27 dezembro, 2014

O Boxeador Polaco




O guatemalteco Eduardo Halfon é uma das vozes mais sólidas da atual narrativa latino-americana, autor de uma dezena de obras de prestígio internacional, e cujo trabalho tem sido constantemente comparado ao do chileno Roberto Bolaño. Finalmente publicado no Brasil, pela prestigiada coleção de literatura hispano-americana Otra Língua, organizada por Joca Terron, Halfon reúne, em O boxeador polaco, seis histórias que dialogam com a tradição literária e com a prática da ficção, mas que, ao mesmo tempo, mantém os pés fincados na realidade contemporânea e na história familiar e íntima do próprio escritor.






19 dezembro, 2014

O Morro do Acaso - Valter Simas

http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2014/12/o-morro-do-acaso-valter-simas.html Literatura Fantástica

O Morro do Acaso narra a trajetória de Thiago, desde a adolescência à vida adulta. O livro é dividido em cinco capítulos: Efeito Borboleta, Correntezas do Além, Flor de Lótus, Roda-Gigante e Jogando os Dados, cada um tendo como foco um ciclo na vida do protagonista.

Através de uma trama envolvente, repleta de surpresas e com um final emocionante, O Morro do Acaso remete-nos a uma viagem interior na qual a mente humana é concebida como detentora de força própria. Esta não é definida como inimiga, mas a necessidade de tornarmo-nos senhores da mesma é evidenciada.

A meditação e seus benefícios são apresentados ao leitor assim como a noção de que o passado deve ser enterrado, baseado na conclusão de que só o presente existe e no instante repousa a eternidade.

A vida, por sua vez, é descrita como um grande sonho, finita e transitória. Logo, nada há para se preocupar, eis que tudo passa. Em sendo assim, o livro defende a assertiva de que até as tormentas do caminho devem ser vividas na sua plenitude. Isso decorre da noção de que toda moeda possui duas faces, ou seja, onde uma estiver também a outra estará necessariamente. Por consequência, ninguém ou nenhum acontecimento seria unicamente bom ou mau.

Em resumo, a arte de viver é ilustrada pela capacidade de se adaptar e valsar durante as diferentes músicas que se fazem presentes no decorrer da jornada de cada um.

16 dezembro, 2014

Fortaleza Negra


A Chegada da Nova Era



De uma inóspita região da antiga União Soviética, vampiros, até então considerados criaturas lendárias, surgem inesperadamente e põem fim à Guerra Fria em 1985. Usando seu poder mental extraordinário e sua força sobre-humana, os Mestres da Realeza Vampírica exigem a rendição dos líderes mundiais e se autoproclamam senhores absolutos do planeta. 
Anos depois, vivendo num mundo de relativa paz entre humanos e vampiros, Aleksandra Baker, uma garota de 17 anos, se ressente por não ter a mesma liberdade que os jovens do passado. Agora, além de viver sob o jugo dos vampiros, Sasha, como é chamada por todos, está apavorada com uma nova ameaça, a invasão de predadores letais: os mitológicos! 
Em 2013, diante dos terríveis ataques de centauros e minotauros, a família Baker não vê outra saída a não ser se mudar para a Rússia e morar entre os muros do único lugar onde é possível viver livre dos seus ataques: a impenetrável Fortaleza Negra, reduto da Realeza Vampírica. 
Mas a ideia de se mudar para a Fortaleza não agrada Sasha. Ela não gosta de vampiros e para o seu desespero, Helena, sua melhor amiga, vai ficar para trás, correndo perigo constante. O que a adolescente ruiva não esperava era que os Mestres da Realeza Vampírica fossem tão fascinantes. Principalmente Mestre Mikhail, que parece ter uma implicância gratuita com a garota e sempre a deixa nervosa com seu jeito arrogante e autoritário. Dividida entre viver uma vida trivial ao lado dos novos colegas de escola ou se envolver num mundo cheio de segredos, jogos de poder, sedução e protocolos da Realeza, Sasha ainda precisará encontrar uma forma de levar Helena para a Rússia e se manter a salvo dos mitológicos que rondam a Fortaleza. 
A única esperança são as pesquisas do seu pai, um biólogo que estuda uma forma de extinguir de vez essas criaturas. Para isso ele conta com a ajuda de Blake, um prodígio adolescente, que balançará o coração de Sasha. Mas a jovem talvez já esteja envolvida demais com a obscuridade de Mestre Mikhail...

