08 abril, 2014

Resenha: A Filha do Pastor das Árvores

Resenha por Cinthia

Trilogia
280 páginas
Gillian Summers
Editora Bertrand Brasil

Keelie Heartwood é uma típica adolescente californiana.
A não ser por:
Sua “alergia” a madeira.
Seu gato esquisito que calça botas.
Suas conversas com árvores.
Seres estranhos que a atacam.
Uma orelha bem pontuda.

De início, esse livro já se diferencia pelo nome da autora Gillian Summers, pseudônimo de Berta Platas e Michelle Roper. A outra diferença ocorre no ambiente em que se dá a história, um Festival da Renascença.
Mas, não é um simples festival, longe disso. Os componentes são muito mais do que aparentam ser, se quer precisam se fantasiar por completo para as apresentações, pois praticamente são aquilo que desempenham. Seres sobrenaturais se unem para formar o festival e para as apresentações, nos quais seres humanos são os maiores espectadores.
Após a morte da mãe de Keelie, a garota se vê fadada a viver com o pai no Festival da Renascença. Deixa uma vida de mordomia e se depara em um festival em que ela vai precisar aprender a conviver com um pai que não fora nada presente em sua vida (se quer o conhecia direito) e conhecer todos ao seu redor, e para piorar, aprender a viver como todos ali sem nenhuma mordomia e, como passa a ver, quase desprovida de tecnologia.
Seu pai estava por perto. Supostamente, aquele lugar era o seu lar agora. O que podia ser mais assustador? Keelie olhou ao redor, observando a plateia animada e os jogadores fantasiados. Não conhecia ninguém além da sra. Talbot. Embora não gostasse da advogada, a mulher fazia parte de sua antiga vida, e ela queria se agarrar a cada fragmento que lhe restava.
Ainda por cima, tem de lidar com sua alergia a madeira, que só se intensifica devido o local em passa a viver, pois o pai é um “artesão”. E, para o terror dela, o pai tem um gato chamado Knot, que dá nós em Keelie fazendo-a passar por momentos bem constrangedores.
A narrativa se dá em terceira pessoa com enfoque no ponto de vista de Keelie, e ela é uma garota de personalidade difícil de entender. Há uma rixa entre ela e Knot desde o primeiro encontro, parece que ela e o gato do pai nunca vão gostar um do outro. Cada atitude de um para com o outro é muito engraçada.
Knot me ganhou por completo, pensa em um gato sapeca que faz Keelie ficar nas piores situações. Em cada local da leitura em que ele aparece, ele rouba a cena, ri muito dele! Knot é o espetáculo do livro. As atitudes de Knot me fez pensar que ele é algo mais do que um gato. Ele é muito, muito divertido!
Os personagens são todos os envolvidos no festival, mas há aqueles em que a nova vida de Keelie se desenvolve: o lorde Sean, a lady Elia, Raven, Cameron, Ariel, Sir Davey e Scott. Alguns vão infernizar Keelie e outros ajudá-la a enfrentar tudo pelo que vai passar: confortar seus sentimentos pela perda recente da mãe, ajudar na adaptação de sua nova vida, aquecer seu coração com sentimentos novos de um amor vindouro que só o tempo vai revelar, e claro, há os que vão ser os inimigos dela. Mas, tudo isso foi muito sutil, não teve muita ação e aventura.
O maior problema da Keelie é ela não querer entender, não querer acreditar e aceitar o que acontece ao seu redor. Então, descobrir sobre o que é sua alergia a madeira e os poderes até então desconhecidos que passam a ser manifestos, poderes que deixa todos desentendidos por ela ser uma mestiça, a deixa chocada, apesar de tudo ser tão óbvio para o leitor.
Nesse cenário do Festival Renascentista, com a vida conturbada por mudanças radicais, ela ainda vai precisar ajudar todos contra um mal que surge para destruir tudo o que ela mal começou a conhecer, e ajudar a proteger a magia das árvores.
O trabalho da Editora Bertrand Brasil no livro ficou maravilhoso, a diagramação ficou ótima, a capa maravilhosa! Apesar de tê-lo comprado inicialmente devido a capa ser linda, não me arrependi.
Esperava maior desenvolvimento na história da nova vida de Keelie, mais ação e aventura, o ritmo foi lento. Gillian Summers deu maior ênfase ao festival, o que para mim foi um tanto frustrante já que muitas perguntas ficaram sem respostas.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEho6mTRsV1sCOGJrBZHP0MqRAvyBlY8VPXCfjuNy_pR4nysBMoE13IESqQ_axy1wbm2MvFhv6_PCnP-nTGernsaZmE4tZFP-4nLHxykfZxCZwiTiu74DLy-BFKP2AA4CAz9Pffo3HceEuji/s1600/3estrelas.gif
Cinthia 

11 comentários:

  1. Oi Cintia, tudo bem?

    Nossa, que capa linda!!! Aliás, as capas da Bertrand são sempre muito bonitas. Pena que o livro tem um ritmo mais devagar. Mas até que a história me chamou a atenção!

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kel. Essa capa é maravilhosa, a Bertrand fez um trabalho magnífico. É aveludada e com o título em dourado, uma pena o dourado diminuir com o tempo, mas mesmo assim, ainda continua linda. Quanto a história, compensa Kel, mesmo sendo devagar. Para aqueles que gostam de feiras, vão gostar bem mais que eu. E como já li o livro 2, para mim a história do livro 2 fica melhor ainda, há mais seres sobrenaturais e estou aguardando o livro 3, só quero saber como a autora vai terminar tudo... Ah, e o gato Knot faz qualquer um rir demais, é muito divertido. É um livro que compensa ser lido.

      Excluir
  2. Gostei muito da capa! Ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas acabei ficando curiosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É linda Tali! Leia ele, creio que vai gostar, é uma trilogia que compensa ser lida.

      Excluir
  3. A capa desse livro é lindíssima.
    Parece ser bom, única coisa é ter o ritmo lento, isso me desmotiva um pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compensa bastante a leitura, e para mim, o segundo foi melhor do que esse. E, realmente a capa destaca, aqui em casa não sei quem gosta mais dela: eu ou minha irmã.

      Excluir
  4. Adorei o título e a capa!

    pensamentosquasediarios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Realmente a capa é muito perfeita *--*

    ResponderExcluir
  6. A Capa do livro é linda, mas a história de acordo com a resenha me dá a impressão de ser lenta quase parando, não sei se eu leria, histórias assim me dão sono.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!