30 junho, 2014

Resenha: Eu Sou Malala

http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2014/06/resenha-eu-sou-malala.html
Resenha por Mallu


Editora: Companhia das Letras
Páginas: 327

Falar de biografias é um tanto complicado... Não é como ficções que você pode fazer um breve resumo e dar sua opinião a respeito do enredo, personagens, escrita, final... E com "Eu Sou Malala" não foi diferente. Essa é uma história real. É a história de Malala.

Não tem como ler esse livro e não se apaixonar pela força, coragem, determinação e esperança dessa menina... 

Para quem não sabe, em outubro de 2012, enquanto voltava da escola, um homem armado do Talibã parou o ônibus em que ela estava e perguntou "Quem é Malala?". É claro que ninguém disse quem era, mas não foi difícil identificá-la depois dela ter sido exposta na TV por ceder várias entrevistas se posicionando a favor da educação para meninas e contra o Talibã. Ela foi baleada na cabeça. Um ato cruel contra uma menina inocente que apenas reivindicava um direito básico: o de ir a escola.

O que o Talibã não esperava era que ela ganharia mais voz, quando na verdade, a intenção era silenciá-la.

Todo mundo tem uma noção da cultura islâmica, certo? Mas não tem problema se você não souber muita coisa. O livro nos dá todo um contexto histórico da construção do Paquistão, de como o islamismo funciona, da instalação do Talibã (primeiro no Afeganistão e depois no Paquistão), as guerras civis, intervenções militares, regime do purdah (que começa quando as meninas completam 14 anos e tem que ser separada dos meninos, se vestir de modo que cubra o cabelo, pescoço e rosto) e coisas que acrescentam e muito para o nosso conhecimento das práticas e costumes dos muçulmanos.

Acho que o aprofundamento nesses pontos, tirou o foco do ativismo. Mas eu acharia realmente desnecessário passar mais de 300 páginas pra falar só da educação e dos feitos de Malala. Não posso negar que adorei a aula de história e cidadania que ela deu!

É claro que durante a leitura ela nos mostra a sua luta e muitas falas dela são inspiradoras. Separei um trecho que eu gostei muito. E antes que eu me esqueça: a relação de Malala com o pai é lindíssima!
Para meu pai, a falta de educação é a raiz de todos os problemas do Paquistão. A ignorância permite que os políticos enganem as pessoas e que os maus administradores sejam reeleitos. Ele acredita que a escolarização deve ser acessível a todos, ricos e pobres, meninos e meninas. A escola que meu pai sonhava teria cadeiras e uma biblioteca, computadores, cartazes educativos bem chamativos nas paredes e, o mais importante, banheiros.
Malala é um exemplo: sua história é linda, o respeito que ela tem pela cultura e sua religião é algo a se admirar e respeitar também. Apesar dos absurdos cometidos contra as mulheres no Oriente Médio, é a realidade que ela vive e não está tão longe da nossa. A única diferença é que lá essas violências e violações muitas vezes não são vistas como aqui.

Mas, como a própria Malala diz: Um aluno, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo”. E eu a apoio totalmente. A educação é a nossa melhor arma.

Não deixe de conhecer o Fundo Malala, criado com o intuito de garantir o direito a educação para meninas paquistanesas.


Mallu

9 comentários:

  1. Já tinha visto esse livro nas prateleiras e como não me interesso muito por autobiografias, fiquei um pouco receosa de o levar. Já tinha visto a Beyoncé dar uma entrevista citando essa menina,então já tinha uma noção de como as coisas funcionam por lá. Mas lendo sua resenha, vejo que será interessante a minha leitura sobre a vida dela :)
    Com relação a religião, o que sei sobre , é o que se passa nos telejornais rsrsrsrs
    Beijos!

    http://vivasincera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Deve ser uma linda historia de carater e coragem tambem, eu sinceramente agradeço por ter nascido no Brasil, podem falar mal o que for do meu pais, mas ao menos na lei a mulher tem seu valor! Nao vou perder uma historia rica como essa!! fiquei louca para conhecer tanto dessa garota e poder ganhar conhecimento com ela!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha visto esse livro no Skoob, mas não sabia que se tratava de uma história tão triste assim.
    Incrível como nos posicionar contra e à favor de algumas coisas nos coloca à mercê do perigo.
    Infelizmente com ela foi assim.

    M&N | Desbravadores de Livros

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que era sobre essa história, lembro das reportagens, noticiários quando ocorreu esse caso. Ela teve de ficar sob vigilância e isolada, já que, quando viram que não a mataram planejaram matá-la e creio que até hoje a vida dela é cotada entre os mortos a muito tempo. Esse livro deve ser surpreendente. Acompanhar a vida dela e tudo o que passou, mas creio que ainda passa, esses grupos radicais não esquecem nunca. Um exemplo de lutar por aquilo que se quer. Essa garota tem convicção no que quer.

    ResponderExcluir
  5. Mallu!
    Todas as histórias passadas no Oriente e que trazem bons livros são interessantes.
    Uma cultura totalmente diferenciada da nossa e nos faz repensar nossos preceitos.
    Malala conseguiu mostrar ao mundo a dificuldade de uma menina estudar no regime islâmico e tenho certeza que é um livro que traz muitas emoções por ser não ficção, gosto de biografias.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Eu amei a resenha. Me deixou com mais vontade ainda de comprar. Já vi esse livro faz um tempinho nas lojas, mas ainda não comprei ...
    Biografia sempre me deixa com um gostinho de quero mais, ainda mais sendo de uma menina que teve coragem de mostrar o que pensava, ai sim fico bem mais curiosa.

    ResponderExcluir
  7. Eu já ouvi falar muito da história da Malala, ela é realmente uma guerreira.
    Não sou muito chegada a biografias, mas você me dizendo que vale a pena eu daria a ela uma chance sim. :)

    http://www.conversasdealcova.com/

    ResponderExcluir
  8. Que bom que explica a questão muçulmana, sempre achei um pouco complicada de entender talvez consiga agora. A história dela é inspiradora, tanto na cidadania quanto para fortalecer a nossa vontade de conhecer e valorizar o que temos.

    ResponderExcluir
  9. Tenho muita curiosidade em ler esse livro! Achei muito bom saber que ele não simplesmente nos joga no meio de toda essa história de conflitos pra falar só da Malala, mas sim nos explica todos os porquês de tudo isso, nos dá um contexto.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!