17 agosto, 2012

Filha de Feiticeira

 

Filha de Feiticeira - Celia Rees



Este livro maravilhoso "Filha de Feiticeira" ganhou meu coração.

Celia Rees com certeza enfeitiçou-me, pois depois de começar, como que hipnotizada, não pude parar.

A capa é bem feinha!...rs ... escura, sem graça mas, ao entrarmos na narrativa de Rees, até a capa faz sentido.

Alison Ellman, logo na primeira página,  diz que o livro foi escrito a partir de uma coleção de documentos, designados “os papéis de Mary”, datado do período colonial . As datas, segundo ela, são aproximadas, e foram determinadas com base em referências  no próprio texto - Março de 1659, cuja diagramação foi reformulada para o lançamento em livro.

Mary Nuttal é um feiticeira, ela tem o dom da clarividência. Mora na Inglaterra, no século XVII onde, para os puritanos, todo e qualquer sinal de feitiçaria era pago com morte por enforcamento ou fogueira.

Este foi o destino que teve sua avó, descrito na contracapa:

"Moramos num chalezinho bem na boda da floresta - minha avó, eu, o gatodela e o meu coelho. Morávamos. Não moramos mais.
Vieram uns homens e a levaram. Homens de roupa preta e chapéus tão altos quanto campanários. Enfiaram uma lança no gato e arrebentaram a cabeça do coelho contra a parede. Disseram que não eram criaturas de Deus, mas demônios familiares, o próprio Diabo disfarçado. Lançaram a massa de pêlo e carne no monturo e ameaçaram fazer o mesmo comigo e com ela, caso não confessasse seus pecados.
Depois a levaram embora.”

A partir desta data, Mary parte para a América, com a promessa de uma terra onde as pessoas pudessem ser mais livres e suas crenças não fossem tão severamente castigadas. Parte em um navio, com a passagem comprada por uma mulher que diz ter sido muito amiga de sua avó e que lhe devia muitos favores.

Relata desde a viagem no porão do navio, onde se manteve entulhada com muitos outros viajantes, seus animais (cavalos, galinhas, ovelhas, etc) e tudo o que se fazia necessário para uma nova vida, em uma nova terra.

Ao chegar em terra firme, é que seus verdadeiros problemas começam quando encontram em Salem um povo tão supersticioso quanto o que havia deixado na Inglaterra.

A leitura vale todo o tempo e dinheiro investido.

EXCELENTE!

Um comentário:

  1. Simplesmente AMEI, muito curiosa para ler, gosto muito de livros assim,anotei o nome e vou procurar, quero muito ... (Aceito presentes tbm) uhauhahuhuahuahu

    * Telma, seu blog é ótimo,parabéns

    ResponderExcluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!