21 junho, 2014

Resenha Reconstruindo Amelia

Reconstruindo Amelia - Kimberly McCreight


                                                                                                                por Telma Myrbach


Um dos MELHORES livros que li esse ano!

Os ingredientes estão ali e muito bem misturados: suspense + drama + romance = Reconstruindo Amelia.

Quem tiver o grande prazer de ler esse livro vai encontrar uma trama sensível e intrincada! 

Eu me apaixonei por Amelia e por sua mãe Kate. Ambas tão falhas como todos  nós! Remeteu-me muito à filha e mãe que há em Métrica. Aliás, muita coisa na narrativa de Kimberly McCreight remeteu-me a Coleen Hoover, John Green e Harlan Coben (em sua melhor fase).

A escrita é fluída, a história é bem construída, sem deixar furos e, tão realista e atual que pensamos que poderia realmente acontecer om qualquer pessoa em nosso bairro... e conosco.

Todas as personagens são verossímeis e têm o perfil bem traçado pela autora. Quase que podemos enxergar uma época em nossa vida onde tudo aquilo aconteceu, bem como identificamos pessoas que bem poderiam ser aquelas personagens ou ter sua vida como base da construção de tais personagens.

Temas abordados: bullying, homossexualidade, relacionamento de pais de filhos, romance, Educação e luto (dentre outros e seus muitos sub temas).

Kate, acaba de perder a filha, Amelia, que cometera suicídio pulando do telhado da escola, onde cursava o 2º ano do 2º Grau. No enterro, se perguntando como não notara os sinais de que sua filha estava para cometer suicídio, (tudo parecia estar tão normal, apesar dos problemas que todas as famílias enfrentam), Kate recebe uma mensagem de texto no seu celular que dizia:

Amelia não se matou.

Esse foi o gatilho para a confirmação de algo que Kate suspeitava. Como era possível uma menina sensível,  com boas notas e ótima relação com a mãe ter se suicidado sem que ninguém percebesse os sinais? 

A partir daí ela começa uma busca louca, envolvendo a polícia, grupos (fraternidades) na Escola, mães e pais de alunos ...esperando tecer uma teia de aranha ao contrário, onde o tema central era a morte de Amelia e o "desmembramento" da teia, os acontecimentos que levariam à descoberta de toda a verdade.

Muita coisa acontece. Muitas surpresas, na vida de quase todos as personagens nos levam a reflexão involuntária (mas bem presente) sobre os temas acima citados.

Os capítulos são alternadamente narrados por Kate e Amelia e são complementares. Há citações de Virginia Woolf (autora preferida de Amelia) e você vai poder, juntamente com Kate, ler as mensagens do Facebook, textos do Whatsapp, blog secreto e muitas outras coisas que a modernidade eletrônica oferece hoje em dia.

Um quote de Kate, num capitulo seu:

"Afinal, não foi só um erro, uma única vez. Foi um verão de más escolhas provocadas por uma vida inteira fazendo as escolhas certas. Pelo visto, eu só conheço um jeito de errar: magnificamente!" p.42

Um quote de Amelia, num capitulo seu:


"Larguei o telefone, rolei na cama e peguei Rumo ao Farol. Não que eu precisasse reler para escrever o trabalho de inglês. Eu conhecia o livro praticamente de cor. Virginia Woolf era tipo minha heroína. Não por ter entrado num rio com pedras nos bolsos - embora, em se tratando de formas de se matar, ela até que tivesse estilo -, mas porque era loucamente talentosa e fora quem quisera ser, por mais que o mundo lhe dissesse para ser diferente." p.111
Um quote que amei mas não conto de quem é: hehehehehe


"(...)  tinha um coração gigantesco e descontrolado que envolia tudo o que passasse na sua frente. Era bom estar perto dele. sobretudo porque às vezes eu mal sentia o coração bater sob o peso do meu cérebro hiperativo." p.144

Uma leitura que mais do que recomendo, indico e assino embaixo com 5 estrelas.






Mais sobre o livro

(retirado da página da Editora Arqueiro):


Mistura perfeita de história policial com drama de relacionamento, Reconstruindo Amelia deve ser saudado como um dos melhores livros do ano.” – Entertainment Weekly

Você conhece a pessoa que mais ama no mundo?
Kate Baron achava que sim até receber a devastadora notícia de que Amelia, sua filha de 15 anos, cometeu suicídio pulando do telhado do colégio particular onde estudava. Poucos dias depois, entretanto, uma mensagem anônima em seu celular revela que a morte de sua filha talvez não tenha sido da maneira que as autoridades alegaram. 


Amelia pode ter sido assassinada? Como advogada, Kate está determinada a descobrir a verdade e, para isso, mergulha no passado da filha, recolhendo cada fragmento de e-mail, cada linha dos textos do blog, cada atualização de status do Facebook. 

Sempre um passo atrás da verdade, ela descobre um lado de Amelia que nunca imaginaria que existisse. 

Este impressionante romance de estreia vai além de uma história sobre segredos e mentiras. Narra a busca de uma mãe tentando reunir cada detalhe possível para reivindicar a memória da filha que não pôde salvar. 

**** 

"Inteligente e assustador... McCreight mostra o pior lado do universo escolar em uma história que fará os leitores mais velhos se lembrarem com carinho dos dias em que os jovens tinham problemas apenas para passar cola em sala de aula." – USA Today 

"Um thriller com várias camadas e um final perfeito e inesperado." – Kirkus Reviews 

Kate Baron, uma bem-sucedida advogada, está no meio de uma das reuniões mais importantes de sua carreira quando recebe um telefonema. Sua filha, Amelia, foi suspensa por três dias do Grace Hall, o exclusivo colégio particular onde estuda. 

