? hum... sei não, rs.

    Beijos,
    Nanda do Maquiada & Esmaltada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o problema é a poesia em si, não se preocupe. Eles são o ponto alto do livro, acredite.

      Beijos, Nanda!

      Excluir
  12. Que linda resenha!
    Ganhei esse livro no Natal mas ainda não li. As críticas são ótimas mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, adorei essa capa! Escura e minimalista (ou quase hahaha)

    pensamentosquasediarios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha.
    O livro parece legal, vou ler

    ResponderExcluir
  15. a resenha ficou perfeita. Métrica é o melhor,os seguintes deixaram a desejar! mas li e gostei mesmo assim

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!