12 agosto, 2014

Resenha: Rio, Zona de Guerra

http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2014/08/resenha-rio-zona-de-guerra.html


Rio, Zona de Guerra – Leo Lopes



Rio de Janeiro em guerra civil (dá pra imaginar, não é?). 


A Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes é cercada por uma muralha que serve de fronteira para dois “mundos” completamente distintos.


Do lado de dentro, o pessoal da elite, com grana, belíssimas moradias, comida e facilidades (amei os carros que aqui são chamados “flutuadores”... imaginam o porquê do nome?); do outro lado os famintos, o tráfico, os desabrigados. 


O que define quem vive de cada lado?


As mesmas definições na nossa sociedade atual: a politicagem, a “ditadura enrustida”, a opressão... enfim, uma sociedade muito parecida e muito diferente da nossa (ao menos por enquanto)... veja o quote abaixo:


O Estado não tinha mais como arcar com custos de segurança. Não era mais possível garantir o bem estar dos” cidadãos de bem” que ficavam dentro da Fronteira, protege-los contra as hordas imundas de gangues e de desafortunados que não tinham créditos para comprar suas passagens para fora da Zona de Guerra. Toda a segurança dentro da Barra da Tijuca, inclusive a patrulha de inúmeros quilômetros de muralhas da Fronteira, ficava dividida entre as polícias das centenas de mergacorporações multinacionais com escritórios no Rio de Janeiro. Nada de cadeias ou prisões. Os criminosos simplesmente eram jogados do lado de fora da muralha, para sobreviverem de Guerra, ou executados durante as investigações.” (p.19)


O grifo em negrito é meu... mas... dá pra imaginar? Além dos criminosos, quem vivia do lado de fora era quem não tinha créditos para pagar a vida dentro (crédito = moeda vigente), ou seja, pessoas como você e como eu.


São 3 os personagens que mais chamam a atenção:


Carlos Freitas:  o detetive, cheio de falhas... que poderia viver dentro da Fronteira mas prefere ajudar os injustiçados do lado de fora (perdeu muito na vida com isso, mas ganhou meu respeito). Veja uma das falas que mostram muito do seu caráter:

- Se não fosse a Fronteira – Freitas interrompeu, alterando um pouco o tom de voz -, essas pessoas não estariam entregues à própria sorte, sem a menor infraestrutura e condições de vida. O que esses corporativos filhos da puta achavam que ia acontecer? Que o crime ia diminuir do outro lado? Não faz sentido, Rocha. Nunca fez. (p.33)


Vivian Ballesta: prostituta que trabalhava dentro da Fronteira... vou deixar você com a descrição original dela:

A mulher era alta, ruiva e tinha olhos naturalmente verdes. Freitas sabia disso porque odiava o efeito falso que as manipulações genéticas de íris, tão na moda atualmente, causavam. Não tinha no rosto nenhuma maquiagem, a não ser o batom extremamente vermelho, e, mesmo assim, sua pele era completamente lisa e limpa. (p.18)


Renata Braga, advogada que trabalha dentro da Fronteira. A vida por lá lhe deu muita grana. Já tinha tido um envolvimento com Freitas (que você vai saber qual, quando ler o livro ;) ). Também deixo você com a descrição dela:

Renata era uma mulher bonita com um pouco mais de trinta e cinco anos. Tinha cabelos escuros muitos lisos, cortados na altura do ombro e usava um tailleur bem ajustado ao corpo. A saia, que se estendia até logo acima dos joelhos, revelava pernas de alguém que estava em forma e que certamente se preocupava com a aparência.



O que essas pessoas têm em comum neste momento da história do livro?


Envolveram-se, cada uma à sua maneira, para descobrir sobre o suicídio (que Vivian cria ser assassinato) de uma prostituta amiga de Vivian.  (Uma amizade coloridíssima, você vai comprovar).


