30 janeiro, 2014

Biblioterapia: conheça esse tratamento!



No Reino Unido, a prescrição de livros em vez de remédios para tratar a depressão tornar-se cada vez mais comum. Além do baixo custo, o método, já conhecido como “Biblioterapia”, não gera efeitos colaterais.

Há uma nova terapia para depressão no Reino Unido e, a melhor parte, é que além do baixo custo ela também não apresenta efeitos colaterais. É chamada de “Biblioterapia” e faz jus ao nome: em vez de remédios, são prescritos livros. Isso mesmo: livros. É que de acordo com alguns especialistas, para além de fomentar a empatia, a leitura pode ajudar os pacientes a superar as suas fragilidades emocionais.

A “Biblioterapia”, como já é conhecida esta forma de tratamento, foi desenvolvida com base numa pesquisa desenvolvida pelo psiquiatra Neil Frude, em 2003, que concluía precisamente que os livros tinham potencial para substituir os antidepressivos. É que ao acompanhar o percurso dos seus pacientes, Frude rapidamente percebeu que estes compensavam a frustração da espera pelos primeiros efeitos dos remédios – que podia durar anos – com a leitura, como forma de entretenimento.

O método, chamado de “Books on Prescription” começou a ser utilizado oficialmente pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) e foi  divulgado por Leah Price, pesquisadora e professora da Universidade de Harvard, no jornal The Boston Globe. “Se o psicólogo ou psiquiatra diagnostica o paciente com depressão leve ou moderada, uma das opções é passar-lhe uma receita com um dos livros aconselhados“, explica a pesquisadora.

E sendo uma prescrição – e não apenas uma recomendação – o paciente deve seguir as indicações do médico rigorosamente, depois de trocar a receita na biblioteca. Até porque não existem efeitos colaterais: “Ao contrário dos remédios, ler um livro não acarreta efeitos colaterais como o ganho de peso, a diminuição do desejo sexual ou as náuseas”, enfatiza Price.

100 mil requisições nos primeiros três meses


 Os livros são “selecionados com base no conteúdo e no âmbito de programas de leitura desenhados para facilitar a recuperação de pacientes que sofram de doenças mentais ou distúrbios emocionais” e esta “parece ser uma solução vantajosa e de baixo custo”, já que os livros acabam por sair mais baratos do que os remédios, ou até a custo zero, no caso das requisições.

“Ler melhora a saúde mental e é difícil pensar na existência de malefícios quando se fala de um programa como este”, defende a pesquisadora. Por isso mesmo, tem cativado cada vez mais adeptos. Ainda que não existem números oficiais sobre a sua verdadeira eficácia, mas a pesquisadora adianta que, só nos primeiros três meses do programa, foram feitas mais de 100 mil requisições dos livros de autoajuda recomendados.

Esta, porém, não é a primeira vez que o Serviço Nacional de Saúde britânico aposta neste tipo de programas, numa forma de reconhecimento da importância dos livros. Uma outra iniciativa, denominada “The Reader Organisation“, por exemplo, reúne pessoas desempregadas, reclusos, idosos ou apenas solitários para que, todos juntos, leiam poemas e livros de ficção em voz alta.

Fonte: JPN

7 comentários:

  1. Oi Telma, parabéns pelo post. Muito boa a iniciativa dessa galera do Reino Unido. Só falta aplicar isso no resto do mundo para formarmos mais leitores xD
    Deve funcionar, né?

    http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Livros são uma ótima terapia mesmo :) Gostei do post!

    ResponderExcluir
  3. Por isso que eu só leio coisas alegres, romanticas e leves, eu me refugio no mundo dos livros quando a vida está muito pesada.

    Beijos,
    Nanda do Maquiada & Esmaltada

    ResponderExcluir
  4. Ah que ideia legal. Devia ter isso no Brasil!

    pensamentosquasediarios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Livros são realmente coisas muito legais. E o interessante é que não apenas curam depressão, mas também podem nos deixar deprimidos. O jeito como uma leitura mexe com a gente é tão curioso...

    pensamentosquasediarios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Acho que o Brasil deveria aderir a essa interessantes medidas alternativas

    ResponderExcluir
  7. Acho que eu faço isso, numa espécie de auto medicação.

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!