26 março, 2014

Resenha: Delírio

Resenha por Cinthia
 Lauren Oliver

352 páginas

Trilogia



Achavam que amar era algo sublime.

Mas isso foi antes de encontrarem a cura.

Ouvi muitas vezes que quando eu fosse curada do Amor ficaria feliz e em segurança para sempre. Eu acreditava nisso. Antes. Agora tudo mudou, e posso dizer que hoje prefiro sofrer de amor por um único milésimo de segundo a viver cem anos reprimida por uma mentira.



Ganhei esse livro do Blog Leituras e Fofuras no ano passado e só o li agora. Gosto muito de livros distópicos e não sabia como ia reagir a leitura desse. A capa é linda, metálica da impressão de reflexão luminosa, e acredito que foi intencional fazerem uma capa assim, pois no mundo de Lena há necessidade de uma reflexão, mas de sentimentos, e cada capítulo inicia com um provérbio do livro legal que rege a sociedade, tudo muito sistemático.
Na sociedade distópica em que Lena nasceu o amor é tido como uma doença mortal. Por isso, todas as pessoas ao completarem 18 anos passam por uma cirurgia cerebral para obter a cura.
O amor é proibido. Amar é um delito, o mais grave a ser cometido.
Lena está com 17 anos e logo vai ser submetida à cirurgia, e quando isso acontecer tudo mudará em sua vida. Ela será tida como uma adulta, apresentada a seu par, um pareamento (casamento arranjado pelo governo) e terá sua casa – e claro! Seus filhos. Uma vida perfeita, linear, sem problemas e será mais uma integrante da sociedade sem amor, sem sentimentos.
Mas, alguém muda isso, dando a Lena novas experiências, novas emoções até então desconhecidas, e assim, passa a questionar o mundo apresentado a ela.
O mundo criado no livro não é complexo, pelo simples fato dos governantes – chamado de Consórcio – tirar a vontade de todos, já que após a cirurgia aos 18 anos, todos não passam de uns sem vontade, sem iniciativa, perdem os sentimentos, passam a ser vazios.
Isso é assustador! Já pensou em um mundo sem os sentimentos? Pessoas sem sentimento algum? No mundo dela não há amor, mas também não há raiva, nada, nada de sentimentos.
Simples fantoches. É o que são. Desempenham as leis designadas pelo Consórcio e tem seus filhos que mais tarde caem no mesmo círculo vicioso.
Lena questiona essas leis e começa a ver muito mais do que lhe mostram, começa a perceber que fatos narrados sobre a família dela nada mais são do que segredos não contados, e todo um mundo, antes escondido, vêm à tona.
A narrativa fica um pouco cansativa no início devido às explicações, mas depois melhora, só ter paciência e perseverar na leitura para se deparar com a verdadeira história de Lena, uma história que inicia nesse livro e, que quero saber como vai ser o desenvolvimento dela no próximo.
... É difícil não sentir medo sabendo que ainda não fui curada, apesar de até agora eu não ter sido acometida pelo deliria. ... É o mais mortal entre todos os males: você pode morrer de amor ou da falta dele.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEho6mTRsV1sCOGJrBZHP0MqRAvyBlY8VPXCfjuNy_pR4nysBMoE13IESqQ_axy1wbm2MvFhv6_PCnP-nTGernsaZmE4tZFP-4nLHxykfZxCZwiTiu74DLy-BFKP2AA4CAz9Pffo3HceEuji/s1600/3estrelas.gif
Cinthia

16 comentários:

  1. Oie, tudo bom?
    Tenho esse livro há muito tempo, mas ainda não li porque só tenho o primeiro livro.
    Eu adoro distopias e acho a premissa desse livro muito curiosa e instigante. Estou ansiosa para saber o que vou achar da narrativa.
    As capas da série são lindas. Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Aline, e espero que já tenha computador quando você fizer a resenha no seu blog, pois quero lê-la. O que mais me incomodou nele foi ser uma leitura cansativa, melhora um pouco, mas só um pouco, no decorrer da história. Vai preparada para isso.

      Excluir
  2. Eu tenho vontade de ler esse livro, mas acho que vai ser preciso mais para me prender, espero que ele me surpreenda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah e achei super legal a analogia da capa, vou passar a observar melhor.

      Excluir
    2. Leia Larissa e talvez se surpreenda. É uma introdução, creio eu, e espero que desvende mais sobre tudo no próximo livro.

      Excluir
  3. Ahhh tá ai um livro que eu to doida pra ler. Comprei ha um tempinho, mas até agora não tive a oportunidade de ler. Fiquei com um pouco de receio pq não sou das mais perseverantes na leitura huahuahuahua. Nunca abandonei um livro, mas quando vejo que a narrativa está muito trucada, pego outro livro para ler e reduzo o ritmo na leitura do anterior. Vamos ver o que eu vou achar =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kel, não desisto de livros também, até hoje só um me fez que desistisse dele e a história nada tem com o Delirio. Quem sabe você tem uma outra opinião sobre o livro? Vou amar lê-la. Leia, curiosa por sua opinião!

      Excluir
  4. Cinthia a capa é linda mesmo!
    Apesar de gostar de distopias, confesso que essa não chamou muito minha atenção. Apesar de vc falar que é cansativo no começo mas depois melhora, não me animei muito. Vou deixar pra quem sabe uma leitura mais lá na frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É cansativo sim Fernanda, e melhora, mas não é algo de grande efeito para quem lê. Espero que melhore no livro 2, ainda não li.

      Excluir
  5. Tenho gostado bastante das distopias que tenho lido e essa foi uma que me chamou bastante atenção desde que vi. A capa é um charme, realmente. Fiquei curiosa para saber o que mudará o destino da Lena. Só lendo pra saber, né? Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a capa!

    pensamentosquasediarios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. A capa é linda e já vi varias resenhas sobre esse livro, acho que vai pra listinha!

    ResponderExcluir
  8. Essa capa me lembrou PLL, acho que por causa das letras.
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Adorei a analogia da capa, nunca tinha parado para pensar sobre isso. Tenho que começar a observar melhor as capas.
    A resenha está boa, mas fiquei curiosa para saber o motivo pelo qual você deu apenas 3 estrelas para esse livro.

    http://2surrealistas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!