09 maio, 2014

Resenha: Vaclav e Lena



Resenha por Cinthia


Haley Tanner

372 páginas

Intrínseca


Vaclav e Lena parecem destinados um ao outro. Eles se encontram pela primeira vez aos 6 anos, numa aula de inglês para imigrantes em Brighton Beach, no Brooklyn. Vaclav é precoce e falante. Lena, com dificuldade no idioma, refugia-se na segurança de sua adoração por ele. Ele imagina a história dos dois se desenrolando como em um conto de fadas. No entanto, uma das muitas verdades a serem descobertas nessa extraordinária obra de estreia de Haley Tanner é que "felizes para sempre" nunca é um desfecho garantido. Um dia, Lena não vai à escola. Desaparece da vida de Vaclav e da família dele como num cruel truque de mágica. Durante os sete anos seguintes, Vaclav deseja boa-noite a Lena todos os dias, perguntando-se se ela faz o mesmo onde quer que esteja. No dia do aniversário de 17 anos de Lena, ele finalmente descobre o que aconteceu. Haley Tanner tem a originalidade e a verve de uma contadora de histórias nata, e também a ousadia de imaginar um mundo em que o amor pode superar as circunstâncias mais difíceis. Em Vaclav & Lena, a autora dá vida a dois inesquecíveis jovens protagonistas que evocam a alegria, a perplexidade e a paixão de se ter uma profunda e duradoura ligação com outra pessoa.


Esse livro foi uma grata surpresa, não esperava que fosse tão bom e fosse me surpreender como ocorreu.

A sinopse dele mostra todo o apanhado do livro. Vaclav e Lena se conhecem ainda crianças, e Lena sempre vai todos os dias para casa dele após o horário de aula para fazerem o dever de casa e treinar mágica, já que o sonho dele é ser o maior e melhor mágico do mundo.

Os dois são lindos, ele é o mágico e ela é sua linda assistente. Desde o início Vaclav demonstra muito afetivo com ela, e chegam a fazer a promessa de quando crescerem se tornarem marido e mulher. Mas, um dia Lena não vai à escola, some e não aparece por anos.

Essa história é uma ficção, mas parece ter acontecido, e acontece com várias Lenas, trata de assuntos polêmicos como a venda de ser humano como escravos, abuso sexual, de uma forma atenuada e sutil para fazer o leitor refletir, e mostra o momento da crise na Rússia em que vários russos saem do país em busca de algo melhor para suas vidas. Quantas pessoas hoje não saem de seus países em busca de refúgio? São temas atuais, acontecimentos atuais, em uma ficção. A autora é uma ótima contadora de histórias, como diz a sinopse.

Duas famílias com dois destinos, educação e objetivos que se diferem por completo.  De um lado Vaclav, sua mãe, Rasia e Oleg, seu pai. Uma mãe que luta por um futuro melhor para o filho, tentando dar uma educação de princípios a ele, com um marido deslocado devido os problemas enfrentados na Rússia.

Do outro, Lena, que possui um passado misterioso até sua tia a encontrar e pegá-la para morar com ela. Uma tia que não demonstra afeto, não cuida dela e nada faz para ajudá-la nas mínimas coisas, como alimentação, um banho, coloca-la para dormir, afinal ela só tinha 5 anos.

Quando terminei de ler o livro fiquei muito impressionada pelo conteúdo da história: profundo, informativo, chocante, triste e lindo. O afeto de Vaclav por Lena parece muito real. Ele não demonstra só por palavras, mas ações, com um heroísmo gigantesco salvando o interior de Lena dos piores traumas que ela passou pela vida e sendo seu aconchego, seu refúgio no momento certo.

Só no final do livro você entende tudo, são fatos contados por Rasia, Vaclav, Lena e Emily.  A história é uma descoberta paulatina e conhecimento do que ocorre a uma pessoa, uma família, ou crianças, que vieram do mesmo local, parecem ter a mesma história, mas acabam passando por experiências totalmente diferentes. As crianças, por causa de atitudes de seus cuidadores ou genitores, os adultos devido a atitudes e o ambiente, e interferência de outros. Esse livro é lindo, mostra que não somos tão sozinhos como pensamos ser, até mesmo quando estamos sós, nossas atitudes sempre acarretam em algo naqueles que nos cercam, desde os mais próximos aos mais afastados.

