15 abril, 2013

Entrevista com o autor de "Jesse Chesnutt"

Leonardo Faig


Amigos,

Com o intuito de conhecer melhor o autor deste livro que está abalando as estruturas da ficção científica, "Jesse Chesnutt" (veja na postagem abaixo), fiz uma entrevista com o autor.

Por favor, me digam o que acharam
Conto com vocês!

*smack*



1) Como surgiu a ideia de “Jesse Chesnutt”?
 
Jesse Chesnutt acabou se tornando uma obra especial. A ideia surgiu da conversa entre eu e um amigo sobre a falta de livros que tentasse apresentar um diferencial no espaço nacional.  O livro possui influências grandes de dois tipos de blocos da literatura fantástica, a primeira é o de apocalipse: a fuga, a destruição, a busca por sobrevivência. A segunda influência é das Crônicas do Gelo e do Fogo (popularizado pelo seriado Game Of Thrones). Para você que já leu o primeiro livro deve estar se perguntando: "Como assim Game Of Thrones?".
Bem, aguarde o segundo livro! Haha.

 

2) Você tem um personagem favorito? Por que?
 
Sim. Apesar de ganhar um afeto com a maioria dos personagens, o meu favorito é o Jónsi. Descrever um personagem tão complexo como ele foi uma tarefa e tanto, até porque ele é totalmente inconstante, e nunca dá para esperar as atitudes que ele possui. Outro personagem notável para mim é o Kevin, que acaba tomando o grupo de sobreviventes
para si (sendo assim o líder) apesar de ser um anti-herói, no sentido de ser uma pessoa extremamente perigosa. Foi muito divertido trabalhar as ideias dele. 


3) Em quanto tempo você escreveu o livro e como foi o processo de escrita?
 

O livro ficou pronto em cerca de cinco meses. Foi um tempo curto, pois o livro contém apenas 200 páginas e consigo escrever com uma velocidade boa. Tenho o costume de anotar tudo que vai se passar no livro em tópicos, para só depois desenvolver o livro. Fiz a mesma coisa com o segundo livro da série (que já está pronto).
 

4) Você enviou para várias editoras ou foi aceito de primeira?
 

Além da Novo Século enviei para  a Cia. das Letras, mesmo sabendo que eles podem levar até 3 anos para entrar em contato! Mas com a Novo Século isso fluiu  mais rapidamente. Imagine ter que esperar três anos? Haha. 

5) Como foi seu relacionamento com a Novo Século, desde a apresentação do manuscrito até a publicação em si (até hoje)?
 

Foi muito boa. Logo de início eles foram muito receptivos (trabalhei principalmente com o Cleber e com a Nair que me deu um grande apoio). Estive muito nervoso durante grande parte das vezes, por querer ver logo meu livro nas prateleiras!
Essa sensação foi algo único, e me sinto extremamente realizado, principalmente depois de ver o livro nos mais vendidos de vários sites. Após eu apresentar o manuscrito começamos o processo de diagramação, correção de possíveis erros, revisão total da obra, escolha de capa (que meu irmão que produziu), e no momento estamos negociando uma data para a sessão de autógrafos. Tudo fluindo muito bem!

 

6) A que público se destina o livro?
 
Pessoas de várias idades já pegaram neste livro para ler e analisar. Por ter um conteúdo violento eu não aconselho que crianças leiam o livro. O público é destinado principalmente para adolescentes e adultos que apreciem uma história de ficção fantástica. 

 
7) Há algo, antes do “ping-pong” que você queira dizer aos leitores de Jesse Chesnutt”?

 
Essa obra tem uma coisa especial que poucas pessoas provavelmente perceberão apenas lendo o primeiro livro.
Estou planejando seis continuações, que como disse terá foco em dois grandes blocos de estilo literário: O apocalíptico e o medieval, ao mesmo tempo. Isso vai funcionar? Veremos.  Estou gostando do resultado até então. Esperarei pelo público para decidir. Vocês leitores são fundamentais para tal.




PING-PONG




Nome: Leonardo Marcondes Malavasi Faig
 

Idade: 21
 

Estado Civil: Namorando
 

Profissão: Estudante de Tradução na Universidade Federal de Pelotas
 

Hobbies: Ler, ouvir muita música, muitos filmes, dormir (haha), gosto de alguns jogos e gosto de academia (apesar de estar parado atualmente).
 

Escritor Favorito: Stephen King
 

Gênero Musical: Rock (Metal, psicodélico, indie, folk, etc), algumas coisas de música eletrônica, música clássica, etc.
 

Um filme: O Poderoso Chefão
 

Uma palavra: Conquista
 

Uma inspiração: Livros, não há coisa que me inspire mais.
 

Um desejo: Ser um grande escritor, melhorando cada vez mais minha escrita e minha forma de pensar.
Um conselho: Nunca desista de seus sonhos, e nunca pense que não é capaz de fazer algo. Lançar um livro foi um sonho meu por muito tempo. E estou me dedicando ao máximo para isso. Faça o mesmo: Persista.

10 comentários:

  1. Gostei desse entrevista, achei Leonardo muito divertido, e o livro dele tem uma sinopse muito interessante e instigante, e a capa do livro é linda. Estou querendo ler o livro. E Telma, um elogio ao seu blog, pois é através dele que conhece novos autores da literatura nacional, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Oscar...
    e nós, do Livro com Dieta, adoramos sua participação.
    Você nos motiva a continuar e sinceramente? enriquece o ambiente cultural com suas observações.
    Muito obrigada e beijo carinhoso.
    :)

    ResponderExcluir
  3. Gostei dele. Sempre fico muito feliz com novos autores brasileiros. Vou ler com certeza, e já está na minha lista de desejados *--*

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, Telma!
    O livro parece ser ótimo, mesmo contendo algumas partes violentas como o autor responde na 6ª pergunta.

    Telma, olha quem ganhou a promoção do Um Jovem Leitor: http://blogumjovemleitor.blogspot.com.br/2013/04/resultado-estrategia-do-olho-de-tigre.html ;)

    Abração parceira!

    ResponderExcluir
  5. Gostei da entrevista, é muito bom ver alguém do outro lado do mundo literário, apesar do autor dizer que é um pouco violento, mas que já leu Jogos Vorazes está preparado para tudo.

    Um abraço
    Amanda Ramos

    ResponderExcluir
  6. que isso... escrever um livro com cinco meses é muitooo rápido... parabéns! adorei a entrevista! bjos

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela entrevista, sempre é muito bom conhecer um pouco mais dos autores.
    Sério que foram apenas 5 meses para o livro ficar pronto? Apesar de não ser muito longo, acho um tempo recorde. Gostei também do método utilizado pelo Leonardo :)

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante da entrevista, acho ótimo surgir espaço para escritores brasileiros no mercado da literatura, está um pouco escasso isso hoje em dia. Aguardando ansiosamente para ler o livro dele :)

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro, nem o autor, mas depois de ler a entrevista resolvi pesquisar sobre ambos.

    WWW.pre-julgar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Muito bacana. Sempre gosto de novas obras nacionais. Ainda tenho esperança de poder lançar o meu rss :)
    Já coloquei Jesse na minha lista de leitura!

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!