14 maio, 2014

Resenha - Terra Sem lei (Suspense)

http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2014/05/resenha-terra-sem-lei-suspense.html

 

                                                                                                                       por Telma Myrbach

Terra Sem Lei - Virgil Flowers - Livro 03 - John Sandford - Em um raro momento de paz, o detetive Virgil Flowers começa a se preparar para um torneio de pesca em um lugar paradisíaco. No entanto, seus planos são arruinados quando ele recebe uma ligação do chefe, Lucas Davenport, informando-o do assassinato da presidente de uma famosa agência de publicidade. O cenário do crime não podia ser mais improvável: uma bela pousada junto a um lago, que hospeda apenas mulheres interessadas em relaxar e aproveitar o contato com a natureza. A vítima foi baleada durante seu passeio matinal de caiaque e as evidências apontam para um crime passional ou por dinheiro. Com seu estilo despojado e brincalhão, Virgil chega à cena e dá a impressão de que não deve ser levado a sério, porém não descansará enquanto não solucionar o caso. Ele descobre que a morte de Erica não foi a primeira da região e que a pousada está ligada a diversas histórias de ciúme, traição, orgulho e cobiça. Todas elas parecem ter conexão com uma banda country feminina e sua cantora de voz poderosa que almeja o estrelato. Nessa terra sem lei, o investigador precisa desvendar o mistério antes que o assassino faça mais uma vítima - e ninguém, nem o próprio Virgil, está a salvo.

Vamos começas pela capa? Me fez lembrar uma cena de faroeste... talvez seja a combinação do título com o campo alaranjado e um por de sol ao fundo, sem ninguém em volta. É o tipo de capa que sugere conteúdo realístico, sem fantasias
Ainda na capa a seguinte quote me chamou demais a atenção:

"MAGNÍFICO, PRAZEROSO E HILÁRIO" STEPHEN KING
Será?
Bem, como fanzaça de SK, não poderia deixar de comprovar.

Adorei o Virgil (detetive "mor" das histórias de Sandford)! Ele é espirituoso, bonitão (sem exageros), inteligente e não se sujeita demais a regras! Adorei a combinação!

O fato é que Virgil estava de férias, numa pescaria (preparando-se para um torneio), quando foi chamado para investigar uma cena, onde o corpo de uma mulher é encontrado em um caiaque, no lago de um chalé onde se hospedavam mulheres (homossexuais) que queriam aproveitar a vida a duas.

Não apenas as instalações eram próprias para casais de mulheres, como parecia que todos os arredores daquela vizinhança era gerenciado e recebiam apenas mulheres. Tudo apontava pra um crime passional, ou pro dinheiro, já que Érica (a vítima), estava a ponto de possuir 75% das ações da empresa onde era sócia... o que era o bastante para não precisar de dinheiro e chamar a atenção de gananciosos sem escrúpulos.

John Sandford escreve de maneira gostosa, é escrachado e inteligente. Alguns clichês, sem dúvida e outras tiradas inusitadas e inteligentes fazem dessa história, perfeita para quem gosta do gênero policial e suspense, que não seja "pesado".

Achei que as personagens poderiam ter suas personalidades melhor descritas, uma vez que todas elas estão, de alguma forma ligadas com a vocalista de uma banda feminina que ansiava pelo estrelato e teve um efeito especial em cada um dos envolvidos com o crime.

Outra coisa que me deixou confusa foi a quantidade de nomes e sobrenomes e mulheres envolvidos (tinha que voltar alguns parágrafos ou folha para lembrar quem era a sra. Fulana  e a sra. Beltrana)... mas nada demais. Com o passar do tempo os personagens vão se tornando mais conhecidos e essa tarefa de procura fica menos enfadonha. 

Eu fiquei curiosíssima para saber quem e por que. Havia mudança toda hora e pistas que quando se achava estar chegando ao assassino, não levavam a lugar nenhum (exatamente como num caso policial - muitas hipóteses e só uma verdade).


Não achei o livro "magnífico", mas achei sim, prazeroso e hilário!

Caso leia ou tenha lido, me conta o que achou? ;)




11 comentários:

  1. Não li ainda, mas apesar dos detalhes que vc citou, parece um livro muito bom.... gostaria de ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, sem dúvida, um policial diferente e divertido em muitos momentos.
      muitas beijocas, Luiza

      Excluir
  2. Não li esse e nem conhecia. Eu gostei da sinopse, mas não curti esse negocio de ter muito nome, desisti de ler agatha christie justamente por causa disso.
    rsrs
    Beijos,
    Nanda do Maquiada & Esmaltada

    ResponderExcluir
  3. Nossa, não conhecia. Mas Stephen King falando quem sou eu para descordar, no minimo preciso ler para ter minhas próprias conclusões. Beijos, Conversas de Alcova

    ResponderExcluir
  4. Curioso, porém não me agradou! Ñ gosto muito de leituras assim, apesar de estar começando a ler outros gêneros, quem sabe futuramente né! ;)

    ResponderExcluir
  5. Gosto desses livros que preciso ficar procurando a pista seguinte e tentando encaixar para ver onde vai levar. O duro é ler, já que quero ficar grudada até descobrir o que acontece, e só se dá no fim, esse é grande problema.

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro livros policiais, mas a sinopse desse não me chamou muito atenção. Também achei que a capa remete a uma história de faroeste. rs Mas pelo jeito não tem nada ver.

    ResponderExcluir
  7. Essa capa não me agradou, a única coisa que chamou minha atenção foi o comentário de Stephen King .

    ResponderExcluir
  8. Gostei, me lembrou "A torre negra" de P.d.james em que ocorre assassinatos em um lugar incomum com pessoas improváveis como suspeitos. Sem contar com o fato do Stephen King ( que tem também uma "Torre Negra" que eu amo ) ter uma citação na capa.
    Boa dica!

    ResponderExcluir
  9. Oba, adoro livros de suspense!
    Gostei bastante da resenha e me interessei pelo livro

    ResponderExcluir
  10. Você falou em suspense? Hm, adoro! hahaha

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!