17 agosto, 2014

Resenha: A Mulher Silenciosa


Esplêndido! Encantador! Magistralmente Escrito.



Comprei esse livro na Quinta-feira (dia 14) num passeio com uma amiga à Livraria Cultura.

Depois de ter comprado, vi algumas críticas negativas no Skoob, mas, enfim, já era tarde.


Comecei a ler sem grandes perspectivas e fui sugada para dentro do livro.

Seduzida pela escrita impecável de A.S.A Harrison, em seu primeiro romance ficção e decepcionada ao saber que ela trabalhava em um novo thrilher psicológico, quando morreu em 2013.

Agora, após o término da leitura, posso afirmar com 100% de certeza: eu leria até as receitas culinárias dessa mulher se ela tivesse escrito.


Ela é aquilo que eu amaria ser: alguém com uma complexidade intelectual totalmente passível de ser reconhecida em cada linha de sua escrita. Tanto pela bem intrincada trama, quanto pelo vocabulário e gramática, excelentes.

Este livro é contra indicado para quem procura uma leitura fácil e rasa... na mesma proporção que é a cura para quem está em busca de uma leitura cheia de suspense e reflexão.

Comecei a ler na Sexta a noite e terminei agora (às 17h20 do Domingo). Quis ter lido mais devagar mas me foi impossível largar.

Quem interessa-se por Psicologia, vai amar algumas comparações do cotidiano com afirmações de Freud, Jung e Adler. Comparações totalmente pertinentes. Há também o reconhecimento, tanto na protagonista, quanto no antagonista.

Jodi é uma psicoterapeuta, com um casamento de 20 anos. Sua felicidade maior consistia em cozinhar para o marido e passar as noites com ele. Sabia da infidelidade constante do marido, mas considerava isso aceitável. Isso era parte do caráter dele: um homem sexualmente super ativo, dado às fugidinhas extra conjugais mas, que sempre retornava a noite para a família que tinha (ela).

Considerava-se uma pessoa sem problemas. Até onde se lembrava, tivera uma infância feliz.

Toda a tinta desse quadro bem pintado começa a derreter quando seu marido, num arroubo de crise de meia idade, apaixona-se por uma jovenzinha com menos da metade dela e decide sair de casa para viver esse "amor". 
Esse é só o começo da desgraça que acontece na vida arrumadinha de Jodi e é a partir de então que ela, em meio ao desespero, começa a revelar (inclusive para si mesma) um lado ainda não conhecido e a arquitetar um assassinato.

O livro todo é recheados de passagens que eu adoraria deixar aqui... Deixo um quote de alguém no exato instante de sua morte, para que vocês vejam a acuidade da escrita dessa mulher por quem me apaixonei:


"Não é verdade o que dirão: que ele não o viu chegar, que nunca soube o que o atingiu. Ainda assim, acontece muito rápido. Imagens fugazes explodem em sua tela mental; isso é tudo o que os moribundos têm tempo de registrar. (...) Se ele tivesse a opção de ficar, faria isso por ela. Mas não lhe restam opções agora. O tempo paira, suspenso, embora esteja prestes a ter um fim. A morte deveria ser uma sedução, não um estupro. Tivesse mais um minuto ele poderia fazer tanta coisa... Até mesmo os criminosos são autorizados a dar um telefonema, enviar uma mensagem. Quão vivo ele se sente, quão imensamente ele brilha, como um pavio aceso, um fogo de artifício prestes a explodir. O que ele não daria por mais um minuto, u  mero minuto cruelmente pregado no fim de sua vida."

Recebe não apenas 5 estrelas, mas também entra para a lista de meus livros favoritos.







24 comentários:

  1. Telma!
    Andei lendo também umas opiniões desfavoráveis ao livro, mas quando li a sinopse e a resenha de algumas pessoas, percebi que é um livro esclarecedor.
    Sabe o que acho? Livros que mostram de alguma forma uma realidade que não é aceita pelo leitor, por algum motivo pessoal, tornam a crítica negativa, mas no fundo acredito que é pelo fato das pessoas sentirem-se mexidas por dentro de alguma forma e não quererem aceitar...
    Gostaria dessa leitura tenho certeza.
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy,
      Eu acredito que você, só pela opinião que deu sobre a resenha, iria mesmo gostar muito do livro.
      Você é esclarecida. Mente aberta... receptiva a mudanças.
      O livro mexe mesmo, e demais, com a gente.
      Isso pra mim é excelente. Adoro essa revolução interior que me chacoalha e me tira da minha zona de conforto.
      Montes de beijos.

      Excluir
  2. Telma, bom saber outra visão desse livro diferente de todas que já li. Bom ler um livro que satisfaz naquele momento e como foi rápida a sua leitura! Pelo que vi do trecho há bastante figuras de linguagem e também metáforas, para mim seria difícil devido a escrita, mas gostei muito do seu entendimento e visão dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostaria de ler esse livro com você, Cinthia. do seu lado e ajudando nas figuras de linguagem e sendo ajudada por você com sua visão objetiva não metafórica.
      Acho que nós duas aprenderíamos muito.
      Beijo, minha gata.

