08 maio, 2014

Resenha - A Filha do Sangue - Anne Bishop

http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2014/05/resenha-filha-do-sangue-anne-bishop.html

  Livro Um - Trilogia das Joias Negras

Sinopse I - O Reino Distorcido se prepara para o cumprimento de uma antiga profecia: a chegada de uma nova Rainha, a Feiticeira que tem mais poder que o próprio Senhor do Inferno. Mas ela ainda é jovem, e por isso pode ser influenciado e corrompida. Quem a controlar terá domínio sobre o mundo. Três homens poderosos, inimigos viscerais - sabem disso. Saetan, Lucivar e Daemon logo percebem o poder que se esconde por trás dos olhos azuis daquela menina inocente. Assim começa um jogo cruel, de política e intriga, magia e traição, no qual as armas são o ódio e o amor. E cujo preço pode ser terrível e inimaginável.



Sinopse II -  Há setecentos anos atrás, num mundo governado por mulheres e onde os homens são meros súditos, uma Viúva Negra profetizou a chegada de uma Rainha na sua teia de sonhos e visões. Agora o Reino das Sombras prepara-se para a chegada dessa mulher, dessa Feiticeira que terá mais poder do que o próprio Senhor do Inferno. Mas a Rainha ainda é nova, passível de ser influenciada e corrompida. E quem controlar a Rainha controlará o mundo...

Intrigante, paradoxal, uma visão inusitada da eterna luta do bem contra o mal.
Há tempos não leio nada tão categoricamente inusitado.

Como sempre, procuramos paralelos e tentamos nos amparar em leituras anteriores. Ler é, como qualquer aprendizado, uma total construção. Esse livro nos obriga a desconstruir para reconstruir, tal é a força que nos obriga a andar por linhas fora do padrão literário para entendê-lo.

Ainda tentando me amparar nessas "muretas do conhecimento" (antes de aceitar e me jogar de vez no precipício do inusitado (eis aqui a palavra novamente), me vi comparando e achando semelhanças com os jogos de RPG Live que amava praticar tempos atrás. Vi semelhanças nos suspenses profundos e bizarros de Dean Koontz  e Stephen King, mas sobretudo, vi que Anne Bishop é mestra e criar universos paralelos. Micros e macros que se assemelham ao nosso, que nos empurram pra dentro sem nos dar chance de escolha. Que nos horrorizam com a crueza dos fatos... tão presentes em nosso mundo real mas que nos forçamos a fechar os olhos, na esperança de que, se pensarmos com força que não existem, os eventos malignos do nosso presente se tornam tão distantes quanto um conto de terror que não saltam das páginas.

É impossível fazer um sumário da história. Como sintetizar o Universo e suas histórias tecidas em teias?

Vou tentar dar uma apanhado geral, ok?
Devo estar "soando" meio louca... e se estou, é porque você já está no ambiente do livro.

A capa é um luxo! (eu amo analisar e alisar capas)! Dobrada na parte frontal para nos dar total ideia de 3 dimensões, decoradas com "joias" em relevo  (usadas o tempo todos no livro para separação das castas) a capa do livro enfeitiça. A Saída de Emergência, realmente tem feito por onde se destacar positivamente.

Felizmente não é apenas a capa que é cheia de beleza e simbologia. O livro todo é assim.

Bishop nos leva a um mundo matriarcal (oba!) onde os homens são escravos sexuais das Rainhas (Trevas) que regem o mundo com total tirania e perversidade. As castas, como já citei anteriormente, são divididas pela magia que vem das joias,(que vão de branca a negra (mais poderosa de todas). A joia é recebida no nascimento (progenitura) e pode-se descer no máximo 3 categorias, de acordo  com as oferendas feitas às Trevas.

Na nossa sociedade as pessoas crescem na hierarquia e as do topo têm maior poder. Na sociedade criada por Anne Bishop as pessoas anseiam por descer hirarquicamente até chegar ao poder total, que é possuído pelos de joia negra.

Há ganância, há inveja, há parafilias (essas foram as partes que me chocaram)... mas há também romance e amor.

A esperança de mudança nesse mundo horrível, está no nascimento já profetizado de uma menina que desconhece as forças que tem e vai crescendo e sendo preparada para "libertar".