Como isso foi acontecer? O que sua sensata e inteligente filha de 15 anos poderia ter feito de errado para merecer a punição? Sua incredulidade, no entanto, vai aos poucos se transformando em pavor ao deparar, no caminho para o colégio, com um carro de bombeiros, uma dúzia de policiais e uma ambulância com as luzes desligadas e portas fechadas. 

Amelia está morta. 

Aparentemente incapaz de lidar com a suspensão, a garota subiu no telhado e se jogou. O atraso de Kate para chegar a Grace Hall foi tempo suficiente para o suicídio. Pelo menos essa é a versão do colégio e da polícia. Em choque, Kate tenta compreender por que Amelia decidiu pôr fim à própria vida. Por tantos anos, as duas sempre estiveram unidas para enfrentar qualquer problema. Por que aquele ato impulsivo agora? 

Suas convicções sobre a tragédia e a própria filha estão prestes a mudar quando, pouco tempo depois do funeral, ela recebe uma mensagem de texto no celular: Amelia não pulou. Alternando a história de Kate com registros do blog, e-mails e posts no Facebook da filha, Reconstruindo Amelia é um thriller empolgante que vai surpreender o leitor até a última página.

16 comentários:

  1. Telma!
    Um livro que envolve tantos assuntos ligados a realidade e um suicídio que na verdade me parece um assassinato, traz um livro prazeroso de ler lido.
    Sem contar que se a escrita e semelhante a de autores tão consagrados, só pode ser um bom livro.
    Muito boa sua resenha, gostei da forma como expôs sua opinião.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy,
      Você é uma fofa!
      E sim, é muito prazeroso de ler lido... tanto que, fazer pausa para comer e trabalhar, era uma tortura...rs
      beijos e cheirinhos.
      Telma

      Excluir
  2. Como sempre me deixando louca de vontade de saber mais. Suas resenhas me encantam e me deixam com uma vontade louca d saber mais e mais. Sem duvida nenhuma vou procurar esse livro para ler, preciso saber oq aconteceu de vdd com Amélia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa,
      Esse, para o bem da sua felicidade, você precisa ler!
      ;)
      beijoconas

      Excluir
  3. Uau que premissa pesado desse livro!! imagino o desespero de uma mae ao saber que a filha se matou e depois saber que foi assassinada! deve ter subido nela uma vingança incrivel e sem duvida lerei esse livro!! precisando de um livro com uma historia forte assim! queria saber em que voce achou parecido com a narrativa do john green. pq eu sou apaixonada pela narrativa dele!!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu estou roendo as unhas por esse livro. Resenha magnífica, só me deixou ainda mais desesperada por ele. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog.
    Estou seguindo aqui e espero que possa conhecer meu projeto também http://abelanaoafera.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece muito bom Telma. Desde o lançamento tenho curiosidade em saber mais, e amei a forma que expressou em sua resenha. Maravilhosa!

    ResponderExcluir
  7. Que livro mais tudo! Acho que é essa mistura bem dosada que eu estou precisando literariamente na minha vida. E se lembra Métrica, já sei que vou gostar, hahaha.
    Adorei a resenha, como sempre bastante objetiva e reflexiva a respeito do livro!

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Esse livro parece ser ótimo, amo mistério e "Reconstruindo Amelia" proporciona isso. Instiga ao leitor a buscar os motivos por ela ter se suicidado, que é um grande mistério. E ainda no livro aborda tantos assuntos importantes que é esquecido muitas vezes pelas pessoas. Gostaria muito de ler e reconstruir os últimos passos dessa garota.

    ResponderExcluir
  9. Achei muito envolvente e as frases na capa são bem chamativas. Não tenha dúvida de que eu leria. Fiquei totalmente interessada pela obra. Sua resenha ficou gostosa de ler, bem fluída e sincera.

    M&N | Desbravadores de Livros

    ResponderExcluir
  10. Eu já tinha lido algumas resenhas sobre esse livro, mas nenhuma havia sido tão complexa quanto essa. Poxa e se antes eu estava com vontade de ler esse romance de enredo tão intrincado o que dizer agora, vou correndo procurar nas livrarias online, obrigada por nos proporcionar esse ponto de vista tão forte da história.

    ResponderExcluir
  11. Adorei o livro! Tinha visto ele nos lançamentos do mês em outro blog mas não tinha dado muita importância, mas agora depois de ler sua resenha fiquei com vontade de lê-lo!
    Adoro um bom suspense e fiquei curiosa pra saber o que a mãe da Amelia vai encontrar durante essa caça por respostas...

    ResponderExcluir
  12. Livro intrigante, rouba a sua vida depois que você começa a ler.
    Fiquei mais ansiosa do que a Kate para saber o que realmente aconteceu.
    Sensacional

    ResponderExcluir
  13. Eu fiquei interessada neste livro assim que vi sua resenha no Skoob, mas como a lista de livros para ler ainda está grande aqui... Vai ter que ficar na lista.

    ResponderExcluir
  14. Vi a sinopse no skoob e pensei Uau! Tenho que ler isso! Sua resenha foi fantastica.Eu preciso ler esse livro agora '-'

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!