14 abril, 2015

Noites de Alface - Vanessa Barbara



até a inesperada morte de ada, com quem Otto estava casado há mais de 50 anos, os dois compartilhavam cada detalhe de sua rotina banal - a disputa do pingue-pongue, os cuidados com o jardim, o preparo de couve-flor à milanesa, as longas noites de documentários sobre o reino animal. agora, a solidão de Otto ocupava uma 'casa de gavetas vazias'. arrasado, ele se recusa a interagir com os habitantes da minúscula cidade onde mora. refugiado na casa amarela onde haviam morado tanto tempo juntos, Otto tenta ruminar sozinho o passado. mas a cada contato com os conhecidos da vizinhança, parece mais convencido de que, apesar da sutil normalidade, há um mistério no ar, que acaba por preencher sua vida vazia sem Ada”



Vanessa Barbara
Editora Alfaguara

168 pgs



Há duas coisas que ganham meu interesse quando o assunto é literatura, uma é personagens idosos e reflexivos e  a outra, é títulos de livros amalucados. E este tem os dois critérios satisfeitos.


Bem na verdade, noites de alface me foi apresentado por um amigo literário virtual, o gentil Gilberto, em uma de nossas conversas via facebook (ele também tem blog  ler até a exaustão e vale muito a pena a visita por lá, tem livros e textos bem legais).


Este livro é um daqueles livros sobre a vida passando ente seus olhos, nada muito mirabolante (ao estilo Zeca Pagodinho, deixa a vida me levar).


Temos Otto, um viúvo recluso (ele já era recluso antes de sua perda) e insone - que tenta preencher seus dias com canais de tv a cabo com programação sobre a vida animal e leituras de livros policiais , morando numa cidade pequena, onde todos se conhecem e se metem na vida um do outro.


O interessante deste livro, nem é a história em si, mais a construção de cada personagem e das figuras de linguagem que desfiam beleza da simplicidade que é a vida cotidiana.


Cada capítulo do livro traz o nome de uma figuraça, vizinho  da casa amarela de Otto e sua esposa falecida Ada.


Temos Nico o assistente de farmácia, aprendiz de natação e obcecado por bulas de remédios. 
Todas as conversas dele, giram em torno dos conteúdos das descrições das bulas e de seus efeitos colaterais, é muito hilário. 
Acredito que o personagem também acaba por dar uma cutucada de leve na industria farmacêutica.


Não esqueçamos do carteiro, que trabalha a 20 anos nos correios, mas nunca entregou uma única correspondência corretamente.
Este usa a música como modo de terapia, quanto mais alto cantar melhor, segundo ele.
É também dono de um repertório duvidoso.


Mais um personagem risível - Iolanda – uma véia surda , dona de dois cachorros chihuahuas infernais de barulhentos, que vive com o sobrinho e que já passou por todas as religiões conhecidas por nós ocidentais.
Ela é realmente uma metamorfose ambulante quando o assunto é o universo místico e a fé.


Sr. Taniguchi – Um ex combatente japonês da segunda guerra mundial e que sofre de Alzheimer, acho que é um dos personagens mais engraçados e trágicos da história.


Finalmente - Ada, a esposa falecida de Otto, era uma pessoa comunicativa, criativa e que se metia em criar receitas culinárias nada comuns, que muitas vezes era preciso recorrer a alguma forma de segurança ou chamar os bombeiros e a defesa civil,rs (me lembrei de um causo que aconteceu num dos natais em família, onde critiquei a sobremesa de minha mãe, que parecia um vulcão em erupção e de como aquele natal foi um pouco triste e rancoroso por conta de minha boca grande).


Bem, citei os personagens que eu mais curti, mas tem outros bem bacanas também.


Fiquei pensando a razão de eu indicar este livro pra vocês aqui do blog, e a resposta é bem simples e fácil.

Noites de alface, consegue entreter o leitor de forma muito prazerosa, somos jogados no mundo do triste e ranzinza Otto e de seus vizinhos hilários (é praticamente a vila do Chaves, só que sem crianças), com um humor maduro e temas mais profundos da vida e tudo mais.


Tirando o final meio Tarantinesco (o estilo Tarantino, não é um dos meus preferidos), curti demais esta leitura e tá anotadinho o nome da autora em meu caderno de leituras futuras.


