01 maio, 2014

Resenha - O Clone de Cristo

http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2014/05/resenha-o-clone-de-cristo.html 

Resenha por Telma

Sinopse: O Clone de Cristo é uma história fantástica sobre uma experiência secreta que pode mudar o mundo: a tentativa de clonar Jesus Cristo a partir do Santo Sudário. O Dr.Felix Rossi é o chefe da pesquisa, um conceituado cientista obcecado com duas perguntas: Será que o tecido do Sudário contém mesmo o sangue de Cristo? E o DNA ainda estará intacto? Apesar do caráter sigiloso do experimento, forças obscuras tentam impedi-lo e Rossi não tem tempo a perder: precisa encontrar uma mulher para gerar a criança. Esta trama policial arrepiante nos leva numa viagem inesquecível da alta sociedade nova-iorquina aos bares irlandeses, das igrejas do Harlem à Catedral de Turim. Uma narrativa bem construída sobre laços familiares perdidos, um homem à procura de Deus, uma mulher em busca de um sentido para a própria vida¿ e uma inesperada história de amor.  

Achei a proposta mais interessante do que o livro em si.
Creio que ao ler a sinopse eu imaginei demais. Contei minha própria história e quis ser surpreendida além dela... algo que não aconteceu.
Não digo com isso que o livro seja ruim.
Não é. É um bom livro.
Remeteu-me demais a Frankestein de Mary Shelley, mas não é tão suntuoso. 
É perturbador por hora e elucidativo em outras.
Questionador, sem dúvida!
Está impregnado de convites à reflexão sobre o fanatismo religioso. Sobre a busca pela verdade e sobre a tênue linha que há, entre realidade e delírio... entre verdade e ilusão.
Por vezes me vi fascinada e tantas outras entediada pelo que eu chamaria de "dramalhão".

O Dr. Felix Rossi, rouba uma amostra de sangue do Santo Sudário e deseja clonar Cristo, o que talvez seja uma apologia ao que os cristãos chamam da Segunda Vinda de Cristo e fica dividido entre ferir os preceitos, tanto os da Igreja, quanto os Científicos, até que em determinado momento recebe o que ele pensa ser um sinal para seguir adiante (mas bem poderia ser um sinal para "pare com essa loucura) e assim o faz.
A riqueza, a beleza das pessoas e a suntuosidade torna tudo um tanto quanto inverossímil, mais do que a história em si, que tem uma proposta de ficção científica maravilhosa.

Também remeteu-me ao filme "O Enviado", com Robert De Niro (que nunca viu, deve ver)... enfim: questionador, escrito de maneira razoável, o livro prende a atenção e tem uma mistura de suspense e psicologia dogmática.

Vale a pena... mas eu não apostaria todas as minhas estrelas nele.

Grande beijo.

http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2014/05/resenha-o-clone-de-cristo.html





8 comentários:

  1. Não é muito meu estilo, então essa leitura eu passaria!
    Uma beijoca,
    Nanda do Maquiada & Esmaltada

    ResponderExcluir
  2. Telma, esse livro nunca me chamou muito a atenção e pelo visto não seria algo que leria. Acredito que não conseguiria me prender a ele de forma alguma.

    ResponderExcluir
  3. Ah que pena, esperava mais. Eu gosto do estilo do livro, mas pela resenha não me agradou muito.

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nenhum livro com essa temática, mas acho que encararia, talvez.
    A resenha mostrou que ele é interessante.
    se um dia tiver a oportunidade talvez eu o leia.

    Conversas de Alcova

    ResponderExcluir
  5. O título e a capa me chamaram a atenção.
    Acho que esse tipo de proposta deve ser desenvolvida muito bem e com muito cuidado, porque realmente é interessante, inovadora, e promete muito. O problema é acontecer o que aparentemente aconteceu: prometeu e não cumpriu.

    ResponderExcluir
  6. Wow, bem diferente a temática. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  7. Seria esse mais um livro polêmico?
    Porque sério, adoro livros polêmicos haha

    ResponderExcluir
  8. Achei o livro interessante, diferente. Mesmo com os poréns da resenha, acho que vou ler e tirar minhas próprias conclusões

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!