Vou relatar abaixo a cena do suicídio que está no primeiro capítulo do livro:


Imerso em seus pensamentos, Sebastião foi pego de surpresa pelo estrondo e estilhaços de plastvidro que atingiram a parte de trás de seu corpo. (...). Uma mulher jazia sobre o que restava do teto do elegante flutuador último tipo. Ela estava afundada sobre o teto, algumas partes do corpo tão mescladas à superfície lustrosa do veículo que pareciam ter sido fabricadas junto com ele.
O que mais chocou Sebastião não foi a nudez da mulher, nem o sangue que escorria de sua boca e empoçava sobre o material plástico deformado, nem o fato de estar calçando sapatos de salto altíssimo, nem a posição em que seu corpo ficou, com as pernas viradas para um lado e o tronco para o outro. O que mais chocou o porteiro foi ela estar de olhos abertos, e o azul profundo daqueles olhos ainda parecer emanar vida, mesmo que ele tivesse certeza de que ela estava morta.


Por que colocou tantos quotes, Telma?


Porque, além de ambientar, eu também queria que vocês visse um pouquinho da qualidade da escrita de Leo, além do excelente trabalho de revisão e diagramação do livro.
 
Não há erros de Português!


A Avec é uma Editora que acaba de se lançar no mercado mas percebo claramente que ela preza pela qualidade, ao invés da quantidade. Já peguei livros de Editoras grandes com erros tipográficos e gramaticais! Isso me dá dor de estômago...rs* Sério! Fico mal...rs

Também sei que os quotes que coloquei não contém spoilers, então, por que não dar essa “canja” pra vocês? Né? É!


A trama é intensa, veloz e fica-se querendo demais saber o que vai acontecer a seguir. Torci muito por Freitas! Torci também para descobrirem a verdade sobre o assassinato disfarçado de suicídio. Mas não posso contar mais nada... ou me colocarei pra fora da Fronteira por soltar spoilers, ou mesmo me executarei myself! Hsuahsauhsuahsuhasuhaushuahsua


Ok... é isso!


Último lance: eu havia lido em uma resenha, no Skoob, que esse livro que era uma cópia piorada de Rio 2054, que também li e também achei fenomenal, mas creiam: são livros com elemento em comum, mas com contextos e história completamente diferentes. Os focos são diferentes também.

Ademais quem disse que foi uma cópia, ignora que Rio, Zona de Guerra foi escrito primeiro.


Achei injusta a acusação e como sou tal qual Freitas, deixo esse erro retificado nessa resenha.


E aí? Falei bonito, né?

Então me beijem!

Beijos queridos.

PS.: é possível que essa resenha contenha erros ortográficos ou gramaticais. Ainda será revista. Acaba de sair do forno direto procês! 





Agora, uma proposta para você:


Querem que eu faça o cosplay de Freitas, de Vivian ou de Renata?

Nesse blog, é você quem manda! ;)

Espero e vou ACATAR, sua opinião!

http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2014/08/resenha-rio-zona-de-guerra.html


Cosplay (コスプレ, Kosupure?) é a abreviação de costume play ou ainda de costume roleplay (ambos do inglês) que pode traduzir-se por "representação de personagem a caráter", "disfarce" ou "fantasia" e tem sido utilizado no original, como neologismo, conquanto ainda não convalidado no léxico português1 , embora já conste doutras bases2 , para referir-se a atividade lúdica praticada principalmente (porém não exclusivamente) por jovens e que consiste em disfarçar-se ou fantasiar-se de algum personagem real ou ficcional, concreto ou abstrato, como, por exemplo, animes, mangás, comics, videojogos ou ainda de grupos musicais — acompanhado da tentativa de interpretá-los na medida do possível. Os participantes (ou jogadores) dessa atividade chamam-se, por isso, cosplayers.
Fonte: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Música referência:  Vida Bandida – Lobão




Chutou
A cara do cara caído, traiu
Traiu seu melhor, seu melhor amigo
Bateu, corrente, soco inglês e canivete
 

E o jornal nào para de mandar
Elogios na primeira página


Sangue, porrada na madrugada
Sangue, porrada na madrugada



Vida! Vida, vida, vida
Vida bandida
Vida! Vida, vida, vida vida bandida
Vida! Vida, vida, vida vida bandida
Vida!



