14 setembro, 2012

Mais uma H.Q.!!!




HQ - Punk Rock Jesus - Vertigo - Sean Murphy



Sean Gordon Murphy -  é americano - artista gráfico, e arte-finalista.
Entre os quadrinhos mais badalados que ganhou seus traços em algum momento, são eles - Batman, Hellblazer, Cidade dos demônios e os trabalhos mais regulares como desenhista titular, encontra-se os seguintes títulos - Vampiro americano - as 5 primeiras edições desta Hq contam com os pesos pesados, Scott Snyder e Stephen King, e desenhada pelo brasileiro Rafael Albuquerque, Sean Murphy entra na edição Vampiro Americano: Seleção natural. E por último, a fraquíssima - Joe - O Bárbaro, com Grant Morrison do fodástico Batman - Asilo Arkham.
Quadrinhos publicado de forma independente, são eles adaptações de filmes e séries de tv - Star Wars, Law & Order: SVU e Buffy: A caça-vampiros.

A Hq, Punk Rock Jesus, lançada em 11 de julho de 2012, tem feito muito barulho nos EUA, Murphy tem recebido até mesmo algumas ameaças de morte por parte de algunsxiitasreligiosos.
Fato, é que Punk Rock Jesus, ficou 10 anos engavetado, tendo sido rejeitada pela sua concorrente Marvel, possivelmente por não cultivar a postura hipócrita do politicamente correto esta Hq não foi publicada antes.

Por aqui temos um ditado popular que diz o seguinte - "Não se discute política, religião e futebol", hum, será?.

Bem, Sean Murphy é um cara topetudo, não tem pudor em mexer com o sagrado, com o intocável. Isso me fez lembrar de alguns anos atrás, onde aconteceu algo semelhante, quem não se lembra do aporrilhável e mirabolante, Dan Brown e seu Código Da Vinci ?, a igreja católica surtou, até proibiu a venda do livro em solo romano, isso deu ainda mais ibope e força na mídia para o sortudo Dan Brown, o qual vendeu milhares de livros pelo planeta.

Sempre achei graça desses pitis das autoridades religiosas romanas.
Um aviso, senhores religiosos que não cultivam o bom senso, sejam racionais, estamos falando de obras ficcionais, como diria o hilário padre Quevedo - "Isso não equixiste", rsrs.
Não existe nenhuma pretensão de afirmar verdades universais e fundar outros canones diferentes dos estabelecidos. É apenas uma licença poética, em que toda forma de arte se apoia para criar seus mundos e suas histórias, entretendo milhões em redor do globo e vendendo seu produto.

Depois de tanta enrolação, vamos ao que interessa. Que raios é Punk Rock Jesus?.
Me julguem, mas tive meu primeiro contato com este título num desses sites de scans, até porque esta Hq ainda está em negociações para a publicação por aqui. Então falarei sobre os 2 primeiros números (será uma minissérie de 6 edições), isso de uma forma genérica e sem spoilers.

  



A J2 é uma empresa de tv que produz reality show , estamos num futuro próximo – exatos 2019, onde a narrativa se passa. Até aqui nada de anormal, reality show vemos aos montes em nossos dias, mas os participantes deste “Show de Trumané que não são nada comuns, pasmem, temos a participação do clone do próprio Jesus Cristo (Chris) e sua mãe (Gwen), uma garota virgem de 16 anos, que foi escolhida entre centenas de candidatas, à moda American Idol. A J2 é quem realiza este experimento bizarro, utilizando o DNA do achado arqueológico suspeitosíssimo, o santo sudário.
Esta Hq se propõe contar o nascimento e desenvolvimento do clone do jovem Jesus, através de um reality show, mas este Jesus que não tem nada de santo e muito menos algum interesse religioso, por volta de seus 14 anos rebela-se contra a clausura  imposta pela J2 e monta uma banda de punk, ah, ia me esquecendo, este Jesus é ateu, seria possível isso minha gente, muito louco este seu Sean Murphy.
Em meio a tudo isso, rola como pano de fundo , os conflitos religiosos entre católicos e protestantes, este apresentado de forma muito violenta. Este é o mote central da trama, se falar mais, vou cair nos spoilers.

A arte e o roteiro é do próprio Murphy, a Hq é em preto e branco, os cenários são bem complexos, e o desenho funciona muito bem com o ritmo da narrativa, a única coisa que tem me irritado um pouco nos 2 primeiros números, é o desenho angulosos dos rostos dos personagens, parecem pertencer todos a uma mesma família, rsrsrs.


Sean Murphy levanta muitas discussões no âmbito religioso, político, ético, comportamental, tecnológico e médico, esta Hq tem tudo para arrebentar, e acabar com a bundamolice do politicamente correto.

Agora é torcer para a Panini publicar logo por aqui.



4 comentários:

  1. polêmica Telma
    olha .. achei meio exagerada a revista, mas a ideia é muto boa.... é tbm acho que não deve existir assuntos 'não discutíveis', tabus são uma merda.
    só não é permitido ofender, de resto dar opiniões é válido e necessário!
    se tem a mente aberta .. leia!

    ResponderExcluir
  2. Bom ressaltar isso mesmo "senhores religiosos que não cultivam o bom senso, sejam racionais, estamos falando de obras ficcionais" tem gente que leva as coisas muito a sério. Adorei, fiquei super interessada.. quero leeeer! =D7

    ResponderExcluir
  3. Haha adoro esse tipo de livros/HQ's, que tenta passar um lado extremamente oculto da religião...
    E é super engraçado ver as pessoas discutindo sobre isso depois haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helen, acho que o roteirista teve sucesso na provocação a galerinha xiita religiosa.

      Hug

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Vai ser muito bom saber o que você achou dessa postagem!
Opine!