Alguns Quotes


Quando Ada morreu, as roupas ainda não tinham secado. O elástico das calças continuava úmido, as meias grossas, as camisetas e as toalhas de rosto penduradas do avesso, nada estava pronto”

Otto e Ada tomavam sol todas as tardes, lendo livros de receitas e fazendo palavras cruzadas. Ada vivia procurando a receita definitiva da couve-flor à milanesa,uma que não soltasse a casca ao fritar e que permanecesse crocante e lustrosa. Nunca encontrou”


Otto se recusava a comprar Capotei, versão comercial da captoprina, só por causa do nome. Remédio para o coração que chama Capotei não dá, ele dizia, e quem era Ada para contestar”


...Tipo, ele serve para quem tem mal de Parkinson. Mas às vezes quem toma vê pessoas escondidas no armário. Ele fez uma pausa dramática, porém Otto continuava olhando para o chão. O velho sentou-se na poltrona. Quer dizer, pode dar alucinações. E também pode provocar algum vício, tipo transformar um cara que não bebe em alcoólatra, um sujeito equilibrado em jogador patológico...essas coisas. É tipo aquele remédio contra malária que dá mania de perseguição”


Com os anos, sua casa acabou virando um templo de esquizofrenia espiritual: cabalas conviviam com pirâmides, cristais, pegadores de sonhos, símbolos astecas, pulseiras de equilíbrio, bonsais da prosperidade e incensos altamente sulfúricos”






Marcia Cogitare 







29 comentários:

  1. Marcinha....
    A primeira coisa que fiz ao ler o título desse livro foi sorrir. Assim como acontece com você, títulos chamam demais minha atenção e instigam minha curiosidade.
    Iolanda me pareceu uma figura e ri com sua descrição (imaginando minha mãe....hahahaha) e esse carteiro, gente!!! Como pode?
    Amei demais sua resenha, Marcinha e vou dar uma passeada no blog do Gilberto.
    beijos em vocês dois!
    =D7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Telma, este livro é uma delícia de ler, só tem gente incomum nele.

      Ah visite mesmo o blog do Gilberto, tem resenhas ótimas.

      Hug lindona :D

      Excluir
  2. Opa, fico feliz que tenha gostado Marcia e obrigado pela indicação do meu blog, também adoro suas resenhas :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chegou o rapaz do Alface, Gilberto bem vindo, e seu blog é ótimo, eu gosto muito das escolhas de títulos que vc faz por lá.

      É nóis manolo, Hug :D

      Excluir
  3. Muito interessante este livro. O título já é chamar atenção. Gostei do velho recluso. estou curiosa a respeito dele e de sua cidadezinha. Vou tentar ler e descobrir mais sobre eles.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beth, este livro é muito gostoso de ler e tem um humor pontual, leia, vc não irá se arrepender.

      Hug :D

      Excluir
  4. Esse é o titulo mais estranho que já vi rsrsrs
    pelo jeito os carteiros não trabalham bem a muito tempo né rsrsrrsrs
    interessante

    ResponderExcluir
  5. Pepi, realmente é um título bem curioso.

    Ah os Correios também é um pouco avacalhado por aqui,rs.

    Leia, o livro é muito leve e divertido, apesar de tratar de luto e como lhe dar com isso.

    Hug :D

    ResponderExcluir
  6. adorei esse título! haha e não só ele, como a história, parece muito interessante (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nathália, realmente o título eo conteúdo do livro são muito bacanas, leia e me diga o que achou.

      Hug :D

      Excluir
  7. Olha, não conhecia esse livro, e amei assim que li a sinopse, lá no início do post. Também gosto de títulos esquisitos hehe e, lendo a resenha, me identifiquei demais com a história, com esse passar da vida, do tempo, personagens hilários e ao mesmo tempo com algo de melancólico. Com certeza esse livro acaba de entrar para minha lista de desejadíssimos.

    Beijos, Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, eu me encantei com este livro.

      Pode adquirir sem medo de ser feliz.

      Hug :D

      Excluir
  8. Realmente, "Capotei" não é muito adequado. hahahahaha
    Adoreeeeei!!! Livro pra ler na cama, né? Pra dormir bem, tranquilo e feliz. rsrs
    Quero muito!!

    Resenha super massa, Marcinha. Adoramei!! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luan, este livro é um hibrido, embora fale da perda da esposa de Otto, ainda assim, consegue ser muito engraçado.

      Tenho certeza que você irá gostar.

      Hug \m/

      Excluir
  9. Ah, como é o estilo Tarantino?
    Pesquisei, mas não encontrei uma explicação clara.
    Só sei que a referência vem de um cineasta estadunidense do cinema independente da década de 90...
    Conte-me mais!!
    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luan, não é possível que tu nunca tenha visto um filme deste diretor ~X(

      Se eu explicar aqui, acabarei dando spoiler,rs.

