17 fevereiro, 2014

Resenha: Não Sou Esse Tipo De Garota



Não sou esse tipo de garota — Siobhan Vivian

Resenha por Cinthia


Siobhan Vivian
248 páginas

Na minha visão de veterana, a orientação aos calouros é uma perda de tempo colossal. Se fosse por mim, as coisas seriam diferentes. Somente três coisas seriam transmitidas aos garotos para que vivessem uma experiência de sucesso no ensino médio: fazer a lição de casa, usar camisinha e passar desodorante nos sapatos de couro. Por outro lado, ao aconselhar as meninas, diria que confiar em garotos é igual a beber e dirigir. O fato de se tomar uma ou duas cervejas nunca parece perigoso no começo. Mas para mim, era óbvio: porque alguém iria correr o risco? (...)
Era o tipo de informação que poderia salvar a vida de uma garota (...) Momentos constrangedores tinham uma vida útil surpreendente na escola (...)
Natalie Sterling é uma garota que orgulha de sua vida certinha, toda organizada e bem planejada. Algo que ela herdou de seus pais. Estudiosa, a melhor em tudo relacionado aos estudos e, em postura, a ideal para uma moça da Academia Ross. Enfim, uma garota exemplar. Possui uma amiga chamada Autumn que outrora era bem popular, mas devido a um acontecimento que gerou um apelido maldoso para o resto de seus dias na escola, isso mudou, só restando Natalie para acolhê-la em sua amizade.

Mas, tudo muda quando uma garota de que foi babá chega à escola e possui o comportamento não adequado aos padrões da Escola e principalmente de Natalie. E seu mundo pré-fixado dá reviravoltas quando ela se vê envolvida por um garoto, mas passa a se recriminar e tentar mostrar que não é igual às outras.

Só que a pergunta principal que ela precisa fazer a si é: O que é ser igual às outras?
Ou, fazer a pergunta certa: Quem sou eu? Você sabe quem você é?

Com muitos erros, mais do que acertos, ela aprende da pior forma que ser uma boa garota não tem nada com restringir sua vida de forma a não vivê-la, a ficar sozinha e sempre no comando. E vai se deparar com uma realidade não prevista, de que o mundo não gira em volta dela, e sim, que em cada atitude que ela toma há reflexo sobre aqueles que estão perto dela. E, que esconder algo, traz consequências piores do que ser transparente naquilo que deseja.

O livro aborda a rigidez em atitudes, o egocentrismo e como a família pode contribuir nisso. Se por um lado, a cada página desejei matar Natalie por ser tão obcecada em ações rígidas controladoras, por outro, agradeci a autora por me chocar com a personagem, pois ela conseguiu fazer o que queria: mostrou por meio de Natalie como a rigidez pode levar uma pessoa certa a se tornar errada.

Não pense que a história desse livro é complexa, Siobhan Vivian trata de problemas do dia a dia estudantil, um livro voltado para o público infanto-juvenil, com linguagem simples e direta.

Ignorem o jeito rígido de Natalie. Creio que a leitura compensa se você procurar entender o que a autora quis passar. Sugiro a leitura a adolescentes, e aqueles adultos que amam saber sobre atitudes diversas dentro de um âmbito escolar.
A vida é feita de escolhas, e Natalie Sterling se orgulha de suas decisões. Mas será que agora conseguirá escolher o caminho certo? Anda continuará sendo o mesmo tio de garota até a formatura?

Cinthia

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Já li o livro e curti bastante, é bem interessante, adorei a resenha ;)

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catharina, é bom quando lemos um livro e nos satisfaz, que bom que gostou!
      Obrigada!

      Excluir
  3. Eu li este livro tem um tempo e gostei muito.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Otima resenha.. parece ser muito bom! Vou adicioná-lo na minha lista!!!!!


    Beijoos! :*

    ResponderExcluir
  5. Espero que o livro lhe proporcione uma ótima experiencia de leitura!

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bom?
    Gostei da sua resenha, mas tenho medo de não gostar dessa história.
    Pretendo dar oportunidade um dia, mas não compraria por agora.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Tem cara de clichê

    pensamentosquasediarios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Não é muito interessante, parece superficial. Acho que não faz meu estilo

    ResponderExcluir
  9. Li o livro e gostei, é bem "juvenil" mas aquele romance que rola no final é encantador rs.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!