      Excluir
  3. Com todos os elogios que vi esse livro deve ser perfeito, eu ainda não tinha ouvido falar dele mas já super me interessei
    Um beijo, te espero no blog
    Blog livros com café SUPER SORTEIO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beijo, coisa linda.
      É um livro bem completo e mega interessante, sim!
      :)

      Excluir
  4. Não tinha visto esse ainda, mas com a resenha, já amei, vou adicionar na minha listinha enoooorme,kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai, Isa... e minha listinha que só cresce também?...rs
      Tô numa maré de sorte! Só lendo "livrão"!!!!!
      beijocas

      Excluir
  5. Oi Thelma!! Então... eu li trechos desse livro da última vez que fui na livraria, não gostei muito não. Não pq a autora escreva mal, pelo contrário aparentemente escreve muito bem, mas a história não me prendeu logo de cara. Pode ser que mais para frente na leitura eu começasse a gostar mais, só que acho que eu não estava no clima para esse tipo de livro - na verdade é um pouco raro eu estar com ânimo para esse tipo de literatura haha. Mas quem sabe em um outro momento, não é? xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Prí!
      É o tipo de leitura que realmente precisamos gostar e estar no clima. Caso contrário fica maçante!
      Montes de beijocas em você

      PS.: Eu ainda tô travada pra começar outro livro. Ainda tô "degustando" esse... ;)

      Excluir
    2. Oi Telma!! kkkkkkk Sei exatamente a sensação de estar degustando o livro, isso me aconteceu enquanto lia Eleonor & Park... passei dias pensando no livro e em toda a história.. mesmo depois que comecei a ler outro ainda me pegava parando e me perguntando "o que o Park poderia dizer? A Eleonor com toda certeza diria que isso é chato hahah

      Excluir
  6. Telma, nunca tinha ouvido falar do livro e nem da autora. E Lendo você escrever assim sobre ela desperta muito o interesse de fazer essa leitura.
    Fora que é super triste quando se perde um autor talentoso precocemente, né?
    :-s

    Conversas de Alcova

    ResponderExcluir
  7. A resenha ficou excelente, me deu vontade de ir na livraria mais próxima e comprar esse livro imediatamente.
    Adoro livros com um conteúdo psicológico acentuado.
    Espero que a leitura me encante como fez a você. Se a narração for tão boa quanto a passagem da quote, com certeza eu irei amá-lo.

    ResponderExcluir
  8. Muitos leitores não sabem apreciar um bom livro, mas as vezes é por não darem oportunidade e também porq cada um tem sua opinião.
    Infelizmente não vamos poder contemplar o seu romance Ficção q estaria fazendo, mas ela nos deixou uma obra e tanto...

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  9. Estou totalmente entusiasmada com sua resenha.... vontade de pegar esse livro e ler agora! Adoro livros assim... que nos prendem e nos fazem pensar!!!
    Já tinha lido algumas resenhas desse livro, mas a sua me deixou muito curiosa!
    Preciso ler....

    ResponderExcluir
  10. O livro pelo visto é muito bom mesmo, eu amei a resenha e fiquei hiper mega curiosa para ler o livro, gosto muito de historias reflexivas, elas me atraem como ninguém, Mulher silenciosa já esta na minha lista.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  11. Tenho muita vontade de ler A mulher silenciosa.
    Li em uma outra resenha a mesma coisa: o livro não é recheado de ação, mas nos faz refletir sobre se estarmos acomodados com a nossa situação atual.
    Parece que os personagens são um pouco estereotipados, mas não que isso seja algo ruim.
    Bom, espero poder ler o livro em breve.

    ResponderExcluir
  12. Uauuuuuuuuuuuuuuuu..Telma, esa foi a primeira resenha positiva que li desse livro. Amei a forma diferenciada que você abordou a trama... Agora fiquei curiosa pra ler o livro e tirar minhas conclusões..Parabéns e obrigada por me proporcionar uma mudança de opinião sobre a leitura desse livro. bjs

    ResponderExcluir
  13. Com todos os elogios que vi esse livro deve ser perfeito, eu ainda não tinha ouvido falar dele mas já super me interessei
    Um beijo, te espero no blog
    blog Livros com café

    ResponderExcluir
  14. a capa não é nada atraente,mas como não devemos julgar um livro pela capa,devemos ler suas resenhas,o livro me pareceu perfeito,agora com certeza quero ler esse livro,adoro livros que tem esse quê de reflexão,parabéns pela resenha,adorei.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Criticas negativas sempre tem, nem todo mundo gosta da mesma coisa. Mas é sempre bom fazer sua própria opinião sobre o livro, se deixar de ler por causa das criticas ruins nunca vai saber se a historia é realmente ruim, sempre procuro resenhas pra ter noção da historia e opiniões diversas, se vejo que alguém gostou, já penso : porque eu não vou gostar? haha Que bom que você adorou o livro, to muito afim de ler ele e espero que ele entre na minha lista de favoritos também.

    ResponderExcluir
  16. Eita! De psicoterapeuta a "assassina". Deve ser um confronto interno muito grande.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!