16 fevereiro, 2014

Resenha: Enfeitiçadas - Jessica Spotswood

http://livrocomdieta.blogspot.com.br/2014/02/resenha-enfeiticadas-jessica-spotswood.html 

Enfeitiçadas - As Crônicas das Irmãs Bruxas 1 


Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror. Quando Cate descobre esta profecia no diário de sua mãe, morta há poucos anos, entende que precisa repensar seus planos. Qual será a melhor opção: servir a Irmandade, longe dos olhos vigilantes dos Irmãos Caçadores de Bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido?
Prepare-se para se encantar com os jovens pretendentes de Cate, abominar o ódio e a repulsa que os Irmãos dedicam a meninas e mulheres, e aguardar ansiosamente pela sequência de As Crônicas das Irmãs Bruxas.

A capa!!!

Primeiro quero falar da capa.

Que me desculpem  todos os que amaldiçoam os que julgam um livro pela capa... mas pra mim, ela é parte do julgamento, muito embora não bata meu martelo por uma capa em si.

A capa é enfeitiçante....

O par de olhos da menina deitada, com flores no cabelo, em consonância com a natureza... o par de olhos que me encara é enfeitiçante...

O título escrito em dourado, com uma letra que remete à fantasias e feitiços, arrebata...

As letras em formato desiguais do subtítulo no topo do livro, são enigmáticas... convidativas...

Aceitei ao convite e fui ao livro.

A história se passa no final do século XIX para o século XX. Amo livros históricos... ou que se situem num passado que nunca vivi, longe do meu. Gosto de me imaginar lá. A autora me fez estar naquele passado com maestria. Ela escreve muuuuuuuito bem.  

Tal qual o início de século XX, as irmãs nos são apresentada no alvorecer do livro. Três irmãs bruxas e uma delas com um dom mental e poderosíssima está dentre elas. Tal dom, como verão no decorrer do livro, se usado da maneira errada, pode se tornar uma maldição para os que estão à volta... e consequentemente, uma maldição para o mundo.
O que virá? A bênção ou a maldição?

Neste mundo de Fantasia as mulheres são vítimas do ódio masculino (a fantasia e a realidade estão sempre de mãos dadas, não?) e é nesse mesmo mundo que Cate se vê cheia de decisões a tomar. Ela, como nós, tem que escolher caminhos a seguir, o homem certo para se casar, proteger as irmãs e aos que ama e o pior: tudo isso num Universo repleto de paranormalidade.... onde a paranormalidade é repudiada (mais uma vez fantasia e realidade entrelaçam os dedos, num aperto de mãos).


Se alguma de nós, nunca se viu tentada a se jogar de cabeça numa relação com um amor proibido, não viveu o suficiente ainda. Esse momento chegará. E aceitar uma proposta de casamento onde a vida será pura calmaria? Também é parte do cotidiano feminino, não é? E ter que tomar uma decisão entre uma ou outra situação? WOW!!!! Todas nós já ficamos divididas em algum momento da nossa vida. Todas nós já enfeitiçamos e já fomos enfeitiçadas, como Cate.

Joguei pedra na nossa protagonista, só pra levar um tapa na cara mais tarde... *sorriso*. Amei nossa protagonista e fui correspondida. EU fui e sou nossa protagonista. Eu sou Cate.

Ah! Esse discurso efusivo remete a um livro ou didático demais, ou difícil demais, ou profundo demais, ou...ou... bem, estou na TPM. Tudo é profundo pra mim... rs*... mas o livro é simples de ser lido. Se você gosta de fantasia e linguagem simples e bem escrita, vai se encantar com ele.
 

Se você gosta de livros que gerem uma reflexão mais profunda, pule esse livro.

Pra mim, toda mulher enfeitiça... toda mulher é uma bruxa (saiba ela ou não), então, da simplicidade gostosa do livro, tracei paralelos com meu poder de persuasão, com minha capacidade de seduzir e tirei conclusões que servem só a mim.

Convido-os a leitura para que tirem as suas... e que se divirtam muito com as muitas trapalhadas dessas bruxinhas criadas por Spotswood e que me deu prazer na leitura.

Anseio pelo livro 2. ;)


Chegou até aqui? Então... você é uma bruxa / um bruxo e eu, de certa maneira te enfeiticei... agora por mim você sente admiração ou repulsa... mas sente.

E dá-lhe T.P.M.

http://livrocomdieta.blogspot.com.br/2014/02/resenha-enfeiticadas-jessica-spotswood.html
"A chama da minha vela estremece. Coloco a mão em concha ao redor dela, torcendo para que o vento pare de soprar. Ela atravessa a capa que envolve meus ombros. Ao meu redor as flores estão adormecidas, as cabeças curvadas para a lua crescente. A barra das minhas saias sussurra contra as pedras do calçamento, juntando-se à cacofonia dos ruídos noturnos. A vela lança longas sombras que transformam caminhos familiares em trilhas desconhecidas lúgubres." página 205



8 comentários:

  1. A capa é realmente muito linda...*-*
    Acho super legal quando a editora toma esses cuidados que parecem bobos, mas que tornam o livro ainda mais especial...
    A história parece ser muito boa e que bom que gostou Telma, me deu vontade de ler também...rs'
    Fiquei aqui pensando em amores proibidos e como já dizem 'Tudo o que é proibido é mais gostoso' começo a acreditar nessa afirmativa...rs'
    Gostei da teoria de que todas nós somos bruxas...

    Beijos...
    http://ceciliabraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu amei a resenha,sou suspeita para falar,mas amo esse universo,e quero muitoooo ler esse livro

    ResponderExcluir
  3. Essa capa é bela! Tento não ser seduzida por capas, mas acredito que é um caminho que posso desistir de seguir, simplesmente não consigo.
    Amo livros de magia, e espero que esse seja uma leitura agradável, pois vou lê-lo. Amei a parte de cada mulher é uma bruxa, inconsciente ou não. Legal Telma a analogia! E, como sou apaixonada por imagens, essa outra imagem é linda também! rsss.

    ResponderExcluir
  4. A capa é realmente mt legal, muito boa. Eu posso até não julgar um livro só pela capa, mas ela é um fator decisivo pra chamar atenção. Assim como o título

    pensamentosquasediarios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ri com essa resenha viu! hauahuua e não é que me deu vontade de ler e tirar minhas próprias conclusões!

    E dá-lhe T.P.M
    :)

    ResponderExcluir
  6. Nossa a capa é muito linda! Gostei da resenha, e agora quero ler para fazer a minha ueheueh

    ResponderExcluir
  7. Amei a resenha! Estou louca para ler esse livro!!!!

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!