A leitura é intensa, e há necessidade de atenção para não se perder no enredo. O início pode ser considerado cansativo para alguns mas, passado a fase inicial (e indispensável), de apresentações das magias, das castas, das personagens e funcionamento do Reino, a história discorre sem problemas, ao contrário, devora-se.

Novamente o aviso: há cenas fortes (em todos os sentidos) e há cenas ternas (mas com essas já estamos acostumados, não?).


"Jaenelle era a Negra. Mas, com ela, a Negra não era apenas trevas, poder selvagem, mas risos e travessuras e compaixão e cura..." p.318

Estou ansiosa pelo livro II.




A Filha do Sangue
Título original: The Daughter of Blood
Autora: Anne Bishop
Editora: Saída de Emergência Brasil
Páginas: 432
ISBN: 9788567296104



PS.: é possível que haja erros ortográficos e/ou gramaticais. uma revisão será  feita os possíveis erros, corrigidos.



20 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro, a sinopse é perfeita, sua resenha talvez perfeita! !!

    E o livro ll já sabem quando vai ser lançado?

    ResponderExcluir
  2. A vontade de querer saber mais sobre esse livro já ultrapassou os limites, heheheh ... Adorei a resenha,achei a capa linda de mais, da vontade de ficar horas e horas observando a mesma, simplesmente impecavelmente linda ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é sua cara, Isa!
      Lembrei muito de você quando li, bruxinha... :*

      Excluir
  3. Dimensões paralelas... parece um livro com uma história diferente. A capa é linda só postada aqui, penso como é ao se pegar, você disse que é como em 3D. Vou correr a uma livraria para pegar um, você me deixou por demais curiosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cinthia, sua linda...
      A capa é abusadamente bem feita!
      A "Saída de Emergência" está arrebentando a boca do balão! ;)

      Excluir
  4. Curti! E já quero! Bem diferente de tudo que eu ja li, estou muito interessada!
    Beijos,
    Nanda do Maquiada & Esmaltada

    ResponderExcluir
  5. Amei!!!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, e olha que sou vidrada nesse tipo de livro...
    Haha, já vou procurar para comprar.

    ResponderExcluir
  6. Gente, que resenha maravilhosa!!
    Gostei demais da sinopse, super diferente de tudo que eu já li, me interessei sim!

    ResponderExcluir
  7. To precisando mesmo de ler uma história assim, inusitada, to um pouco cansada da mesmice.... quero muito conhecer essa história.

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, fiquei muito interessada em ler! Sou apaixonada por ficções. Quando eu terminar os 4 livros que estou lendo eu vou procurar por estes haha.

    ResponderExcluir
  9. Gente, que capa linda! É uma pena que o enredo não tenha me interessado tanto. Não gosto muito do gênero e também ando fugindo de séries. Mas terei o prazer em indicar para pessoas que gostam de livros como esse.

    ResponderExcluir
  10. Adorei! Perfeito!
    Eu também tenho mania de analisar capas rs e gostei muito dessa.

    ResponderExcluir
  11. Já conhecia esse livro, parece bem legal.
    To com vontade de comprar!

    ResponderExcluir
  12. PS: a menina na capa me lembrou a Gina Weasley eheuehuehe

    ResponderExcluir
  13. Tô muito curiosa para ler esse livro, ainda mais porque ele é uma série bem longa que está começando a ser lançada aqui no Brasil só agora e aí dá tempo de acompanhar, só li resenhas falando muito bem, então estou muito curiosa sobre ele.

    ResponderExcluir
  14. Que capa maravilhosa! Muitas vezes acabo julgando o livro pela capa, pois bem, ja me interessei!

    ResponderExcluir
  15. Acho esse livro muito interessante! Não só pela história mas pelo livro em si, que é cheeeio de detalhes (já fui na livraria e fiquei só admirando, snif snif) lindos lindos, que me deixaram com mais vontade de ler, se é que isso é possível!

    ResponderExcluir
  16. Já tinha visto o livra nas livrarias, mas não sabia muito bem sobre o contexto.
    Achei bem interessante a resenha, vai entrar na minha "listinha" de próximos livros a serem lidos.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!