15 janeiro, 2014

Por que ler dá sono?


Sabe quando você está lendo um livro (não necessariamente chato) e sente suas pálpebras ficando pesadas... mais pesadas e logo em seguida escuridão? 
A ciência explica! 

Não é ler um livro que dá sono, claro, mas substâncias químicas que agem no corpo. Uma delas é a adenosina, que se acumula ao longo do dia. Quanto mais adenosina, maior o sono, explica Fábio Haggstram, diretor do Centro de Distúrbios do Sono do Hospital São Lucas, de Porto Alegre. Ou seja, o problema, na verdade, é a hora da leitura. Experimente ler em outro horário. Você pode até sentir preguiça, não conseguir nem virar a página e se entediar. Mas não terá sono.

Já a segunda substância envolvida é a melatonina. Ela regula o sono, pois é liberada quando o ambiente escurece. Por isso dormimos, normalmente, à noite. E, como a luz inibe a produção de melatonina, quem lê no tablet, por exemplo, tende a sentir menos sono do que quem lê no papel. É por esse mesmo motivo que é mais fácil passar horas na internet ou vendo televisão do que ler um bom livro de madrugada. Não se sinta culpado se a TV estiver mais agradável às 4h.
 

Três dicas para não dormir
Ponha a leitura em dia antes de cair no sono.

1. Começou a bocejar? Levante e dê uns pulinhos. Estar acordado é reagir a estímulos, e esse pequeno exercício nada mais é do que um estímulo motor. De quebra, vai ajudar a quebrar a monotonia.

2. Ler em voz alta exercita outras partes do cérebro, como o lobo temporal (relacionado à audição) e o lobo frontal (relacionado à produção da fala), e vai acabar com aquela preguiça momentânea.

3. Leia sentado. É lógico: a não ser que você tenha problema na coluna, é mais difícil dormir sentado do que deitado, já que, para dormir, é preciso relaxar toda a musculatura, o que não ocorre sentado.

11 comentários:

  1. Gostei da tecnica dos pulinhos e de ler no tablet, vou testar!
    Telma também é cultura!!!

    Beijos,
    Nanda do Maquiada & Esmaltada

    ResponderExcluir
  2. Acho que a adenosina é liberada durante todo o tempo em mim então, e é trocada, em mim é de dia, sou sonolenta de natureza...rss Foi ótimo saber disso. Amo ficar sabendo das reações químicas orgânicas no cérebro.

    ResponderExcluir
  3. hahahaha... eu ri me imaginando dando os pulinhos!
    Amei a matéria porque, depois de um tempo é fatal o cochilo pra mim... mas quando estou lendo para lazer, adoro o cochilo.
    Agora, se for para estiver, bóra nos três pulinhos!
    beijocas

    ResponderExcluir
  4. Excelente artigo, muito legal saber as razões de tanto sono,rs

    Hug Telma

    ResponderExcluir
  5. é o que eu sempre digo .. vai ser interessante lá loonge kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    adoorei *-----* Parabéns pelas novidades!

    ResponderExcluir
  6. Nossa e que sono eu tenho :)
    Adorei essa dos pulinhos kkkkkkkkkkkk vou tentar.

    ResponderExcluir
  7. Realmente, quando eu leio no tablet ou no celular fico com menos sono. É igual computador. E se a gente diminui o brilho, fica com mais sono

    ResponderExcluir
  8. Uma boa dica também é não ler na cama, porque seu cérebro já está acostumado a achar que lá é lugar de dormir, e não de ler

    ResponderExcluir
  9. Isso me lembra um post que eu vi uma vez sobre aquela falta de atenção que a gente tem às vezes quando está lendo, que é produzida pela falta de costume do seu cérebro de ler em certos lugares ou horários. Ex: eu leio melhor na minha escrivaninha e à noite, ou então de dia com a cortina fechada e a luz acesa.

    http://pensamentosquasediarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ah que interessante.... Muitas verdades aí que eu nunca tinha percebido

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante! adorei saber de muitas coisas que eu nem imaginava...

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!