      Então recomendo que vc assista Pulp Fiction e tire suas conclusões.

      Hug lindão :-bd

      Excluir
  10. Estilo tarantino? Boiei kkk
    Mesmo assim esse livro não me animou muito, não que seja a resenha nem nada, só acho que não me causaria nada. Gosto de livros que contribuem com a minha realidade com meu jeito de pensar e tudo mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liih, se eu explicar o jeito Tarandino de ser, estragarei a resenha com spoiler, mas se já viu filmes deste diretor, entenderá o que tentei dizer,rs

      Então você gosta de livros mais tensos, eu também, mas as vezes fujo de literatura pesada pra dar uma relaxada na cabeça.

      Fique a vontade e obrigada por seus comentários, gostei muito.

      Hug =D7

      Excluir
  11. Hello,
    Eu ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas ele me parece ser bem interessante, apesar de que não é muito o meu estilo e realmente que titulo estranho hahahahahahas ri demais só de ler ele, não pretendo ler o livro por enquanto, mas quem sabe surja uma oportunidade.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, realente o título é bem diferente né.

      Legal e deixe anotadinho em seu caderninho, vai que uma hora bate né, e vc acaba lendo e curtindo.

      Hug :D

      Excluir
  12. Bem Márcia!
    Não conhecia o autor e nem o livro, embora tenha um nome diferente, diria até exótico...kkk
    Achei que tem muitos personagens e talvez isso impossibilite um pouco o feeleing co algum.
    Agora em sendo sua indicação, talvez valha a pena conferir a leitura.
    Um final de semana carregadinho de luz e paz!
    “Não acredite mais em pessoas especiais, mas em momentos especiais com pessoas habituais.” (Chafic Jbeili)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy, entendo o que vc disse, mas a autora consegue trabalhar com todos na medida certa, o que é algo assombroso para um escritor.

      Bem, não sei qual teu estilo literário, mas este livro tem chances de agradar um público bem distinto.

      Hug :D

      Excluir
  13. Caramba, o livro já me ganhou por ter um final Tarantinesco, apenas por isso já faria a leitura, sou fã de seus filmes e usar uma referência de peso dessa para retratar o final ( que não te agradou, mas pode me agradar...rs) já me deixou curioso.
    Pelas descrições dos personagens ia me divertir muito, tem uma gama bem grande de personalidades e estilos, todos em uma trama só, tudo girando em torno de Otto.
    Esse estilo de livro quase que de memórias da juventude me agrada muito, por ter um certa nostalgia e reflexão, o nome é sensacional, pretendo investir nessa leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. David, continue me amando, mesmo não sendo muito fã do Tarantino ;)

      Esse livro é uma delícia, garanto que vc não se arrependerá se resolver lê-lo.

      Hug :D

      Excluir
    2. Pode ficar tranquila Marcia, continuo gostando de você, nenhum problema não gostar tanto do Tarantino! =D
      Eu resolvi ler sim, apenas preciso deixar minhas finanças ficarem mais equilibradas, ando pegando ótimas leituras com as suas resenhas, esse é mais um, aguardando os próximos livros de nomes curiosos, onde encontra essas pérolas? rs

      Excluir
    3. David eu acho os títulos esquisitões na net, nos passeios a livraria ou amigos que indicam.

      Hug :D

      Excluir
  14. Assim como a Telma, também me agradou bastante o título do livro. Como de praxe em meus comentários, não poderia deixar de fazer referência a outro livro/filme que me lembrou essa resenha. Isso mesmo. Noites de alface tem o saudosismo do livro "Folhas Soltas de um Diário" com o estilo de escrita da história do filme "A Volta Por Cima", em que conta detalhes de cada personagem paralelo na obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabrina, fico encantada com seu conhecimento cinematográfico, sério mesmo.

      Vc escreve em algum lugar das internets da vida?.

      Hug :D

      Excluir
  15. como já foi dito antes, cara amiga, sou apenas uma amante da sétima arte (cinéfila inveterada). Fã dos Demolidores, Homem Aranha, Homem de Ferro e cia...kkk. Também não dispenso uma comédia romântica e filmes que te dão um tapa na cara como esse que te citei acima. Se quiser chorar um pouquinho assista PS: Eu te amo. É muito lindo mesmo. Se quiser que o sol preencha teu coração, assista Sob o sol de Toscana...

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!