02 janeiro, 2014

O Poder dos Quietos

http://livrocomdieta.blogspot.com.br/2014/01/o-poder-dos-quietos.html

O Poder dos Quietos – Susan Cain


Resenha feita por Cinthia

Sabe aquele livro que uma pessoa de sua família adquire e o lê deixando-o pela casa?

Um livro intitulado como de autoajuda, não é minha atração predileta. Mas, por fim, apossei do livro, e assim que iniciei a leitura não consegui parar.


Eu sabia que a probabilidade de um quieto agir, mandar, influenciar e exercer domínio era mínima, por isso o título me chamava atenção já que a palavra Poder significa tudo isso e mais. Entretanto, não sabia o quão errada estava quanto a isso.


Esse livro fala, não apenas, sobre ser quieto, tímido, ou é um simples livro de autoajuda que dá dicas de como você pode melhorar, sarar sua timidez ou quietude. Caso procure isso, não o leia. Não o intitularia de autoajuda, cheguei a perguntar uma professora da área de psicologia na época se ela conhecia a autora e ela me contou que os primeiros livros de Susan Cain eram de autoajuda, que posteriormente passou a escrever livros científicos, mas a editora não atualizou isso separando os de autoajuda dos científicos. Mas, o livro apesar de conteúdo científico, é didático, de fácil leitura e com uma linguagem simples e direta para a compreensão de todos que o ler.


Ele fala sobre a personalidade,  explica o que vem a ser Introversão e extroversão, o tímido e o agitado. Que a introversão e extroversão tiveram um papel grande em 2008, no ano da grande quebra do mercado de ações. E em vários pontos no decorrer da história.


Mostra como a mentalidade da nossa sociedade atual está equivocada por acreditar que só extrovertidos possuem melhores chances de vencer e se consolidar na vida. Pregando isso a ponto de descaracterizar a personalidade de vários desde a infância. E o melhor, aponta que ambos (extrovertidos e introvertidos) são necessários, e mais, eles juntos podem fazer proezas.

Especifica que há Introvertido tímido, Introvertido não tímido, Extrovertido tímido, Extrovertido não tímido. Isso mesmo! Só porque você é um extrovertido não significa que não seja um tímido. Parece ambíguo não? Mas não é!


Timidez não é introversão!



“Timidez é o medo da desaprovação social e da humilhação, enquanto a introversão é a preferência por ambientes que não sejam estimulantes demais. A timidez é inerentemente dolorosa; a introversão, não.”

A autora reúne pesquisas internacionais sobre o assunto para mostrar o quão errada está nossa sociedade em fazer com que se dê muito valor a ser um extrovertido diminuindo o introvertido a um homem das cavernas. Ela explica isso historicamente sem ser cansativo.


Tudo o que coloquei acima são uns poucos tópicos que ela discute em seu livro com vivacidade nos exemplos dados em fatos reais.

Para os tímidos e introvertidos esse livro explica muito, não de vocês, mas de sua personalidade. 


“Os extrovertidos têm maior tendência a se concentrar no que está acontecendo a sua volta. É como se os extrovertidos vissem o que a coisa ‘é’, enquanto os introvertidos perguntam-se ‘e se’.”

Já se perguntou por que alguns amigos seus se sentem cansados ao ir a uma festa? Ou trabalhar em um ambiente cheio de pessoas? Ou apenas por pensar em uma dessas duas hipóteses já começa a se sentir sufocado e inquieto?


E há aqueles que recuperam a energia fazendo o mesmo. Porque isso ocorre?

Já ouviu seus pais dizer que não entende o que fizeram de errado por você gostar de ficar em casa lendo um livro ao invés de ir a uma boate?


Esses e vários outros temas são abordados no livro e as respostas são dadas para cada uma dessas e outras questões.


Sugiro a leitura para extrovertidos e introvertidos, ambos irão aprender muito sobre a personalidade de vocês e assim entender os limites de seu organismo.


“Quem quer que você seja, tenha em mente que as aparências enganam. Algumas pessoas agem como extrovertidos, mas o esforço custa-lhes a energia, a autenticidade e até a saúde física. Outros parecem distantes e reclusos, mas suas paisagens interiores são ricas e cheias de atividades.”

Cinthia

6 comentários:

  1. Muito interessante! Agora me pergunto qual das personalidades eu tenho? Há momentos em que nos enganamos.

    ResponderExcluir
  2. Achei bem legal a temática (timidez não é introspecção, nunca pensaria nisso!) mas realmente não é meu tipo de livro, prefiro romances que nos fazem suspirar, rs

    Beijos,
    Nanda do Maquiada & Esmaltada

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, e fique mega curiosa e interessada para ler esse livro ... Vou procurar nas livrarias e com ctz comprar.

    ResponderExcluir
  4. Livro bem interessante. Sempre vejo nas Americanas por um preço bem acessível. Da próxima vez, com certeza vou comprar. Gosto desses livros científicos, sempre trazem informações que a primeira vista podem parecer inúteis e bobas, mas que quando você pensa bem se toca de que é tudo verdade.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante. Pena que não me identifico com eles.. kk'

    ResponderExcluir
  6. Parece interessante. Eu gosto muito do tipo de leitura que tenta desvendar a mente humana.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!