20 setembro, 2014

Bubble Gum


por Cinthia


Livro único
Lolita Pille
270 páginas
Intrínseca


Bubble Gum é o novo Best-Seller de Lolita Pille, polêmica autora de Hell.Dois personagens se encontram e se confrontam em 'Bubble Gum'. Manon, uma jovem provinciana, bonita e entediada, que sai do sul da França para tentar a vida como modelo em Paris, começando como garçonete; e Derek Delano - herdeiro de uma multinacional do petróleo, aristocrata 'blasé' cujo maior prazer é comprar e manipular as pessoas em jogos cruéis. Atraído por Manon, Derek é seduzido pela idéia de corrompê-la, de estragar seu destino. Afinal de contas, numa vida esvaziada de sentido, a destruição de um ser inocente é um projeto de vida que faz tanto sentido como qualquer outro. Graças a ele, Manon realiza o sonho de brilhar como modelo e atriz, mas ao preço da dependência de antidepressivos, cocaína e outros vícios. Mas logo se dá conta da armadilha em que caiu e planeja uma vingança. 


Esse livro foi uma grande surpresa. De início, pensei que seria mais um livro de romance que teria um final comum como em todo gênero, mas o desfecho desse livro me fez pensar muito e estar pensando até hoje. Um desfecho bem trabalhado e acreditem, nada usual para o gênero, e bastante polêmico.

Nem todos vão gostar do livro por se tratar de algo bem psicológico, em que de um lado temos uma garota simples, interiorana e pobre, em busca de seus sonhos, que acaba vendendo sua alma para um rico, lindo, bem relacionado, mas com problema mental sério, esquizofrenia, e que não sabe viver na realidade, vive em seu mundo surreal de alucinações.

Teve um momento que questionei a esquizofrenia do Derek, pensei que ele tivesse algo mais ou algo diferente da esquizofrenia, pois ele é muito manipulador, muito esperto, e passa por bom na história. É bastante doentio, seu personagem. Cheguei a pensar que ele teria algum nível de psicopatia, mas depois percebi que não.

Parece bastante clichê, e que há vários livros com o mesmo tema e com o plano inicial bastante usual, mas a autora trabalha no texto de tal forma que o final é surpreendente. O grande mistério do livro é isso, você o lê pensando ser algo e se revela totalmente diferente. E, por ser assim, fica difícil falar muito da história, já que ao revelar um pouco que seja, está falando muito, mas vou procurar colocar o mínimo.

A narrativa se dá em primeira pessoa intercalada entre Manon e Derek. Cada um conta seu lado na história, e às vezes pode parecer um tanto confusa, mas essa confusão ocorre devido a mente perturbada do Derek, afinal ele tem esquizofrenia, e estar dentro de uma mente assim, faz com que o leitor fique um pouco confuso. 

Manon abandona o pai no interior da França e parte para Paris em busca do seu sonho: ser uma atriz. Em Paris percebe o tanto que estava enganada do que ocorreria com ela, acaba dividindo um apartamento com uma moça e passa a trabalhar em uma lanchonete para custear suas despesas pessoais. E, ao sair com sua colega de quarto se depara com Derek, um bilionário mentalmente perturbado que faz a promessa a si próprio de acabar com a vida de alguém, e esse alguém acaba sendo Manon, sob o pretexto de ajuda-la ser uma famosa atriz. Assim, começa o plano maquiavélico de Derek.

E o clichê imaginário que o leitor cria termina ai nesse ponto, pois o livro se desdobra em algo bem elaborado e de forma inteligente construído a levar todos a pensar o quanto vale os valores pregados pela sociedade atual. A inocência sendo destruída pelo mal. Valores x perda de si próprio. 

Tudo que posso dizer é que o final deixa muito a pensar no que realmente aconteceu, pois a autora elabora o texto de tal forma que o leva a pensar algo, depois muda por completo e encerra de forma surpreendente, mas por causa dessa escrita nada simples, me fez questionar se ela o terminou da forma que me levou a pensar ou se o final também há algo mais que ela não colocou explícito. É o que posso escrever, mas ela o concluiu de forma estarrecedora e chocante.

Amei o livro! Mas, como disse não é uma leitura simples, e pode não agradar a todos. Se gosta de reviravoltas, livro psicológico, briga entre o bem e o mal, inocência perdida e doença mental, vai gostar desse livro. O porquê do título? Você só descobre no final!


Um dia ela me disse: “Vou deixa-lo, assim que puder viver sem você.” Eu lhe havia perguntado, sinceramente comovido naquele momento, pronto para qualquer coisa: “Você pode viver sem mim cocota?”. Ela riu, com aquele seu riso atroz, e respondeu: “Quero dizer, quando for bastante famosa e bastante rica.”. Foi a minha vez de rir dela, de mim mesmo e desta situação inextricável, e concluí: “Então você nunca vai poder viver sem mim, cocota.”


18 comentários:

  1. Gosto de livros que trazem um teor psicológico bem marcado.

    Gostei da sua resenha, tudo muito bem explicado.