A capa é simples, mas expressa o conteúdo do livro, a magia da infância e a turbulência da vida, só achei a letra muito pequena, poderia ser um tamanho maior para facilitar a leitura. Para mim a autora pecou com a ordem cronológica, ficou um pouco confusa, mas compensa a leitura, e acredito que todos deveriam lê-lo.

Gente, Vaclav é simplesmente o garotinho homem, e quando se transforma em um homem, um homem com o interior lindo.

Então Vaclav se vira e caminha na direção de sua casa, afastando-se das escadas da entrada da casa de Lena, e não olha para trás durante todo o percurso. Lena espera e, assim que Vaclav dobra a esquina, ela o segue, a um quarteirão de distância, nunca no mesmo quarteirão, mas ainda junto com ele. Ele sabe, sem perguntar nem olhar, que ela está atrás dele. Sabe que foi Lena quem perguntou, várias vezes seguidas, se ele jurava ser marido dela um dia, não importa o que acontecesse, portanto ele não está preocupado. 
Cinthia
 http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2014/05/resenha-o-clone-de-cristo.html
 

20 comentários:

  1. Aii que livro mais fofo, adoro essa capa, eu não sabia sobre o que o livro falava e gostei bastante.
    Simplesmente adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim foi uma surpresa esse livro, foi uma ótima leitura. Obrigada.

      Excluir
  2. Eu achei a capa linda e nem de longe imaginava que o conteudo seria assim, me surpreendeu bastante, deve ser uma leitura boa, fiquei bem curiosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Kris, não da para pensar no conteúdo dele, e a forma que a autora conta tudo é ótimo de ser lido, uma leitura boa e rápida.

      Excluir
  3. Comprei Vaclav e Lena mês passado numa promoção do submarino e não esperava muito do livro, gostei da resenha, parece um livro muito leve, vou ler em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, creio que você vai gostar. Sim, a leitura é leve apesar de abordar temas bem atuais e que deveria ter deixado o livro um pouco denso e tenso, mas não foi o que ocorreu.

      Excluir
  4. Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, mas ah, a história parece ser ótima! Achei o enredo diferente e um dos aspectos que mais me chamou atenção, foi quando citou que o livro além de ter uma história boa, é também informativa. A capa é linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sim, fala sobre problemas bem atuais. E não é tão divulgado, e sempre está em promoção na saraiva, submarino e americanas.

      Excluir
  5. Bom, primeiro parabéns pela resenha, eu amei, e gostei da história, é bonito ver amores verdadeiros assim, e eles existem tanto na ficção como na vida real! bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luiza. Ah, é fofo o amor dos dois, e as revelações também, e como Vaclav vê tudo, e como Lena também vê, são duas completamente diferentes, e lindos juntos.

      Excluir
  6. Agora fiquei curiosa para saber o que aconteceu com a Lena... ai ai... mais um pra lista dos desejados. E a pilha só aumenta...
    Beijos,
    Nanda do Maquiada & Esmaltada

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua resenha!
    Quase comprei esse livro em uma promoção, mas fiquei com receio e acabei não comprando. Agora até me arrependi :(. Não vou deixar passar na próxima.

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante da resenha. O livro parece interessante

    ResponderExcluir
  9. Li o livro a alguns meses e não gostei muito, não consegui me apegar aos personagens e nem a história, demorei bastante tempo para terminar de ler. Ficava louca sempre que o Vaclav começava a falar de mágica (isso que tirava do sério)

    ResponderExcluir
  10. Acabei de ler este livro e, como você bem disse, para mim também foi uma grata surpresa. Estou olhando outras resenhas sobre ele em blogs diversos e realmente, parece que todo mundo se encantou por essa história de amor tão simples, mas tão bem contada.

    http://elasleram.blogspot.com.br/2014/07/vaclav-e-lena-haley-tanner.html

    ResponderExcluir
  11. Comprei este livro de R$2,84, na Americanas.com, amei a sua resenha, espero gostar do livro.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!