É preciso viver malandro
Assim não dá pra se segurar, não
A cana tá brava
E a vida tá dura
Mas um tiro só não vai me derrubar não



É preciso viver malandro
Assim não dá pra se segurar, não
A cana tá brava
E a vida tá dura
Mas um tiro sá não vai me derrubar não



Vida! Vida, vida, vida
Vida bandida
Vida! Vida, vida, vida vida bandida
Vida! Vida, vida, vida vida bandida
Vida!



Correr, com lágrima
Com lágrima
Com lágrima nos olhos
Não é definitivamente pra qualquer um
Mas o riso corre fácil
Quando a grana corre solta
Vida! Vida, vida, vida vida bandida
Vida! Vida, vida, vida vida bandida



É preciso ver o sorriso da mina
Pra subida da barra
Aí é só, é só, é só de brincadeira
Ainda não inventaram dinheiro
Que eu não pudesse ganhar
Ainda não inventaram dinheiro
Que eu não pudesse ganhar



Vida! Vida, vida, vida
Vida bandida
Vida! Vida, vida, vida vida bandida
Vida! Vida, vida, vida vida bandida



http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2014/08/resenha-rio-zona-de-guerra.html



Veja esse e outros títulos da AVEC, clicando no logo abaixo.



Os leitores do blog possuem 10% de desconto no valor total da conta, basta digitar o código surtosliterarios em cupom!  ;)

http://www.avecstore.com.br/rio-zona-de-guerra



28 comentários:

  1. Eita mulher que se inspira na hora de escrever! E só sai coisa boa, que acrescentam e sempre despertam curiosidade. Ainda mais quando só se tem coisas boas a falar do livro, né?

    Confesso que com o título e a ideia do livro foi inevitável não pensar em Rio 2054, mas essa história de acusar de plágio é muito sem noção mesmo.

    E sobre o cosplay, acho que você ficará perfeita como Vivian!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mallu, sua linda.
      É sempre gostoso demais ler seus comentários atentos e certeiros.
      Você vota na Vivian, é? ok... anotado...rs
      Vamos ver o restante do pessoal.
      Beijos, coisa linda. :*

      Excluir
  2. Telma acho que você deveria pensar na possibilidade de escrever um livro, gostei da resenha despertou bem minha curiosidade
    Um beijo, te espero no blog
    Blog livros com café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ownn... você é uma linda!
      Na verdade, tenho dois projetos de livros engavetados. ;)
      beijoconas

      Excluir
  3. Telma!
    Achei o livro com uma temática bem realista, porque afinal de contas não é isso que anda acontecendo nos morros do Rio de Janeiro?
    Gosto de livros ambientados nas diversas cidade do Brasil.
    Não li Rio 2054, mas imagino que tenha uma visão mais futurista do que esse.
    Gostei da música. Lobão anda sumido!!

    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lobão anda sumidíssimo mas embalou minha adolescência roqueira! ;)
      Eu acredito que você vá gostar bastante desse livro, Rudy.
      Muitos beijos em você

      Excluir
  4. Amei os quotes!! E tbm acho horrível esse tipo de comentário de cópia, são milhares de livros no mundo, algum tinha que ser semelhante a outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é, Larissa? De qualquer forma são tão diferentes...
      Muitas beijocas em você

      Excluir
  5. Aiaiai! Primeira coisa que me chamou atenção na resenha: quotes. Segunda coisa: Antes de você falar o por que dos quotes eu já estava cá comigo: "que escrita linda, é curto, mas já da pra saber como é bem escrito o livro"! Sério, como eu disse no outro post eu não conheço o escritor, já havia lido alguns comentários sobre o livro e era tudo, mas agora, nem preciso dizer que as resenhas daqui me deixam louca, né? Não tenho tempo nem dinheiro para ler tantos livros *surtando* (surtos literários é o melhor nome pro blog, ever!)
    Parabéns pela resenha Telma! E quanto ao cosplay, gostei da descrição da Vivian ;) kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou considerar a Vivian, Prí.
      Depois que tiver visto você me diz o que acha do cosplay.
      Muito obrigada pelos comentários nas minhas resenhas. Voc~e sempre me deixa toda animada. É uma motivadora nata! ;)
      muitas beijocoas

      Excluir
  6. Bastante instigante a resenha. Se tiver oportunidade vou lê-lo, bem diferente dos livros brasileiros que já vi, uma distopia e que mostra um lado irreal mas verdadeiro ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura que tem peso e que flui muito bem, Cinthia.
      Muitos beijos em você.

