12 fevereiro, 2014

Resenha: Segredos e Mentiras



Segredos e Mentiras — Diane Chamberlain

Resenha por Cinthia


Diane Chamberlain
288 páginas
Livro único

Cara anna,
Já comecei esta carta várias vezes e aqui estou, começando-a novamente, sem fazer a mínima ideia de como lhe dizer

A carta não terminada é a única pista que Tara e Emy têm para entender o que levou sua amiga Noelle ao suicídio. As três eram inseparáveis desde a faculdade e tudo a respeito de Noelle – seu trabalho de parteira, a forma como se dedicava apaixonadamente a diversas causas sociais, seu amor pelos amigos e famílias – se encaixava na descrição de uma mulher que amava a própria vida.
Só que havia muitas coisas que Tara e Emy desconheciam. Por exemplo, quem é Anna e por que Noelle nunca a mencionara.
Com a descoberta da carta e do terrível segredo que a motivou, as duas começam a desvendar a verdade sobre essa mulher forte, independente e gentil que entrou em suas vidas trazendo amor e compaixão, mas que também pode ser responsável por muitas tristezas e ilusões.

Pela sinopse acima vocês já sabem que Noelle se mata e suas duas melhores amigas – Emerson e Tara – encontram uma carta não acabada a alguém que se chama Anna e partem com afinco para descobrir como tudo se encaixava com a morte de sua amiga. E ao revirar o passado de Noelle vão descobrindo coisas e se dão conta de que nenhuma conhecia a verdadeira Noelle, e se perguntam qual parte da Noelle ela se dera a conhecer? E passam a querer entender como uma pessoa que trazia vidas ao mundo e tratava a vida com tanto respeito poderia ter retirado a própria.
O amor das duas por Noelle traz revelações que abalam a vida de todos.
A capa desse livro é linda, amei cada parte dela, a cor lilás, o sapatinho de bebê, a carta embaixo do sapatinho e a pessoa ao fundo. Para mim, quem a fez está de parabéns, conseguiu relacionar com o conteúdo do livro. É divido em três partes, com letras de bom tamanho para a leitura, e encontrei sete erros de digitação – se há mais, não percebi - e a falta de uma palavra em uma frase – um ‘não’- mas, de forma alguma, atrapalha a leitura. Só gostaria que a editora não tivesse feito referência ao Guardião de Memórias. Comecei a ler Segredos e Mentiras esperando o mesmo tipo de impacto que tive no outro. E isso foi ruim, cada livro há algo a passar, uma diferente gama de sentimentos despertos para consolidar no que se espera dele, a expectativa. Então, por favor, não esperem ser como o Guardião de Memórias, aproveite o que o livro vai te oferecer e terá uma grande surpresa.
Não pensem em ler Segredos e Mentiras, o leiam!
Concordo com Publishers Weekly – Um mistério de cortar o coração. Uma narrativa ao mesmo tempo doce e amarga sobre arrependimento e esperança.
Não há como terminar a leitura e ter raiva, culpar, odiar, não aceitar as decisões de cada um dos personagens. Mas, terminei a leitura com o meu coração aos pedaços. Só consegui tentar assimilar tudo e chegar a um acordo comigo de que recriminar não leva ninguém a nada. Todos os personagens agem de forma muito sensata para permanecerem inteiros ao que a vida ainda lhes reservaria após a descoberta dos segredos e das mentiras que tragaram a vida de Noelle.
O livro faz você refletir e muito! A história é complexa, bem trabalhada, não é algo que descubra de um momento para o outro, quando há a solução de um mistério, outro aparece. Esperem por surpresas! Noelle foi uma das personagens mais enigmáticas que conheci. Quando pensava que tinham descoberto tudo, ao virar a próxima página, dizia para mim: Puxa vida! O que mais ainda vai aparecer?
A narrativa é maravilhosa! A cada capítulo estamos na cabeça de uma das personagens iniciais – Noelle, Tara e Emerson, e vão aparecendo outras no decorrer da escrita, e temos essa visão de sabermos o que está ocorrendo com cada uma delas. Uma narrativa dinâmica e nem um pouco cansativa.
A autora foi feliz em tratar diversos – problemas familiares, perdão, aceitação, e compreensão - pincelando entre um e outro, intercalando-os e entrelaçando-os para compor cada um de seus personagens.

Para mim foi um ótimo livro e gostaria muito de saber a opinião de vocês. 
Eu precisava ligar para Tara. Não daria conta disso sozinha. Tara e eu saberíamos o que fazer. Juntas, descobriríamos o que havia acontecido. Juntas, nós duas sabíamos tudo o que se poderia saber sobre Noelle.
Ainda assim, na minha frente jazia a prova – nossa amiga, que se fora para sempre – de que, na verdade, não sabíamos de nada.
Cinthia

14 comentários:

  1. Uau eu estou doidinha pra ler este livro e acho que vou amar.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, espero que goste sim, tanto quanto eu ou mais! Beijos.

      Excluir
  2. Oi Cinthia, tudo bem?

    Em um primeiro momento, esse livro não me chamou a atenção. Mas gostei da sua resenha, gosto de livros que nos fazem refletir e questionar alguns comportamentos.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kel, tudo bem!
      Questionar e refletir é o que esse livro faz com quem o lê. Creio que vai gostar sim.

      Excluir
  3. Estou com esse livro aqui em casa, mas meio que estou enrolando para lê-lo hehhe ... A estória me deixou muito curiosa, mas sei lá, acabei dando privilegio para outros livros :]

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando for lê-lo vai ver que vai aproveitar a leitura. Beijos.

      Excluir
  4. Nossa! Vc realmente amou enh!
    Eu não dava muito por ele, mas depois de ler sua opinião e os valores que a autora da ênfase, vou ler sim!
    Parabéns pela resenha! Muito bem escrita!
    Beijos
    Ps: Nova: [Resenha + Promo] Não Pare! - FML Pepper - ''Definitivamente, eu estava flertando com a morte.''
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/02/resenha-nao-pare-fml-pepper.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Paula!
      Gostei muito da construção dos personagens. A escrita é ótima!

      Excluir
  5. Achei bem complexo mesmo, é um livro muito profundo pro meu momento atual. rs.

    Beijos,
    Nanda do Maquiada & Esmaltada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nanda!
      É um livro que não foi feito para descontrair. Talvez em outro momento você o leia. Beijos.

      Excluir
  6. Já me interessei por esse livro só pela capa, estou doida pra ler, parece ser o tipo de livro que faz refletir mesmo.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  7. O título é bem fraco, mas o livro dá vontade de ler

    pensamentosquasediarios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler esse livro, mas tenho um receio... Depois que li A cabana tenho medo de ler outros livros da arqueiro ):

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!