26 setembro, 2014

Era uma vez na França









Por Marcia Cogitare







Volume 1 - (O Império de Joseph)

Fabien Nurry (roteiro)

Sylvain Vallée (arte)

Galera Record

56 Pgs




Este quadrinho francês é baseado numa história real e mescla de ficção, sobre a vida de Joseph Joanovici, um judeu russo que possuía um comércio de metais (sucatas) e que abastecia tanto a Alemanha para fabricação de armas durante a guerra e como também a resistência na França.

Se tornando assim herói e vilão de seu tempo.


Este primeiro volume conta a história de como Joseph se tornou um cara muito rico através de seus conhecimentos de metalurgia e outras cositas más.


A editora francesa Glénat , lançou este material no total de 6 volumes, espero que por aqui a coisa seja lançada em sua totalidade. Vamos comprar galera.


Este primeiro volume ganhou meu coração, o que não é difícil, por que sou alucinada por filmes, livros e tudo o mais que existir sobre máfia (máfia italiana é a minha preferida).






Aqui temos a introdução deste personagem poderoso, sua infância, casamento e velhice (o roteirista usa somente 3 páginas para mostrar estas 3 fases da vida do personagem).


Tudo é muito rápido, os cortes de cenas são até mesmo bruscos, isso me incomodou durante a leitura, porque o quadrinho não é linear e também temos episódios acontecendo na Rússia, Alemanha e França, e isso exige uma atenção maior durante a leitura.


Mas entendo que o autor optou por criar uma áurea de mistério, tensão e suspense, assim como na vida do Joseph da vida real, que é tão nebulosa quanto o Joseph do quadrinho.


O roteirista preferiu mostrar do que explicar, então temos várias situações, que vão desde a polícia francesa no encalço de Joseph, uma ou outra cena de violência, mas o leitor sabe que a causa disso tudo é o divino Joseph, que faz as coisas aconteceram sem ninguém dar conta de seu processo de execução.
Uma linguagem muito cinematográfica, curti isso.





A arte também te faz respirar os filmes clássicos de máfia italiana, os cenários com móveis da época, carros que me lembraram muito os Limousine Lincoln de O Poderoso Chefão.


Tem até uma cena, que, com certeza, foi chupinhada do filme O Poderoso Chefão, vale a homenagem.


Resenha escrita na vibe mafiosa – Trilha sonora do filme Goodfellas (Os Bons Companheiros) do diretor Martin Scorsese.








14 comentários:

  1. Marcia sei que amaria esse quadrinhos, pela história (fascinada por histórias assim da Grande Guerra) e também pela nitidez dos desenhos, perfeito!
    Me fez lembrar de Schindler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cinthia é muito bacana este quadrinho, traz um mix entre a guerra e a máfia, mega recomendo.

      Hug

      Excluir
  2. Oi Márcia!
    Parece ser muito bom.
    Os desenhos são muitos bem feitos e acaba sendo mais fácil ler qualquer coisa se estiver em quadrinhos.

    Abraços!
    LiteraMúsicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego, o quadrinho muitas vezes serve de isca para assuntos mais complicados como a guerra e a máfia neste nosso caso.

      O desenhista mandou muito bem mesmo.

      Hug

      Excluir
  3. Márcia!
    Bem interessante tornar em quadrinhos histórias de vida que chamaram a atenção.
    E a qualidade dos desenhos é de arrepiar.
    Final de semana cheio de luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy

      Existem muitas biografias em quadrinhos, e o desenho mata a pau neste quadrinho.

      E uma excelente semana pra vc também

      Hug

      Excluir
  4. Eu acho bacana esse lance do quadrinhos estou com meu primeiro hq aqui e prestes a ler

    ⋙ Um beijo, te espero no blog
    Post novo no blog SORTEIO no blog Livros com café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pepi

      E tô morta de curiosidade pra saber que quadrinho é este que vc lerá.

      :D Hug

      Excluir
  5. Que interessante esse HQ, gosto muito de O Poderoso Chefão, fiquei curiosa pra ler esse quadrinho agora rs vou procurar saber mais sobre ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ingrid

      Quem gosta de máfia, irá amar este quadrinho, e estou ansiosa pra sair o 2° volume aqui.

      :D Hug

      Excluir
  6. Marcia meu anjo, você realmente é uma inspiração pr amim..sempre trazendo novidades em HQ e me alegrando muito.. ADorei a abordagem que esse quadrinho gtrás, pois com certeza é uma ótima litura.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline

      Fico muito feliz em trazer coisas que agradam os leitores do blog.

      Se vc é como eu, adora uma máfiazinha, irá curtir este quadrinho com certeza.

      :D Hug

      Excluir
  7. Marcia é sempre lindo chegar aqui e dar de cara com as suas resenhas de HQ.
    Pois não conheço muitas e elas sempre me estimulam a procurar mais, como eu já disse adoro o seu gosto para estórias ^_^
    Bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kris

      Sua linda, muito obrigada, eu tento ler os vários gêneros de quadrinhos, porque sei que muitos dos leitores não curtem quadrinho somente de super heróis (eu gosto de qualquer quadrinho, desde que tenha uma bom roteiro e arte).
      E isso acaba por alcançar os leitores menos experientes, e que não sabem que tem quadrinho para todos os gostos possíveis, do infantil ao erótico.

      :D Hug

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!