      Excluir
  7. Ah MDS os quotes,adorei! sua resenha ta perfeita,me despertou certo interesse esse livro,achei o enredo bem curioso! amei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bárbara, sua linda.
      Feliz que tenha gostado. Incrível a escrita dele, né?
      Muitos beijos em você.

      Excluir
  8. Amei a resenha, nossa esse livro deve ser bom demais, não vejo a hora de ler, estou super curiosa, eu estou amando ler nacionais, então esse tem tudo para me agradar.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila,
      tenho lido muitos nacionais e tenho me surpreendido positivamente com nossa gente inteligente.
      muitos beijos em você

      Excluir
  9. A sua linda pois trate de desengaveta=los já serei a primeira a ler e com prazer \0/
    Um beijo,
    SUPER SORTEIO

    ResponderExcluir
  10. Telma!
    Bem estranho meu nome não estar ali nos top, porque tenho comentado todas as postagens de agosto, ok?
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

    ResponderExcluir
  11. Não tem como não amar tuas resenhas <3

    ResponderExcluir
  12. Que resenha deliciosa Telmita, fiquei curiosa pra ler.

    Sobre o cosplay, como seria ver vc de Vivian, hein

    Hug

    ResponderExcluir
  13. Hmm. Parece ser um livro bem diferente. Será que é bom?

    ResponderExcluir
  14. Telmaaaa, amei a sua resenha, mais completa impossivel, dá até vontade de debater nos comentários mais, não vou te perguntar nada, não. Porque vai que você conta. Hauhauha
    Então, você me fez ficar com super vontade de ler esse livro, a história parece ser super interessante e diferente.
    Quanto ao que vc falou de livros de editoras grandes com vários erros de português concordo plenamente! Chega a ser chocante, fico indignada quando (no caso) ainda são livros de autores nacionais, que pagam uma nota preta pra publicarem e a editora deixa passar um trabalho podre do revisor que acaba queimando o filme do autor.
    Palmas para a AVEC, ganhou pontos no meu conceito.
    Beijos, suas resenhas arrasam sempre!

    ResponderExcluir
  15. Telma, mas que resenha em, vc me deixou 100% interessada nessa obra, eu ainda não tinha ouvido falar dela, mas já tinha ouvido falar da editora, e esse caso de erros gramaticais é um O. Parabéns pela Editora Avec por não nos colocar em uma saia justa com as palavras...

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  16. Livros brasileiros merecem mais espaço.. Tem muita coisa boa por aí..
    Gostei muito da resenha.. Ambientada no Rio.. Que é "quase" uma realidade...
    Quem pode, pode... Quem não pode se sacode!!!

    ResponderExcluir
  17. é tão bom ver os livros de nossos autores ganhando cada vez mais espaço no mercado nacional. E com iso pdoemos perceber o talento incrível deles. Amei a forma como esse livro Rio -Zona de Guerra foi abordado...gostei bastante de Leo ter pego fatos reais e se inspirado e criado uma obra que plo que vi em sua resenha, está sensacional..Sem sombra de dúvidas quero muito ter e ler esse livro...parabéns pela resenha, ficou ótima.

    ResponderExcluir
  18. Amei a resenha!

    Quero muito ler o livro!

    ResponderExcluir
  19. Telma acho que você deveria pensar na possibilidade de escrever um livro, gostei da resenha despertou bem minha curiosidade
    Um beijo, te espero no blog
    blog Livros com café

    ResponderExcluir
  20. Gostei demais da resenha, quero muito esse livro. <3
    Eu tinha um certo preconceito com os escritores brasileiros, pois li muito livro ruim. Mas de um tempo pra cá comecei a ler alguns que me fizeram perceber que existe livros brasileiros ótimos e até melhores que alguns estrangeiros por ai... enfim, to muito afim de ler esse livro, sua resenha me deixou muito curiosa.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!