    Hug

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse creio que você poderia gostar, muito psicológico e com um final que você fica "como é que foi acontecer isso?"

      Excluir
  2. Oi Cinthia!
    Parabéns pela resenha.
    O livro parece ser excelente e agora fiquei curioso pra saber o porquê do título hahaha

    Beijão

    LiteraMúsicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Diego!
      Só lendo, pois a resposta é bem no final do último capítulo, acredita? Durante a leitura minha pergunta era: mas qual o motivo desse título?

      Excluir
  3. Eu simplesmente amo esse livro! Comecei a leitura assim meio descrente, sabe, mas a narrativa diferenciada da autora me conquistou, e o desfecho, como você disse, é surpreendente. Um livro e tanto!

    Beijo, Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei meio sem entender o livro, e pensei que a Manon é quem tinha problemas sérios, afinal a atitude dela desde o início para mim, não foi algo muito normal, mas depois fui entendendo, e o final... me fez ficar boquiaberta, voltei e reli, pois não acreditei.

      Excluir
  4. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas a estória me soou muito bem, adorei a trama.
    Acho que faz bastante meu estilo com esses jogos crúeis.
    Beijos
    neversaynever-believe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leeticia, tive o privilégio de conhecer esse livro devido o Livro Viajante, se não nunca olharia para ele, o que para mim teria sido uma perda e grande hoje em dia, pois realmente gostei desse livro.

      Excluir
  5. Você sabe que amo livros com personagens descritos psicologicamente, né?
    Sempre passei por esse livro e não dei bola... vou ficar mais atenta depois da sua resenha.
    Montes de beijos, coisa linda.
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Telma, eu lia esse livro pensando em você, e querendo saber o que você iria achar da leitura dele. Uma que a cabeça do Derek é completamente perturbada, fiquei muito intrigada, ele parecia ter duas faces, mas depois fui entendendo, não era duas faces, era a parte deturpada esquizofrênica dele, o jeito dele ver o mundo, é muito estranho! Sei que você amará esse livro se o ler.

      Excluir
  6. Não conhecia o livro mas confesso que a palavra vingança me deu uma curiosidade
    ⋙ Um beijo, te espero no blog
    blog Livros com café

    ResponderExcluir
  7. Cinthia!
    Sinceramente é o tipo de livro que adoro e aprecio a leitura, por vários motivos, mas o principal deles é por abordar aspectos psicológicos das personagens e ter um dos protagonistas com um distúrbio psicológico dos mais graves e perigosos.
    Esquizofrênicos são pessoas inteligentíssimas e manipuladoras de forma instintiva, convivem em sociedade sem terem sua doença percebida até o momento de crise e criam em suas mentes histórias alucinadas e as trazem para realidade, perigosíssimos eles são...
    Vou em busca do livro para leitura.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que você vai amar, é uma mente difícil, a do protagonista. Não sabia que viviam assim passando desapercebidos na sociedade. Conheço dois, mas creio que por ser esquizofrenia mais aguda, pouco param na realidade, a cada minuto estão na alucinação, ao conversar com eles preciso chamá-los para a realidade a cada segundo. A família diz que gostam muito de mim e perguntam por mim sempre, mas quando estou com eles sei que podem fazer de tudo, principalmente matar. Creio que por causa deles terem o distúrbio tão acentuado nunca vi manipulação. A garota é perseguida pela perseguição, ela sempre olha para algum lugar e diz, "olha lá o motoqueiro veio me pegar", ou qualquer coisa assim. E não há nada lá. O rapaz é pior, acredita piamente que o corpo dele é feito de um material não existente no mundo, uma liga super resistente, e fala o que as vozes ditam para ele: "Eu mato, eu mato, eu mato." Sempre chamo ele para realidade, quando converso com ele. Mas, até a família tem medo dele, já tentou matar os pais, irmãs, sobrinhas... o caso dele é difícil.

      Excluir
  8. Não conhecia esse livro, fiquei muito curiosa depois da sua resenha.
    Gosto muito de livros desse tipo e quero muito saber o porquê do título. rs

    ResponderExcluir
  9. Oi Cinthia, tudo bom?? Mrenina, eu gostei muitod e sua resenha, pois nos mostrou do que se trata esse livro, um pouco sobre os personagens... Eu nunca tinha dado uma chance a ele, mas agora depoi de ler sua resneha vou atrás dsse livro pra ler... bjs e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  10. Amei a capa,eu não conhecia nenhum livro dessa autora,e essa resenha me deixou na curiosidade,to morrendo de vontade de ler esse livro.
    PQP,odeio personagens assim como o Derek,mas to bem loka pra saber qual será a vingança q a Manon vai fazer,espero que seja fodástica.Adorei a resenha. bjs de luz!

    ResponderExcluir
  11. Ri muito ::::: “Então você nunca vai poder viver sem mim, cocota.”
    'cocota' eu usava essa palavra pras bitches da minha sala na sétima série,imagina só kkkkkk

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!