14 dezembro, 2014

Alex + Ada





Alex + Ada é um quadrinho de ficção científica, mas que tem um romance como fio condutor do enredo.Alex é um cara que vive um momento conturbado amorosamente, com o fim de seu relacionamento, ele parece sofrer de uma depressão e melancolia bastante acentuada. 

O quadrinho consegue mostrar isso de forma muito eficiente, dando close - up no rosto de Alex, outras vezes mostrando quadros sequências de sua rotina, como, por exemplo, ele acordando, a artista reservou uma página inteira, somente para este movimento do personagem.

12 dezembro, 2014

Simplesmente Acontece

O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.



08 dezembro, 2014

O Lago Místico

Esposa e mãe perfeita, Annie vê o seu mundo desabar de uma hora para outra quando é abandonada pelo marido. A fuga momentânea é para Mystic, a pequena comunidade onde ela cresceu e onde o seu pai ainda vive. Lá, Annie começa a se reerguer novamente, descobrindo o amor por si mesma, por um velho amigo solitário e por uma garotinha que acaba de perder a mãe. Tudo está se encaixando na vida de Annie. Nick e Izzy se tornaram uma parte importante de seu processo de cura, e ela também se tornou essencial para a sobrevivência da relação entre pai e filha. Até que o seu ex-marido reaparece... e a tranquilidade rapidamente dá lugar ao desespero. Kristin Hannah encanta mais uma vez com uma história comovente, sensível e verdadeira sobre perda, paixão e os fios frágeis que unem as famílias.

06 dezembro, 2014

USP oferece curso de administração online e gratuito

http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2014/12/usp-oferece-curso-de-administracao.html

O Veduca (www.veduca.com.br) maior plataforma de ensino superior on-line do Brasil, lança o primeiro MOOC (sigla do inglês para cursos abertos massivos on-line) em parceria com a Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEAUSP). O MOOC Fundamentos de Administração é ministrado pelo professor Hélio Janny Teixeira, da FEA, e foi produzido pelo Veduca com o apoio da Fundação Lemann. O curso já está disponível na plataforma, cujo endereço é http://veduca.com.br/play/7523.

03 dezembro, 2014

Evento: Editora Sextante


32 livros - 32 vencedores

http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2014/12/32-livros-32-vencedores.html

O natal está chegando!!!! E para comemorar, 32 blogs se reuniram para premiar 32 leitores. Para participar é muito fácil, basta seguir as regras de cada formulário.

* Curtir as páginas de cada blog no Facebook;


* Deixar um comentário com seu nome + e-mail para contato.


O restante são chances extras!


02 dezembro, 2014

Promoção: Doutor Sono - Stephen King

http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2014/12/promocao-doutor-sono-stephen-king.html


Preencha o formulário e concorra ao livro!
(aguarde o formulário carregar)


Resenha: Doutor Sono - Stephen King

http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2014/12/resenha-doutor-sono-stephen-king.html

Mais de trinta anos depois, Stephen King revela a seus leitores o que aconteceu a Danny Torrance, o garoto no centro de O iluminado, depois de sua terrível experiência no Overlook Hotel. Em Doutor Sono, King dá continuidade a essa história, contando a vida de Dan, agora um homem de meia-idade, e Abra Stone, uma menina de 12 anos com um grande poder.

Assombrado pelos habitantes do Overlook Hotel, onde passou um ano terrível de sua infância, Dan ficou à deriva por décadas, desesperado para se livrar do legado de alcoolismo e violência do pai. Finalmente, ele se instala em uma cidade de New Hampshire, onde encontra abrigo em uma comunidade do Alcoólicos Anônimos que o apoia e um emprego em uma casa de repouso, onde seu poder remanescente da iluminação fornece o conforto final para aqueles que estão morrendo. Ajudado por um gato que prevê a morte dos pacientes, ele se torna o Doutor Sono.

Então Dan conhece Abra Stone, uma menina com um dom espetacular, a iluminação mais forte que já se viu. Ela desperta os demônios de seu passado e Dan se vê envolvido em uma batalha pela alma e sobrevivência dela. Uma guerra épica entre o bem e o mal, uma sangrenta e gloriosa história que vai emocionar os milhões de fãs de O Iluminado e satisfazer os leitores deste novo clássico da obra de King.